GERENCIAMENTO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância e o poder da informação.
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Centrado na arquitetura
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
Extração de Requisitos
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Implementação de Sistemas
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Muito Bem ! Agora Você vai Conhecer um pouco da nossa Empresa PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
gestão em inteligência competitiva
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Relação do que foi planejado com o dia‑a‑dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.
PROJETO ENTERPRISE A tradução da palavra ENTERPRISE significa: EMPRESA, EMPREENDIMENTO, INICIATIVA e ao final desta apresentação é o que desejamos a você.
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Tecnologia da informação
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Introdução Ao Marketing
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introdução O dia da mentira na Intel
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
PROVISUAL INFORMÁTICA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Levantamento de Requisitos
Estratégia Organizacional
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Levantamento de Requisitos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Engenharia de Software
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Introdução a Banco de Dados
Gabriel Bastos Machado
Laboratório de Programação
Planejamento Estratégico
Modelando Sistemas em UML
Refatoração no Módulo de Grupos criação de grupos, inscrição e gerenciamento.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Equipe Prof. Henrique Freitas
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Expansão dos Casos de Uso
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Marketing de Relacionamento
A velha máxima, mais atual que nunca! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja,
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS Professor: Lázaro Moraes Barbosa

O que é um SISTEMA ? Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. O que unifica todos estes exemplos é o fato de que cada um deles possui um conjunto de elementos interrelacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo.

O que é um GERENCIAMENTO ? O termo Gerenciamento (ou Gestão) está descrito nos principais dicionários da língua português como o ato de gerir, administrar, dirigir, regular ou governar algo.

O GERENTE O gerente de TI precisa ter conhecimento não somente de sua área, precisa saber interagir bem com diversas outras áreas, sem contar estar sempre atualizado com o que há de mais moderno, tanto na sua área quanto nas demais.

O GERENTE Entre as áreas chaves para um bom gerenciamento de TI está a administração, com conhecimento sobre a área de administração um gerente consegue traçar a melhor estratégia para aquisição e/ou troca de equipamentos além de utilizar ROI (Return on Investment - Retorno do Investimento) e TCO (Total Cost of Ownership - Custo Total de Propriedade). .

O GERENCIAMENTO Para um bom gerenciamento do setor de TI é sempre bom estar em dia com as novidades no mercado TI, também é interessante saber de administração para poder utilizar equipamentos, softwares ou serviços que darão um bom retorno do investimento (ROI) e terão um baixo custo total de propriedade (TCO). .

O GERENCIAMENTO É necessário também saber “vender a idéia” dos produtos ou serviços que utiliza ou deseja utilizar, passando de forma clara quais serão as vantagens e desvantagens da adoção dos produtos/serviços que está propondo, levando em conta também as dificuldades iniciais na adoção dos mesmos.

O GERENCIAMENTO Outro ponto importante é a necessidade de estabelecer, e principalmente cumprir, metas, de acordo com dados sólidos, retirados de ferramentas utilizadas no gerenciamento do setor, não esquecendo é claro de estar sempre de olho na melhoria contínua do departamento, porém sem esquecer o lado humano, ou fazendo mal uso de seu peopleware.

INFORMATIZAÇÃO “A informatização não é, pois, simples efeito da informática e sua expansão. A informática é que nasceu da informatização.” [CARNEIRO-LEÃO, Emmanuel (1992), Aprendendo a pensar. Volume II. Petrópolis, Vozes, pág. 95]

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? Apesar de soar parecidos, são termos distintos. Igualmente importantes sob a ótica da administração. Seu entendimento ainda geram um bocado de confusão aos profissionais da área.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? A todo momento, somos bombardeados com uma infinidade de informações, sob as mais diversas formas, potencializadas por uma evolução tecnológica sem precedentes, pipocando novos sistemas e novas tecnologias. Além daquelas efetivamente disponíveis, as promessas de ferramentas cada vez mais eficientes e poderosas, que tornarão a vida mais fácil. Tornando extremamente difícil nossas escolhas, exigindo a criação de processos complexos para tomada de decisão.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? Esses sistemas, esses softwares que surgem a todo momento, não consistem necessariamente em Sistemas de Informação. Muitas vezes, nem são elementos que fazem parte dele.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? Sistema de Informação, na essência, não tem nada a ver com informática, apesar do termo sugerir assim. Esses sistemas referem-se aos processos existentes dentro da corporação, que constituem seu funcionamento e levam esse nome, porque o resultado deles é exatamente isso: "informação". O sistema de controle de estoque, por exemplo, traz como resultado uma série de relatórios, direcionados a etapas específicas dentro do processo funcional da corporação, servindo como base para a tomada de decisões. São portanto, simplesmente a maneira de coletar, organizar e distribuir informações pela empresa.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? A informatização, via de regra, se aplica depois que o Sistema de Informação já está definido. A principal diferença está na agilidade proporcionada pela utilização de ferramentas tecnológicas na manipulação desse sistema. Deve (ou ao menos devia) ser mais rápido consultar um número de telefone na agenda eletrônica do que na agenda tradicional. Claro, é um exemplo simplista, mas se pensarmos por exemplo nas instituições financeiras, é inimaginável seu funcionamento, mantendo a agilidade, sem a aplicação de informática nos seus Sistemas de Informação.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? Misturar esses aspectos, faz com que a eficiência dos sistemas seja comprometida. É muito comum iniciar um processo de informatização, sem que os Sistemas de Informação tenham sido devidamente avaliados. Informatizar processos inadequados gera sérios problemas à empresa, pois tudo acaba sendo atribuído ao processo de informatização. "Esse sistema (software adquirido) é uma porcaria!!", já ouvi isso um cem número de vezes... quando na verdade, o problema está na maneira que a empresa operacionaliza seus processos.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? Sistemas de informação são objeto de estudo constante dos profissionais da administração, afinal, a empresa tem que se adaptar as diversas situações impostas pela constante evolução do mercado (clientes, concorrentes, fornecedores, governo, etc). Muitas vezes, esses sistemas podem ser potencializados com a utilização da informática, sob forma de velocidade e confiabilidade no processo de gerar informação.

