EDITORIAL DR ALEXANDRE LEOPOLD BUSSE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Advertisements

USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.
I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Reavaliando o projeto de pesquisa do caso Hexametônio
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Secretaria de Estado da Saúde
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Sistemas Críticos (Confiança)
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Projeto INAF - População Carcerária
Apresentação Luzes e Farol..
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
O mundo subdesenvolvido
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
Projeto de pesquisa Natal 2006
Convulsões no recém-nascido de extremo baixo peso são associadas com
II Seminário de Atenção à Saúde DIRETRIZES CLÍNICAS Wanderley M Bernardo Associação Médica Brasileira.
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Prevenção e segurança rodoviária
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Condução fora do asfalto
Meta Internacional de Segurança 1 Corretamente
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Rodrigo César Schiocchet da Costa
Anna Laura Di Carvalho Gedda
MOMENTO CIENTÍFICO MENILA NEVES BARBOZA
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Daniel G Lichtenthäler (R4) Orientador: Marcos D Saraiva
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Vanet´s – Vehicular Adhoc Networks
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.
Mark J Bolland, Andrew Grey, Greg D Gamble, Ian R Reid Lancet Diabetes Endocrinol 2014; 2: 307–20 THE EFFECT OF VITAMIN D SUPPLEMENTATION ON SKELETAL,
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Poluição sonora em centros urbanos
I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Legislação sobre os fatores de risco: Velocidade excessiva e inadequada Luiz.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Editorial Dr. Antonio C. Pereira Barretto Filho. O PROBLEMA.
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Orientadora: Dra Aline Thomaz Editorial: Dr Antonio Barreto Filho
AngioTCMD negativa exclui o diagnóstico de TEP ?
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Fevereiro 2004 Apresentação da pesquisa de opinião com prestadores de serviços novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social.
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
Depressão.
EDITORIAL.
FSA Não compete ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde a sua criação, deliberar sobre aposentadoria de magistrado por interesse público, atribuição.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
Envelhecimento no Brasil
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Estudo randomizado controlado: interrupção diária de sedação em crianças criticamente enfermas. UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação:Letícia.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
AGENDA E ACESSO AVANÇADO
Transcrição da apresentação:

EDITORIAL DR ALEXANDRE LEOPOLD BUSSE

QUESTIONAMENTOS Os critérios de exclusão incluíram depressão ativa e medicações que causam sedação. Não há detalhes sobre esses critérios mas, será que excluir itens como depressão maior e medicações de ação no sistema nervoso central com ação sedativa não tornou a seleção dos pacientes menos realística? Não estariam assim excluídos os idosos que de fato deveriam ser avaliados?

QUESTIONAMENTOS 2) O Trial Making parte A (teste de atenção, velocidade psicomotora e habilidade visual) e o Teste do Desenho do Relógio foram apontados em conjunto como parte da proposta de previsão de risco porém, estes testes têm uma alta interferência da escolaridade.  Em nossa  população idosa qual seriam as alternativas para esses testes?

Maze Test (SMT) 70 50 Relógio (CDTF) 3 5 Ent. Informante (AD8TOT) Probabilidade de Falhar 90% 41%

QUESTIONAMENTOS 3) Em termos de saúde pública e de políticas nacionais de segurança de tráfego de veículos em vias públicas, na sua opinião, levando-se em consideração as características clínicas e sócio-demográficas da população idosa brasileira, e o fato de estudos anteriores demonstrarem uma maior acurácia ao serem utilizados múltiplos testes para avaliação de desempenho de idosos na condução veicular,¹ qual seria a associação de testes que melhor avaliaria tal desempenho nesta população? (1) Carr DB, Ott BR. The older adult driver with cognitive impairment: “It’s avery frustrating life.” JAMA, 2010

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN

QUESTIONAMENTOS 4) Do ponto de vista de saúde pública um dado como esse onde 65% dos idosos com demencia foram reprovados no teste não seria suficiente para contra-indicar  a direção veicular nesse população? Lembrando da pergunta anterior onde foram excluídos fatores importantes como depressão ativa e medicamentos com ação sedativa no sistema nervoso central.