Educando-nos para pensar e agir em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Advertisements

Programa de Ética e Cidadania
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ORIENTAÇÕES PARA A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS DEMGC MARÇO DE 2013.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação Ambiental - GPEEA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
OFICINA DE CONFERÊNCIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Cidadania Indicadores da.
Público Escola.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Educando-nos para pensar e agir em IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 1

(...) Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito é imperativo que nós povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.” Carta da Terra, maio de 2000. Cartaz da II Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo meio o Meio Ambiente 2006.

PASSO A PASSO

A Conferência e seus momentos O que é uma Conferência? Conferência é um processo de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias que obtiveram a concordância de todos.

Conferência para quê? Para que os participantes ouçam, falem, divulguem as suas ideias e ações e interfiram nos rumos da política pública. No caso desta conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os estudantes têm o direito de participar – no presente – da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta. Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo. Para qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais. Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável.

Espaço Educador Sustentável É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas.

Conceito de Escola Sustentável “É um local onde se desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para construção de conhecimentos, valores, habilidades atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável.” Uma escola sustentável é também uma escola inclusiva, que respeita os direitos humanos e a qualidade de vida e que valoriza a diversidade.

Com -ViDA Com-ViDA é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma forma de organização na escola que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da Com-ViDA é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. A Com-ViDA é uma sugestão dos delegados da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que propuseram a criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente. Se a sua escola ainda não tem a Com-ViDA, você vai saber mais sobre como implantá-la na publicação Formando Com-ViDA, Construindo Agenda 21 na Escola.

ANTES DA CONFERÊNCIA Preparação: conhecer, pesquisar, divulgar e estudar os subtemas. Água / Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação. A r / Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas. T erra / Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento. Fogo / Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes. O momento da preparação é muito importante. É durante esse tempo que todos vão poder conhecer, aprofundar, discutir, pesquisar e propor suas idéias, que serão apresentadas no dia escolhido para a Conferência na Escola. É importante se organizar para estudar cada subtema.

ETAPAS DA CONFERÊNCIA I - Conferência na Escola ( Etapa obrigatória) - é um momento muito rico, pois permite à comunidade escolar: conhecer e debater os subtemas (Terra, Água, Ar e Fogo) propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais; criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais. buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola.

I - Conferência na Escola ( Continuação ) Nesse momento, cada escola: elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado (e suplente); compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. Também é o momento de planejar de que forma a Com-Vida continuará atuando após a conferência, colaborando com o dia a dia da escola. Lembre-se que a Com-Vida precisa ser uma comissão permanente.

Durante a Conferência na Escola, vamos aprender e vivenciar algumas questões que preocupam a sociedade em relação à sustentabilidade socioambiental – este é o espaço do conhecimento e do reconhecimento. Vamos também exercitar o diálogo público e a capacidade de defender, negociar e eleger ideias comuns ao grupo todo: é o momento de reconhecer quais ações e projetos com a comunidade local podem colaborar com a construção da escola sustentável. O desafio de cada comunidade escolar, no contexto da conferência, será elaborar um projeto de ação pela melhoria da qualidade de vida na escola, ou seja, deve pensar em como a escola pode diminuir a sua pegada ecológica e apoiar processos de transformação de valores, atitudes, hábitos e comportamentos para a adaptação e prevenção dos efeitos das mudanças climáticas. 13

Projetos de pesquisa É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico do entorno e do bioma onde está situada a escola e elaborar um projeto de ação. Fazer pesquisa não é um bicho de sete cabeças, é uma questão de atitude, raciocínio e método. SUBTEMAS

O dia da Conferência na Escola: apresentar, debater e escolher Regras da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Apresentação dos projetos de ação - Cada grupo deve apresentar a pesquisa sobre como tornar a sua escola mais sustentável, a partir dos subtemas (Terra, Água, Ar, Fogo). b) Escolha do projeto de ação - A escola deve apontar o que chamou mais atenção durante a conferência e escolher um projeto de ação para cuidar do Brasil com a sua escola como um espaço educador sustentável (aquele que melhor representa a ação assumida pela escola). c) Eleição do delegado e suplente - Estar matriculado em uma turma de 6º a 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental. • Ter entre 11 e 14 anos (no período da Conferência Nacional). • Gostar de debates sobre o meio ambiente. • Comunicar-se bem e ser claro. • Ter participado de maneira significativa no processo da conferência, na construção do projeto e na formação e fortalecimento da Com-Vida.

