ENCONTRO SARESP JULHO 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Programa aluno pesquisador
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Apropriação de Resultados
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CRÔNICAS.
DIRETORIA DE ENSINO- NORTE 2 Replanejamento 2013
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
Caderno Interfaces Curriculares
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Organizando o trabalho pedagógico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Ano 2 Unidade 1.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO SARESP JULHO 2009

LEITURA Essas Meninas Carlos Drummond de Andrade As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas, essas coisas sem importância.

CONTINUAÇÃO O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera a notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo em que não deixa mais rir.

CONTINUAÇÃO As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres. (Drummond de Andrade, Carlos. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 72 )  

Objetivos do Encontro Analisar os resultados do SARESP 2008 Analisar as matrizes de referência do SARESP, comparando-as com as expectativas de aprendizagem Organizar situações de replanejamento de modo a garantir que os resultados tenham reflexos nos Planos de Ensino

Analise os seguintes itens da sua escola OLHANDO PARA OS DADOS Analise os seguintes itens da sua escola Qual o percentual de alunos da 4ª série de 2008 participaram da Prova? Em que classes houve maior abstenção? Qual a compreensão que a equipe escolar tem do SARESP? Como será encaminhada esta discussão nas escolas?

Médias de proficiência em LP ESTADO 180,0 CEI 185,1 DE Escola

PENSANDO NOS DADOS Como estão os dados de sua escola em relação a Diretoria? Quais são as justificativas em relação aos dados considerando as seguintes dimensões: Contextuais – o “ambiente” Comunicacional – comunicação entre as pessoas de sua escola Didática – relações didáticas

Para incluir na reflexão Há um diagnóstico dos saberes dos alunos em relação aos conhecimentos a serem desenvolvidos em LP ? Os professores têm clareza sobre as expectativas de aprendizagem a serem desenvolvidas ao longo das 4 séries do EF ? As práticas de leitura , escrita, análise e reflexão sobre a língua e oralidade estão sendo adequadas ao nível de aprendizagem dos alunos? Há avaliações periódicas e pautas de observação sobre o desenvolvimento contínuo dos alunos?

Níveis de Desempenho Níveis 4ª série Abaixo do básico - 150 Básico Entre 150 e 200 Adequado Entre 200 e 250 Avançado Acima de 250

COMO FORAM NOSSOS ALUNOS

41% DOS ALUNOS ESTÃO NO NÍVEL BÁSICO 26,7 % DOS ALUNOS ESTÃO NO NÍVEL ABAIXO DO BÁSICO 25,8 DOS ALUNOS ESTÃO NO NÍVEL ADEQUADO 6,5 DOS ALUNOS ESTÃO NO NÍVEL AVANÇADO

E SUA ESCOLA? Qual percentual de alunos com nível básico? Qual percentual de alunos com nível abaixo do básico? Como estabelecer metas de superação destes níveis? Como ajudar as escolas a avaliar mais continuamente seus alunos ?

POR QUE OS ALUNOS LOCALIZADOS EM NÍVEIS INFERIORES NÃO ALCANÇARAM AS APRENDIZAGENS ESPERADAS? QUE PROPOSTA S PODEM SER FEITAS DENTRO DA ESCOLA PARA QUE ESSES ALUNOS AVANÇEM? O QUE É PRECISO MODIFICAR, INCLUIR OU CONSOLIDAR PAA GARANTIR A APRENDIZAGEM DE TODOS ?

QUAIS OS GÊNEROS AVALIADOS NA 4ª SÉRIE? Situações de leitura de gêneros não-literários: história em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou enciclopédia, textos informativos de interesse curricular, curiosidades(você sabia?), notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas pessoais, bilhetes

Situações de leitura de gêneros literários: Contos tradicionais, fábulas, mitos, lendas, crônicas narrativas, novelas, letras de música, poemas.

Para ser analisado nos Planos de ensino da escola Há diferenças entre a Proposta Curricular das escolas e as Propostas Curriculares Oficiais? QUAIS AS DIFERENÇAS E AS INTERSECÇÕES? A escola tem planejamento de ensino dos gêneros avaliados na 4ª série? Em que anos do Ciclo? Como estão organizadas as propostas didáticas de suas escolas?

As orientações das situações de formação têm possibilitado um avanço nas práticas escolares? Como têm sido avaliadas as rotinas dos professores? E as atividades propostas? O material do Programa Ler e Escrever têm sido utilizado? Quais são os níveis de compreensão das propostas didáticas apresentadas?

Análise do desempenho dos alunos em LP por nível Páginas 66 a 75 do Boletim

Exemplos de itens avaliados por níveis Páginas 78 a 88

Como fazer a relação entre a proposta curricular e a avaliação do SARESP?