Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Professor Auxiliar.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
A Educação Mediada pela Tecnologia
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
PROPOSTA DE AÇÃO PARA ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
SISTEMAS DE ENSINO.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Oficina de Apropriação de Resultados
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Responsáveis: Elsa Pereira Timoteo e Cinira P. Prado
Apropriação de resultados SADEAM 2012
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
1 PROVA SÃO PAULO Avaliação do Rendimento Escolar 30/09/2007 Profª Maria Inês Fini AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Dia do SARESP na Escola SARESP – 2013
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
Tema: Características do Saresp 2011
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Uma proposta de mudança
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
As avaliações e bases de dados do INEP
Avaliação da Aprendizagem em Processo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Ensino fundamental e Mudanças
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Descritores de Habilidades de Língua Portuguesa
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do SARESP/2012 Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Dia na escola: 12/09/2012

Avaliações (LDBEN 9394/96): Externa: SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Avaliação de Aprendizagem em Processo Outras: Prova Brasil, SAEB, PISA, ENEM Interna: Realizada pelo professor Pela escola / simulados

Resolução SE 72, de 04/07/2012 SARESP: indicadores para subsidiar tomadas de decisões para melhoria do ensino oferecido. Produz informações sobre a situação da escolaridade básica na rede da SEE. Visa aferir o domínio de competências e habilidades básicas, identificar o nível de aprendizagem do aluno.

Aplicação das Provas: M/T/N Data Provas Ano/Série 27 Língua Portuguesa 3º ano/2ª série - EF Língua Portuguesa e Redação/amostra 5º ano /4ª série - EF Língua Portuguesa e Matemática 7º ano/ 6ª série – EF 9º ano/ 8ª série - EF 3ª série - EM 28 Matemática 5º ano/ 4ª série - EF Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) Redação/amostra 7º ano/ 6 ªsérie – EF 9º ano/ 8 ªsérie - EF

Elaboração das Provas base: Matrizes de Referência para a avaliação: habilidades, conteúdos e competências. Constituição: 3º ano /2ª série: questões abertas 5º ano/4ª série;7º ano/ 6ª série ; 9º ano/ 8ª série e 3ª série - questões de múltipla escolha Redação: 5º ano/4ª série – carta de leitor; 7º ano/ 6ª série – narrativa de aventura 9º ano/ 8ª série e 3ª série/EM – artigo de opinião

Tempo da Prova: 3 horas Mínimo: 2 horas Alunos que farão redação : acréscimo de 1 hora Alunos com deficiência: acréscimo de 1 hora Todos os alunos na escola

Níveis de Proficiência: alunos classificados no nível (SARESP): Abaixo do Básico: demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série/ano escolar em que se encontram Básico: demonstram desenvolvimento parcial dos conteúdos, habilidades e competências requeridas para a série/ano escolar em que se encontram

Adequado: Demonstram domínio pleno dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série/ano escolar em que se encontram. Avançado: demonstram domínio dos conteúdos, habilidades e competências acima do requerido para a série/ ano escolar em que se encontram.

SARESP: políticas públicas (macro e local) Propostas de ações para a escola toda. Gestões: pedagógica,de recursos humanos, de recursos físicos e financeiros, participativa e de resultados educacionais do ensino e aprendizagem. Foco: Aprendizagem de todos

Ações que envolvam: Proposta Pedagógica; planejamento de aulas; desenvolvimento do currículo; matrizes de referência; organização do HTPC; recuperação; utilização das TICs; participação e funcionamento dos conselhos e instituições da UE; participação da comunidade; protagonismo juvenil; clima organizacional; organização dos espaços de aprendizagem; metodologia do professor; análise e divulgação dos resultados externo e internos da escola; avaliação dos alunos

Bom Trabalho