Do discurso da ditadura à ditadura do discurso Uma análise da reduzida diversidade da grande mídia brasileira e das causas desse fenômeno Por Marcel Gomes e Maurício Hashizume
Vamos montar um empresa jornalística?
Jornalismo: atividade de foro público
Jornalismo (público) X Empresa capitalista
Algumas categorias Do Jornalismo Interesse público Honestidade intelectual Independência crítica Da Empresa Interesse privado Obtenção de lucro Competição
Alguns conflitos 1)Posse da empresa (dos meios de produção) Interesses políticos Interesses econômicos Interesses culturais 2) Sustentabilidade da empresa Publicidade Venda em banca/assinatura Apoio institucional
1) Posse da empresa Rádio e televisão: o coronelismo eletrônico
Segue... Jornais e revistas: empresas familiares O Estado de S. Paulo, Folha, Veja, Zero Hora, Isto É, Estado do Maranhão, O Globo, Época A entrada do capital estrangeiro A lei dos 30%
Jornalismo em tempos neoliberais A editora Abril e seu projeto político e econômico O fim do jornalismo como vocação A reportagem da revista Veja
Algumas alternativas para a diversidade Internet Rádios comunitárias