Sistemas de Informação ou Sistemas Informatizados ? A informática é uma ferramenta, utilizada para auxiliar as atividades da empresa. A informação é a base para tomada de decisão. Aos administradores, cabe criar Sistemas de Informação adequados, eficientes e confiáveis, garantir a qualidade da informação e utilizar a informática para trazer agilidade a esses processos. Não devemos adaptar nossas corporações aos softwares, mas sim, buscar as ferramentas que melhor de adéqüem às nossas necessidades.

As Ferramentas A área de gerenciamento de TI necessita de metas, que somente podem ser traçadas com ferramentas. Uma das ferramentas principais para um bom controle da área de TI é o controle de chamados. Com essa ferramenta é possível identificar quais áreas precisam de treinamento, quais os problemas mais comuns, quantidade de chamados durante determinado período, quais as principais dificuldades dos usuários, como eles se adaptaram a alguma mudança, entre diversos outros dados relevantes.

Ciclo do Gerenciamento O gestor de TI deverá seguir um ciclo permanente para garantir o sucesso de todo o processo. ANÁLISE PROJETO AVALIAÇÃO IMPLANTAÇÃO CUSTOMISAÇÃO

ANÁLISE Na análise, o GTI (Gestor de Tecnologia da Informação), deverá identificar todos os processos possíveis, já existentes ou que devem passar a existir. Existem várias formas de documentar esses processos. Através de um relatório textual, ou utilizando um Diagrama de Casos de Uso. (técnica UML)

Identificação dos Processos Técnica de UML Ver Livro Projeto de Banco de Dados – Usando UML para modelagem de dados -0 Robert J. Muller – Pág.84 Apostilas Casosdeuso.pdf DocEspRec.pdf

Análise de Requisitos Os bancos de dados começam com pessoas e suas necessidades. Ao projetar o seu banco, sua preocupação deve residir nas necessidades dos usuários. Tanto o usuário final quanto o usuário do sistema têm necessidades específicas que você tem que conhecer antes de projetar o seu Banco de Dados

Modelagem de Dados Dadas as necessidades dos usuários, você agora deve modelar formalmente o problema. A modelagem de dados serve a vários propósitos. Ela ajuda você a organizar sua forma de pensar sobre os dados, esclarecendo o significado e a aplicação prática deles. Ajuda-o não somente a comunicar as necessidades, mas também a comunicar de que forma você pretende atendê-las.

Modelagem de Dados A modelagem de dados é a primeira etapa em um projeto de banco de dados. Ela estabelece o vinculo entre as necessidades dos usuários e a solução de Software que as atende. Nesse momento você irá definir o Tipo de Banco de Dados que deverá ser utilizado.

Modelagem de Dados

Analisando um Cenário Exemplo de Um Cenário de Caso de Uso O início: Medoca Sansumi, agente de reservas do Santa Cruz B&B, está esperando por uma chamada telefônica e está com a tela principal do “HotelApp” aberta. Uma ligação é atendida da Sra. Jane Googol, uma cliente de Nova York. “Olá, meu nome é Jane Googol, eu gostaria de fazer uma reserva para o reveillon,”. Medoca seleciona a função “Criar Reserva” na tela principal da aplicação. Um formulário de reserva, em branco, aparece.

Analisando um Cenário O Meio: “Quando a Sra irá chegar?” pergunta Medoca. “31 de dezembro” diz Jane, “e eu gostaria de ficar até dia 5 de janeiro.” Medoca digita as datas no formulário. “Que tipo de quarto você gostaria?” pergunta Medoca. “Eu irei com meu marido, portanto, um quarto de casal será suficiente. O quarto “Blue” está disponível?” pergunta Janet. Medoca seleciona “casal” no formulário de reserva e executa a pesquisa. O sistema responde com três quartos disponíveis: Victoria, Blue, e Rainha. “Sim, está”, responde Medoca. Medoca seleciona o quarto Blue e o sistema preenche o formulário de reserva, e marca a reserva como “Reservado”.

Analisando um Cenário Mais do meio: Medoca digita o nome completo de Jane no sistema. Sra Googol é uma cliente antiga, então o sistema responde preenchendo os campos da cliente no formulário de reserva. “Gostaria de confirmar sua reserva hoje?” Pergunta Medoca. “Sim,” diz Jane, “Use meu cartão de crédito VISA com número 1111-2222-3333-4444.” Jane faz uma pausa enquanto Medoca digita. “A data de vencimento é Julho de 2006.” Medoca entra esta informação, e seleciona “Verificar Pagamento” no sistema. Após algo em torno de 5 segundos, o sistema responde que o crédito está ok. O sistema altera o estado da reserva para “Confirmada”.

Analisando um Cenário O fim: Medoca fornece para Jane o número de identificação da reserva (fornecido pelo sistema) e pergunta, “Há algo mais que eu possa fazer por você hoje?“ Jane responde que não e Medoca agradece e se despede. Medoca fecha a janela com o formulário de reserva, que retorna para a tela principal da aplicação.

Estratégia de Negócios ss