Análise de Regressão Prefácio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhamento Local de Matemática
Advertisements

UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Discretos.
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Lógica Fuzzy Aplicada a Sistemas de Diagnóstico
Sérgio Elias Vieira Cury
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
PREDIÇÃO DATA MINING AULA 13 SANDRA DE AMO
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Metodologia Científica Aula 6
Por que computadores no laboartório didático de Física ?
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
INF 1771 – Inteligência Artificial
Elementos de Matemática Avançada
Normalização Disciplina: Banco de dados II.
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Tópicos em Gestão de Serviços – Regressão Linear
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
Introdução à Álgebra Linear Turma B1 Profa. Ana Maria Luz
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Álgebra Linear Visão geral.
Fundamentos de Metodologia
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA BÁSICA.
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Resolução de sistemas de equações não-lineares Método de Newton
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
MEC - Ministério da Educação
Matemática Financeira
Amostragem qualitativa
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Aula 3 Manutenção Preditiva
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Regressão e Previsão Numérica.
Complexidade de Computação Katia Guimarães. Avaliando a Qualidade de um Algoritmo É preciso ter bem definido –O que é dado de entrada e –O que é esperado.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Computação Científica
Econometria Modelos discretos.
Engenharia de Software 68 horas/aula
Professora Michelle Luz
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Interpolação Polinomial: Introdução; Lagrange.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.
Estatística Básica usando o
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Sistemas de Controle III N8SC3
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Seminário de Pesquisa em Administração
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília.
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

Análise de Regressão Prefácio

O termo regressão foi empregado. pela. primeira vez por Francis Galton O termo regressão foi empregado pela primeira vez por Francis Galton (1822-1911) num estudo da relação entre as alturas dos pais e filhos.

Os modelos de regressão são largamente utilizados em todas as áreas do conhecimento, tais como: computação, administração, engenharias, biologia, agronomia, saúde, sociologia, etc.

Os modelos de regressão usam variáveis contínuas ou discretas como sendo as de interesse ou objetivo (target). Desejamos aproximar uma função de variáveis de entrada (inputs) aos dados.

O principal objetivo dos modelos de regressão é modelar o relacionamento entre diversas variáveis preditoras e uma variável resposta. Este relacionamento pode ser por uma equação linear ou uma função não linear.

A maioria dos métodos estatísticos pertencem a grande área de modelos de regressão.

Mineração de dados (Data Mining): Extrair modelos de interesse em grandes bancos de dados. São chamados de modelos preditivos, isto é, são usados para predizer um valor numérico contínuo que está associado a um registro do banco de dados. Exemplo: o tempo até o abandono de um determinado cliente (Análise de sobrevivência) ou a probabilidade do cliente saldar um empréstimo (regressão logística).

É uma área (regressão e data mining) recente, onde pode ser desenvolvida pesquisa no sentido de melhorar a performance dos métodos tradicionais de regressão em grandes bases de dados. Pode-se aplicar as metodologias já desenvolvidas.

A aplicação da análise de regressão requer conhecimento teórico e experiência com análise de dados. Isto é válido para qualquer método estatístico.

Este curso procura combinar a teoria estatística com a prática, dando mais enfâse na aplicação. As idéias da teoria estatística são apresentadas num nível adequado para que se faça uma aplicação correta.

Este curso procura cobrir não apenas tópicos convencionais na regressão, mas por exemplo, modelos de regressão com variáveis preditoras qualitativas, regressão não linear. Um ponto importante é sobre a construção de modelos de regressão, muito importante em mineração de dados.

A análise de regressão necessita extensivamente de cálculos. É impossível pensar em análise de regressão sem o uso de computadores. Inversão de matrizes, métodos numéricos, grandes bases de dados, etc.

Exercícios são dados para que seja reforçada a metodologia da análise de regressão e a sua prática. A parte de cálculos pode ser feita com o uso de computadores ou máquinas de calcular (com recursos para álgebra matricial).

Avaliação: com conteúdo prático, com o objetivo de verificar se o aluno está acompanhando bem as aulas. Seminários: tem o objetivo de trazer assuntos novos para a classe; fazer com que o aluno leia artigos.

Alguns resultados (sem demonstração) sobre inferência estatística são dados no apêndice.

Fim