Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Workshop Gestão para Excelência - Sociedade
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Gestão Ambiental.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Sugestões de ações para implantações
Curso Técnico em Meio Ambiente
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Secretaria de Serviços Públicos
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Ministério do Meio Ambiente Rio de Janeiro/RJ - 13 de julho de 2015
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
Sistema de Gestão Ambiental
27, 28 e 29 de outubro de Programa de Coleta Seletiva Solidária Programa de manejo e Conservação da Biodiversidade Programa de Educação Ambiental.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
Evidência de auditoria:
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS - PGRSS. 17 Departamentos; 62 Laboratórios de Investigação Médica (LIM)  Criados em 1973  50 Laboratórios na FM ESTRUTURA.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF

Base Legal Competências do Núcleo de Gestão Ambiental do Inmetro Art. 78 do Regimento Interno do Inmetro: “Ao Núcleo de Gestão Ambiental compete: I - Executar as ações de gestão ambiental, pertinentes às atividades desenvolvidas pelo Inmetro, bem como o planejamento, a implantação e a conservação do paisagismo do campus.”

Base Legal Portaria n° 278, de 14/07/2010 Política, Princípios e Diretrizes de Segurança, Saúde Ocupacional, Ergonomia, Meio Ambiente e Responsabilidade Social “1 – Política Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País, cumprindo sua missão institucional relacionada à excelência da gestão, com responsabilidade social, objetivando a melhoria da qualidade de vida de seus servidores e atendendo às necessidades e expectativas da sociedade e demais partes interessadas.

2 - Princípios e Diretrizes O Inmetro deve: – Cumprir esta política de acordo com os princípios constitucionais e legais da administração pública – Atuar em consonância com: – Os princípios da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que visa implementar a gestão socioambiental sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo, conforme diretrizes da Lei n° 6.938, de 31/08/1981.”

2.1.6 – Estabelecer as seguintes ações para atuar em conformidade com esta política, princípios e diretrizes: – Desenvolver e implantar o Sistema da Gestão Ambiental, conforme ao que estabelece a Norma ISO – Realizar atividades específicas para a execução de ações em conformidade com os fundamentos normativos desta política, princípios e diretrizes: – Identificação dos aspectos socioambientais que possam causar impactos significativos ao meio ambiente e estabelecimento dos objetivos e metas ambientais.”

Levantamento de Aspectos Ambientais (2009):

Programas de Gestão Ambiental Projeto Gestão de Resíduos Recicláveis (Coleta Seletiva Solidária) Decreto Presidencial nº 5.940, de 25/10/2006 Resíduos recicláveis (plásticos, metais, vidro e papel) – Classe II-A Xerém - foram retirados 416 m 3 de Xerém desde abril de 2010 Doação para associações e cooperativas de catadores Projeto Gerenciamento de Resíduos Perigosos Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° , de 02/08/2010) Coletados 290 kg de pilhas (parceria com a Pref. de Petrópolis) e kg de lâmpadas fluorescentes Retirada e destinação final de kg de resíduos laboratoriais Edificações Sustentáveis (Projeto de pesquisa) Iluminação e ventilação naturais Baixo consumo aliado à eficiência das instalações e materiais empregados

Depósito de Resíduos Químicos

Galpão de Triagem de Resíduos

Programa de Coleta Seletiva Solidária

Educação Ambiental Campanhas via intranet e comunica: - economia de recursos naturais - campanha contra caça - distribuição de canecas ecológicas - diversas palestras e atividades temáticas (Dias da Árvore, da Água...) Manejo e Conservação da Biodiversidade local Atendimento à fauna e conservação da flora Inventário fotográfico da biodiversidade local Produção de mais de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais Replantio de mais de 500 mudas em áreas diversas do campus Monitoramento das Emissões de Gases do Efeito Estufa (projeto de pesquisa) Política Nacional de Mudança do Clima (Lei n° , de 29/12/2009) Levantamento de dados iniciais - 1º Inventário de Emissões de GEE do Inmetro Futuros estudos e projetos de estímulo à redução dessas emissões

Dia da Árvore – Viveiro de Mudas

Dia da Árvore - Trilha Ecológica

Outros projetos do NUGAM: Economia de recursos Tratamento de efluentes líquidos (ETE) Zoneamento ambiental do campus Participação no Conselho Consultivo da ReBio Tinguá Compras Sustentáveis

Potenciais Interfaces do Nugam com outros setores: Apoio ao licenciamento ambiental Apoio no acompanhamento de obras e projetos Orientação em legislação ambiental Participação em projetos de inovação em sustentabilidade...

2011 ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS Obrigado!!!