Evolução da Sociedade da Informação em Portugal TSI Trabalho elaborado por: Eduardo Fernandes 22721 Pedro Sá 24138 Universidade Portucalense Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
Advertisements

GEDM, ESTAL, 31/01/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 13, 31/01/2004 > Multimédia em Portugal: >
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Oliveira Digital Apresentação final 3º Período Ana Gonçalves Ana Gonçalves Edgar Ferreira Edgar Ferreira João Ferreira João Ferreira Nelson Ferreira Nelson.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Rede Digital Comunitária Banda Larga para as Zonas Rurais e Perif é ricas | 27 de Fevereiro de 2004 Banda Larga para as Zonas Rurais e Periféricas Rui.
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Administração Financeira III
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
“Guião para Elaboração de Projectos”
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
Iniciativa Europeia de Cidadãos para, à escala europeia, proteger a dignidade da pessoa e da vida humana desde a concepção. One of us | Um de nós Como.
XV Encontro Ericsson / Semanário Económico Mobilidade Crescimento e disponibilidade de espectro José Ferrari Careto
Padrão rede ISDN (ou RDIS)
Sociedade da Informação no Brasil
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
D igita l Estilo de vida Janeiro 2004 vem aí o....
A economia da Regeneração
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A evolução dos computadores
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Logística Empresarial Unidade 7
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Made by Carla Nascimento Índice 1 – Introdução ao site Broadband Bananas 2 –TV Interactiva 3 – Mobile TV 4 – Internet TV 5 – Exemplos do site e.
dos Objectivos à Concretização
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
MOLIN – UM NOVO OLHAR SOBRE A ESCRITA. Objectivo Dinamizar a marca Molin no mercado nacional, apresentando a marca com uma nova imagem, apostando nas.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
APRC – Associação Portuguesa Rede dos Cidadãos – Agosto 2011 “rede dos cidadãos” Rede dos Cidadãos Cidadão: Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos.
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
A evolução dos computadores
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
CONFERÊNCIA "PLANO DE ACÇÃO REGIONAL – ALENTEJO 2020" ÉVORA, 05 MARÇO DE 2013 A ESTRATÉGIA EUROPA 2020 NO CONTEXTO REGIONAL CRESCIMENTO INCLUSIVO CONTRIBUTOS.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1 Estratégia de Lisboa: Ainda uma Oportunidade? Maia, Julho 2005.
Marketing Carlos Freire.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 27/5/2003.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
As inovações que nos fascinam actualmente têm, na sua maioria, uma base informática. Analisando o Futuro da Informática estamos a analisar o nosso próprio.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
Subsistema comercial Subsistema suporte E Tecnologia Subsistema produção.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
A História da INTERNET.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Evolução da Sociedade da Informação em Portugal TSI Trabalho elaborado por: Eduardo Fernandes Pedro Sá Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia

Sociedade de Informação Objectivo – Oferece um potencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência empresarial e da organização social e politica. – Em 1994, o relatório de Bangeman marca a viragem da sociedade da informação na União Europeia.

Situação em Portugal Em 1994, Portugal encontrava-se numa situação bastante precária face à penetração da sociedade de informação. Baixa penetração das telecomunicações, das linhas RDIS e da televisão por cabo; Baixo uso da Internet; Poucos computadores nos lares dos portugueses;

Com o passar dos anos, ou por iniciativas do governo, ou pelas tendências dessas tecnologias, como por exemplo, a adesão de Portugal à União Europeia, vieram ajudar a que as percentagens destas tecnologias começassem a aumentar. No entanto, não era o suficiente para nos colocar numa situação de desenvolvimento tecnológico não permitindo assim acompanhar a evolução da União Europeia.

Portugal e o Novo Milénio Com a chegada do novo milénio a União Europeia traçou objectivos na aposta da sociedade da informação. No entanto essa expectativa de avanço tecnológico acabou por não acontecer devido a uma hesitação operacional agravado pelo inicio das dificuldades orçamentais, que por sua vez afectou Portugal.

Várias foram as iniciativas feitas pelos Governos que governaram Portugal, no entanto por falta de capacidade ou pelas dificuldades inerentes na sociedade, o nosso país só apresenta uma percentagem significativa no mundo das redes móveis e da banda larga colmatando o atraso, no entanto todas as outras tecnologias vieram a apresentar valores percentuais maiores mas nunca correspondendo ao esperado.

Conclusão Neste trabalho analisa-se o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento em Portugal. As estatísticas relativas aos períodos, inicial e final, evidenciam um desenvolvimento significativo em todos os indicadores da sociedade da informação nesse período. Contudo, nos indicadores relativos à rede móvel e ao crescimento da banda larga, Portugal recuperou o atraso e juntou-se ao grupo dos países desenvolvidos. Noutros indicadores persistiu o atraso. A Cimeira de Lisboa que projectou o país para além fronteiras, foi uma oportunidade perdida, em virtude de não ter sido seguida pela concretização empenhada dos poderes políticos, nos caminhos apontados naquele documento. No período 2000 a 2005, prometeu-se muito em termos de planos de acção e realizou-se pouco. Certamente, muito abaixo das expectativas criadas.