OFICINA III Pesquisa Exploratória Autora: Elaine Campos Orientadora: Marilúcia Magalhães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A IMAGEM DA PUC-SP O que é imagem institucional?
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Didática e Metodologia no Ensino Superior
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Curso de Docência Universitária
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
Características de um bom professor de biologia
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
em Educação em Direitos Humanos
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Arquitetura.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Laboratório de Ensino a Distância
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Política Educacional Brasileira
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:
Introdução ao Serviço Social
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Concepções em Educação Matemática
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
1 Projeto de Captação. Sobre a Mauá O Instituto Mauá de Tecnologia atua há mais de 50 anos ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, visando à.
Projeto Brasilidade: “Oscar Niemeyer: Arquiteto do Século” Profª Talita Mazzali Medeiros e Turma 9° Ano Introdução Com o intuito de trabalhar as riquezas.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

OFICINA III Pesquisa Exploratória Autora: Elaine Campos Orientadora: Marilúcia Magalhães

APRENDIZAGEM

Blaise Pascal Nasceu: França,1623 Morreu: França,1662 Formação: Físico, matemático e teólogo. Obras: Pensamentos; Apologia da Religião Cristã; Triângulo de Pascal. Blaise Pascal

" Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender."

PESQUISA

Sergio Vasconcelos de Luna Nasceu: São Paulo,1623 Formação: Graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Obras: Planejamento de Pesquisa: uma introdução; Plano Nacional de Qualificação - Avaliação Externa; A Pós-Graduação na América Latina: o caso brasileiro. Sergio Luna

Sergio Vasconcelos de Luna “Essencialmente, pesquisa visa a produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno.”

ENSINO SUPERIOR

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Nasceu: Rio de Janeiro, 1907 Formação: Arquiteto. Obras: As Curvas do Tempo - Memórias; O Ser e a Vida; Minha Experiência em Brasília 4º Edição. Oscar Niemeyer

"Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida."

DESENHO INDUSTRIAL (DESIGN)

Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer Nasceu: Rio de Janeiro, 1945 Formação: Graduação em Desenho Industrial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Obras: Design no Brasil: Origens e instalação, de 1997; Tipografia: uma apresentação, de 2000; Elementos de semiótica aplicados ao design, de Lucy Niemeyer

“(…) ao longo do tempo o design tem sido entendido segundo três tipos distintos de prática e conhecimento. No primeiro o design é visto como atividade artiística, em que é valorizado no profissional o seu compromisso com artífice, com a fruição do uso. No segundo entende-se que o design como um invento, um planejamento em que o designer tem compromisso prioritário com a produtividade do processo de fabricação e com a atualização tecnológica. Finalmente, no terceiro aparece o design como coordenação, onde o designer tem a função de integrar os aportes de diferentes especialistas, desde a especificação de matéria-prima, passando pela produção à utilização e ao destino final do produto.”