Grupo de delegados para a Conferência Estadual: processo de seleção Realizadas as Conferências nas Escolas, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ), com apoio da Comissão Organizadora Estadual (COE), fará a seleção do grupo de delegados que participará da Conferência Estadual. Para a seleção dos delegados, serão analisados os projetos cadastrados, onde se verificará a consistência e a clareza, bem como a viabilidade e a coerência da ação com o conceito de escola sustentável e as estratégias usadas para atingir os objetivos. Na seleção, os organizadores estaduais observarão o equilíbrio de gênero (meninos e meninas) e buscarão a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior e de delegados de diferentes etnias e com deficiência (quando houver).

Eleição do projeto Durante a Conferência na Escola, dentre os projetos produzidos pelos grupos, será escolhido aquele que melhor representa a ação assumida pela escola. Os participantes deverão expressar de que forma o projeto escolhido será realizado. Ele deve estar claro e objetivo e, se possível, ser digitado para que todos leiam, entendam a proposta e opinem sobre ela. Registro em fotos Duas fotografias devem ser postadas no site para mostrar como foi a conferência: os debates e a eleição do delegado (essas fotos devem ser de boa qualidade e bem visíveis para mostrar os delegados). Folha de registro Após a realização da Conferência na escola devem ser cadastrados no site juntamente com as duas fotografias e o projeto de ação, que deve ter de duas a quatro laudas.

Cronograma Conferências nas escolas até 31/08/2013 Cadastramento das escolas até 07/09/2013 Conferência Municipal/Regional até 06/10/2013 Conferência Estadual até 25/10/2013 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) de 25 a 29/11/2013

SONHO Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais "verde", implantando uma horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola. O QUE QUEM/ COM QUEM COMO QUANDO OBSERVAÇÕES MATERIAIS E CUSTOS Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade Todos 1. Realizar um diagnóstico na escola/Agenda 21 2. Buscar recursos de parceiros (1.) 3 meses (2.) 6 meses (permanente) 1. Consultar especialistas em caso de mudança de estrutura 2. Elaborar planilha de custos 1. Tintas, pincéis, vassouras, papel, Tornar a escola mais "verde", implantar uma horta e jardinagem. alunos, professores, COM-VIDA e parceiros 1. Utilizar os espaços de forma vertical 2. Implantar uma horta, jardinagem 2.1. Planejamento 2.2Convidar parceiros 2.3 Viabilidade de espécie Ano letivo (permanente) 1. Firmar parcerias para o desenvolvimento do projeto 2. Elaborar planilha de custos 1. kit jardinagem, kit materiais de construção, adubo, esterco, etc Reutilizar/reciclar materiais da escola. COM-VIDA e parceiros 1. Fazer diagnóstico sobre a produção de resíduos na escola e comunidade 2. Planejamento e oficina de formação da gestão dos resíduos sólidos (1.) 3 meses (2.) Ano letivo/ permanente 1. Elaborar planilha de custos 2. Identificar cooperativas e associações de catadores; empresas que trabalham com reciclagem. 1. Cestos de coleta seletiva, placas informativas, etc Criar a COM-VIDA 1. Realizar oficina de COM-VIDA em parceria com os CJs 2. Encontros da COM-VIDA 3. Contruir a Agenda 21 na escola (1.) 1° trimestre (2.) Ano letivo (3) 1. Acompanhar o processo 2. Elaborar planilha de custos 1. Material de consumo pedagógico 24

SONHO Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais "verde", implantando uma horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola. O QUE QUEM/ COM QUEM COMO QUANDO OBSERVAÇÕES MATERIAIS E CUSTOS Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade Tornar a escola mais "verde", implantar uma horta e jardinagem. Reutilizar/reciclar materiais da escola. Criar a COM-VIDA 25

DEPOIS DE REALIZAR A SUA CONFERÊNCIA.... …. É HORA DA ESCOLA FAZER O REGISTRO NO SITE! http://conferenciainfanto.mec.gov.br ou 26

FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 27

FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 28

FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 29

FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 30

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão | Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania | Coordenação Geral de Educação Ambiental Telefone (61) 2022-9192 Emails ea@mec.gov.br / daisy.cordeiro@mec.gov.br Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental | Departamento de Educação Ambiental MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Telefone (61) 2028-1207 Emails educambiental@mma.gov.br / taiana.nascimento@mma.gov.br Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 31