SARESP 2008 Escala de Proficiência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Advertisements

Reflexão para o Dia do SARESP na Escola
Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Dia do Saresp na Escola 2010 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE
“Estudo e reflexão sobre Avaliação”
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Unidade 2.3 – Porcentagens e Juros Simples
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
Níveis de Desempenho / 2009 IDESP.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
Avaliações externas e a gestão do sistema municipal de educação
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
A Tabuada.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
O que é o Programa de Qualidade da Escola?
Reflexão – dados quantitativos e qualitativos da
Porcentagem e juros.
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
ÂNGULOS SILVIA MACÊDO.
Roteiro - Construir retas: - fazer x = 0 e encontrar y
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Oficina Divulgação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
Algarismos Significativos
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Oficina de Apropriação de Resultados
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
Devolutiva dos resultados
Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo.
Transcrição da apresentação:

SARESP 2008 Escala de Proficiência DER Bragança Paulista Oficina Pedagógica SARESP 2008 Escala de Proficiência

Sumário O SARESP e a Escala de Proficiência Construção da escala Níveis de Desempenho Habilidades nos valores da escala Boletim da Escola: análise reflexiva para a ação

Escala de Proficiência O SARESP e a Escala de Proficiência

Escala de Proficiência SARESP Avalia o sistema de ensino através do nível de proficiência dos seus alunos avalia Dá um juízo de valor, ou seja, determina o valor (instrumento de avaliação) e o interpreta em uma escala de valores, utilizando-se de um padrão. Escala de Proficiência Escala de valores do SARESP. Usa a métrica do SAEB. Interpreta os resultados de duas maneiras: quantitativa e qualitativa.

Aspectos da escala de proficiência Quantitativo (habilidade valor na escala) Precisão (mais valores) Qualitativo (habilidade nível de desempenho) Significação (liga-se ao significado) Abstração (ligar-se ao nº) Precisão (menos valores)

Escala de Proficiência Construção

Matemática e Ciências – 6ª Série EF Média da 8ª Série-SAEB-97 Desvio-padrão=50 MÉDIA - DESVIO PADRÃO (50) MÉDIA MÉDIA + DESVIO PADRÃO (50) 43% 42% 14% 1% 16% 34% 34% 16% ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 25 50 75 100 125 150 175 225 275 325 350 375 400 425 450 475 200 250 300 500

Escala de Proficiência Os Níveis de Desempenho

Níveis de desempenho por série Matemática 4ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 6ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 8ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 3ª Série EM ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500

Escala de Proficiência As habilidades nos níveis da escala

Matemática Vide Relatório Pedagógico das disciplinas: 25 50 75 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 Neste nível, o aluno da 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio: • Localiza a posição de um objeto em malha quadriculada. • Reconhece: - instrumento de medida de massa (balança de dois pratos). - unidade de medida de massa (quilograma). Neste nível, o aluno da 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do EM além das habilidades descritas no nível anterior: • Reconhece a representação decimal de valor monetário maior que 1, até centavos, com zero intercalado na parte decimal. • Calcula o total gasto em compras envolvendo a escrita de cédulas na forma decimal. • Calcula adição envolvendo números com até 4 algarismos. • Resolve problema envolvendo: o subtração de números naturais. (alteração negativa de um estado inicial) • Identifica o lado de um quadrado e conta o número de “passos” que compõem um caminho. • Reconhece a forma geométrica de um dado. • Retira informação de gráfico de colunas. Neste nível ainda, o aluno de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio também: • Resolve situação-problema envolvendo mult. e adição e a escrita decimal de cédulas e moedas. • Lê, compara e ordena números com até 3 algarismos,apresentados em tabela. • Interpreta dados apresentados em gráficos de coluna. Vide Relatório Pedagógico das disciplinas: - Matriz de Referência (elenco das habilidades) - Escala de Proficiência (habilidades por nível da escala)

Cálculo do índice de desempenho Cálculo do ID do SARESP ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 16% 16% 16% 200 250 300 500 12% 24% 44% 20% Cálculo do índice de desempenho 0,12 0,24 0,44 Cálculo do índice de defasagem 0,12 x 3 = 0,36 0,24 x 2 = 0,48 0,44 x 1 = 0,44 0,36 + 0,48 + 0,44 = 1,28 Cálculo do índice do SARESP 3 – 1,28 = 1,72 1,72 / 3 x 10 = 5,73 índice de desempenho do SARESP = 5,73 0,16 0,34

Determinação do nível na escala associado à habilidade avaliada H1 - Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional. A quantidade de números entre 0 e 130, terminados em 3, é: A) 23. B) 20. C) 13. D) 10. ÍNDICES PERCENTUAIS DE RESPOSTA ITEM BL OB GAB DIFI DISCR ABAI ACIM BISE A B C D “ ” 8 1 0.52 0.54 0.29 0.82 0.49 0,28 0,09 0,52 0,08 0,00 nível do item = 250 6ª Série EF Nível 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 Prop. de acerto 0.2 0.3 0.4 0.45 0.6 0.73 0.85 0.94 0.97 0,99 1 Este foi o primeiro grupo a ter mais de 65% de seus alunos com acerto no item.

Nível do item: 300 Nível do item: 200 Nível do item: 375

Escala de Proficiência Boletim da Escola: análise reflexiva para a ação

Apresentação dos resultados - Médias (por número de pontos na escala) Situa a escola em relação aos resultados em outros âmbitos. - Porcentagens nos níveis É a mais adequada para a análise reflexiva visando a ação. Aparece em dois formatos: - por nível de desempenho. - por nível na escala.

Médias do SARESP 2008 Distribuição percentual dos alunos por nível de desempenho Ciências Ciências-8ª EF ID = 3,43

Distribuição percentual dos alunos por níveis da escala Língua Portuguesa 63,3 19,4 30,9 19,1 Matemática 30,9 57,2 50 30,8 32,6 19,4 63,3 15,1

Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF Vide Relatório Pedagógico das Disciplinas - Análise do Desempenho dos alunos por nível