POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Avaliando a alfabetização
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Transcrição da apresentação:

POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO? Temos hoje em nossa escola um grande número de alunos que já possuem experiência de alguns anos de escolaridade, mas não conseguiram, ainda, construir seu conhecimento da escrita e da leitura.

QUAL LEGISLAÇÃO ORIENTA A FORMAÇÃO DAS TURMAS DE LETRAMENTO? Resolução SEE/MG 1033 de 17/01/2008 “Art. 3º poderão ser organizados grupos temporários de alunos do projeto, da mesma turma ou de turmas distintas, para atendimento diferenciado àqueles que ainda não adquiriram as capacidades de leitura e escrita.” “Parágrafo único para estas turmas ou grupos temporários, serão indicados professores alfabetizadores que consolidarão o processo de alfabetização e letramento dos alunos.”

QUAIS OS PRESSUPOSTOS PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL? Respeito às experiências dos alunos, maiores de 10 anos, adquiridas ao longo de sua escolaridade Temas do interesse de alunos dessa faixa etária Alfabetização no menor espaço temporal possível

O QUE ORIENTOU A ELABORAÇÃO DO MATERIAL? Os cadernos para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização - SEE/CEALE Bibliografia especializada em alfabetização e letramento Uma longa experiência pessoal em alfabetização, inclusive de jovens e adultos

QUAL É O MATERIAL? Material do professor: 1 guia do professor 14 cartazes com o texto de suporte: “O Sonho de Renato” Material do aluno: avaliação diagnóstica caderno de exercícios: cartazes com o texto de suporte, exercícios e fichas para recortar alfabeto encadernado

QUAL É O TEXTO DE SUPORTE?

QUAL É A METODOLOGIA? O texto é dividido em 14 cartazes, distribuídos em 14 semanas. Cada cartaz é trabalhado durante uma semana. A partir do texto de cada cartaz, trabalha-se os cinco eixos da proposta de letramento e alfabetização da SEE/MG e projetos temáticos.

COMO OS EIXOS DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO DA SEE/MG SÃO TRABALHADOS NO MATERIAL DAS TURMAS DE LETRAMENTO? A partir do texto de cada cartaz, trabalha- se os cinco eixos da proposta: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita (destaca- se palavras que são consideradas referência e a partir delas trabalha-se letras, sílabas, novas palavras, novas frases e novos textos);

leitura; produção de textos escritos; desenvolvimento da oralidade e temas transversais, através de projetos temáticos Os temas trabalhados estão presentes na vida dos adolescentes de qualquer parte de Minas Gerais, direta ou indiretamente.

PORQUE TRABALHAR COM OS CINCO EIXOS? O trabalho dinâmico com os cinco eixos possibilita ao aluno o desenvolvimento das capacidades necessárias às práticas de leitura e escrita, como também da fala e escuta compreensiva em situações diversas. * Vale destacar que com um único recurso didático é possível trabalhar os cinco eixos em sala de aula, focando as capacidades que a turma precisa desenvolver.

Por que trabalhar com capacidades linguísticas? É o trabalho com as capacidades que possibilitará ao aluno construir o seu conhecimento. Além disso, orienta o professor, no sentido de focar a necessidade do aluno. Esse trabalho deve ser realizado de forma dinâmica e simultânea, umas exercendo influência sobre as outras. Deverá iniciar a partir da 1ª semana. A organização e sequenciação dessas capacidades dependem da turma como um todo e do aluno individualmente.

Quem deve organizar esse trabalho? Professor e supervisor orientados por um diagnóstico construído a partir da análise do resultado da avaliação diagnóstica realizada e observação criteriosa da turma pelo professor .

COMO O GUIA DO PROFESSOR FOI ORGANIZADO? O guia do professor das turmas de Letramento do PAV contém toda a orientação para o trabalho de alfabetização e letramento dos alunos: 1ª parte: Avaliação Diagnóstica: Matriz de referência Orientações para aplicação dos exercícios e elaboração do diagnóstico

COMO O GUIA DO PROFESSOR FOI ORGANIZADO? Orientações para preenchimento e análise do mapa de resultados Mapa de resultados da avaliação diagnóstica 2ª parte: Organização do trabalho pedagógico: 14 semanas 3ª parte Gabarito – Livro do aluno Referência Bibliográfica

COMO O GUIA DO PROFESSOR FOI ORGANIZADO? 4ª parte: Anexos Textos informativos Poesias Fichas de acompanhamento: professor e especialista

COMO ESTÁ ORGANIZADO O MATERIAL DO ALUNO E O QUE ELE CONTÉM? As atividades do material do aluno estão organizadas em semanas e são, em sua maioria, de consolidação das capacidades Possui, no final, material para recorte (texto dos cartazes em frases e palavras, sílabas das palavras referência e suas respectivas 'famílias')‏ O alfabeto móvel encadernado

Concluindo: Acreditamos que com o apoio do Guia do Professor Alfabetizador das Turmas de Letramento e toda criatividade, competência e compromisso dos professores alfabetizadores, os alunos das turmas de Letramento poderão em três meses ter um bom desempenho no processo de alfabetização e letramento e retornarem com sucesso à sua turma específica do PAV.