SPO-FBB Objetivo do encontro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Laboratório de Informática Apresentação da Disciplina
Advertisements

Aula nº20 02/11/2006 Trabalhos de grupo a realizar no 1º período.
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
O ESDE COM QUALIDADE.
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Didáctica da Matemática
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para Casa – Montar o cariograma
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Questionário de Avaliação Institucional
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Provas de Concursos Anteriores
PROPOSTA PEDAGÓGICA Compreende o processo de ensino e aprendizagem como uma construção contínua e dinâmica que exige uma aprendizagem significativa,
Avaliar e agir na sala de aula
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
800 Analistas e Inspetores Escolares
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
1° dia de aula Recepção.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Salas de Matemática.
Gerenciamento de Sala de Aula:
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Realizado nos dias 18,19 e 20/02 Em Serra Negra, contou com a participação de aproximadamente professores.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
l REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Ler é Saber.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
A MNI Brasil promove a VIAGEM DE TREINAMENTO PARA LÍDERES DE MNI LOCAL DE 7 À 10 DE JULHO 2011 MESQUITA - RJ.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Programação 1 Referências Período: 18, 19 e 20/03/2009 Horário:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Working Draft Last Modified 2/26/2008 6:58:04 PM E. South America Standard Time Printed 25/02/ :57:32 E. South America Standard Time SPO-FBB
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Transcrição da apresentação:

SPO-FBB002-20090203 Alfabetização no Tempo Certo – Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Agenda Encontro Equipe Regional Belo Horizonte, 12 e 13 de fevereiro de 2009

SPO-FBB002-20090203 Objetivo do encontro Discutir os métodos e processos de alfabetização e as interfaces com os Guias dos Professores Alfabetizadores e o Livro Cantalelê Analisar as ações a serem desenvolvidas dentro do PIP/Alfabetização no Tempo Certo no ano 2009, com foco na capacitação dos Especialistas e Professores Alfabetizadores

Agenda do 1º dia: 12 de fevereiro SPO-FBB002-20090203 Agenda do 1º dia: 12 de fevereiro Abertura, Agenda do dia e Boas Vindas 9:00 – 9:15 Raquel, Fite e Maria Helena O poder da validação Avaliação das atividades desenvolvidas no PIP em 2008 9:15 – 9:30 Fite e McKinsey Acordo de Resultados, metas da SEE e o trabalho das Equipes Regional e Central 9:30 – 10:20 Profa. Raquel Intervalo 10:20 – 10:35 Retomando os compromissos e fazendo a diferença em 2009 10:35 – 11:30 Fite Cronograma Anual de atividades 2009 e Cronogramas de Atividades de Fevereiro e Março 11:30 -12:00 Maria Helena Almoço 12:00 – 13:30 Alfabetizar: questão de competência pedagógica e relacional 13:30 – 13:45 Fite Métodos e processos de alfabetização e as interfaces com os Guias dos Professores Alfabetizadores e o Livro Cantalelê 13:45 – 15:00 Angélica Moura e Fabiana Intervalo 15:00 – 15:15 Oficina 1: Os métodos de alfabetização: desafios e práticas na sala de aula 15:15 – 16:20 Equipe Central Resultados da Oficina 1 em plenária geral 16:20 – 16:45 Repr. de cada sala Sistematização do processo de alfabetização 16:45 – 18:00 Vera Tamponi Avaliação e encerramento do 1º dia 18:00 Fite e Maria Helena

Agenda do 2º dia: 13 de fevereiro SPO-FBB002-20090203 Agenda do 2º dia: 13 de fevereiro Abertura e Agenda do dia 8:30 – 8:40 Fite e Maria Helena Dinâmica: Dançando conforme a música 8:40 – 9:15 Equipe Central Oficina 2: Alfabetizando e letrando com Cantalelê (plenária em em sala de aula) 9:15 – 11:15 Equipe Central Oficina 3: Revendo situações de aprendizagem, construindo propostas de Ensino 11:15 – 12:00 Equipe Central Almoço 12:00 – 13:30 Oficina 3: continuação (plenária em sala de aula) 13:30 – 15:00 Equipe Central Intervalo 15:00 – 15:15 Repasse das orientações do Encontro em cada SRE, município e escola 15:15 – 16:15 Fite Resultados das Oficinas 2 e 3 em plenária geral 16:15 – 17:15 Representantes de cada sala Avisos Gerais Avaliação do Encontro Encerramento 17:15 – 18:00 Fite e Maria Helena