Colégio Adventista de Diadema

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Advertisements

Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Prof. Everton da Silva Correa
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Conceitualização e Mensuração
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Conceituação de História
Tipos de Tutoria.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Pesquisa: Conceitos e Definições
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Quinhentismo – Literatura Brasileira
União dos Escoteiros do Brasil
Introdução ao Estudo da História
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A construção da história
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Introdução ao Estudo da História
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Introdução ao estudo da História
Introdução ao Estudo da História
A Psicologia ou as Psicologias
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Introdução ao Estudo da História
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA
Karl Marx e a Sociologia
NUPESCO REUNIÃO PAUTAS PARA A REUNIÃO  DISCUTIR SOBRE A DISSERTAÇÃO DA PROFA. SILVIA MATUMOTO;  CONTINUAR DISCUSSÃO DO TEXTO DE KARL MARX.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
O que é metodologia científica? Aluno/a (pesquisar e sistematizar)
Persistência histórica de dados
AVALIAÇÃO.
O texto e suas propriedades 1ª parte
Reflexões sobre Produção Textual
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Para estudar o passado, o historiador procura identificar dados e informações em fontes de diversas naturezas. FONTES ESCRITAS: cartas, jornais, inscrições.
“Um país se faz de homens e livros”
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
dissertativo-argumentativo
Prof. Hemerson Calabreze 1.  Dentro de uma garrafa, cheia de um líquido nutritivo, cai um micróbio. O micróbio se alimenta, cresce e se divide em dois.
Transcrição da apresentação:

Colégio Adventista de Diadema “História” Colégio Adventista de Diadema

Prof° Fabio S. Cerqueira

Porque estudar História?

Porque estudar Historia “A História pode não ser a mais importante das disciplinas, mas sem duvida alguma, ela é fundamental para o entendimento da vida e dos acontecimentos sociais do presente, passado e dos que virão futuramente.”

Porque estudar Historia Utilizo da filosofia de Karl Marx para mostrar com mais clareza o quanto esta disciplina é fundamental em nossa vida: “Os homens fazem a história, só não sabem que a fazem…”

Porque estudar Historia Todos os seres humanos vivenciam a História, todos contribuem para a formação da mesma, mesmo que não saibam, mas nós a fazemos, nós somos os fatos. Só depende de você para sua participação na História ser lembrada, e ser tomada como importante

Porque estudar Historia Portanto, não crie um conceito equivocado a respeito do estudo da História, pois, somente com ela você conseguirá ter um entendimento melhor de tudo o que está acontecendo no cenário político e social de nosso país.

Porque estudar Historia Assim perceberemos que o estudo da História é necessário para o conhecimento e formação humana, intelectual e social de nós seres humanos pensantes e reflexivos.

Sub. 2 “ As fontes Históricas e a Leitura do Passado” As obras produzidas pelos historiadores se fundamentam na análise e interpretação de fontes históricas. Até pouco tempo, acreditava-se que a História só poderia ser entendida mediante o estudo de documentos escritos.

As fontes históricas, também chamadas de documentos, registros ou vestígios, são tudo o que é produzido por seres humanos, em diferentes épocas e lugares . Hoje existem estudos que utilizam diferentes fontes, como relatos orais, obras de arte, mitos e vestigios, entre outros.

Em relação ás sociedades sem escrita, que, por muito tempo, foram vistas de maneira preconceituosa pelos pesquisadores, atualmente vários estudos tem por objetivo analisar seu passado com base em fontes arqueológicas. É preciso ter em vista que o valor que se dá a uma fonte histórica depende muito da época em que ela é utilizada

Atualmente, um dos mais importantes documentos da história do Brasil é a carta de Pero Vaz de Caminha, considerada por muitos a “certidão de nascimento” de nosso país. Variadas fontes podem ser analisadas, sejam elas escritas ou não, mas o importante é levar em conta os contextos de sua produção, que envolvem os questionamentos sobre os propósitos de quem as elaborou e de quem as interpreta.

Sub. 3 O estudo da História é importante para entendermos como alguns indivíduos, grupos ou setores da sociedade se mantêm no poder e, assim, garantem seus privilégios. No estudo do processo de independência do Brasil (1822), você já deve ter estudado alguns aspectos da participação de Dom Pedro I. Ele foi considerado o grande responsável por esse acontecimento, e a maneira como ele foi representado em muitos momentos de nossa história nos leva a pensar que não houve a participação de outros setores da sociedade da época.

Sub. 4 Em muitas sociedades, adotou-se o tempo CÍCLICO, isto é, aquele em que o fim é sempre um novo começo. Mas existe também a concepção de tempo LINEAR, segundo a qual existe um início para o mundo, e a História caminha (em um tempo que não volta) para um único fim.

Sub. 5 Outra importante área de estudo, é a dos calendários, elaborados pela maioria das sociedades humanas. Os calendários foram organizados a partir das experiências de diferentes sociedades. Assim, existiram (e ainda existem) muitos calendários construídos com base em diferentes religiões.

.