Do discurso da ditadura à ditadura do discurso Uma análise da reduzida diversidade da grande mídia brasileira e das causas desse fenômeno Por Marcel Gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MonaVie na Mídia.
Advertisements

Curso de Difusão Cultural
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
MonaVie na Mídia. TV Jornal Hoje (GLOBO) – Julho 2009.
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
Estudos da comunicação midiática
TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Nova Ordem Mundial O fim da Guerra Fria, a crise dos “estatismos” e crise do modo capitalista.
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
Tópicos Especiais em Comunicação II
JORNALISMO CORPORATIVO
Campanhas eleitorais abril 2012.
6 anos de atuação no mercado brasileiro 29 prêmios de jornalismo Sedes em Porto Alegre e Brasília Em 2007, sede em São Paulo e correspondentes em.
Assessoria de Imprensa História
As características de um jornal on-line
Vejam como diferentes jornais E REVISTAM noticiariam
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
O Brasil que se vê Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Textos Informativos: – Cinema – história do cinema Conjunto de títulos que merecem ser vistos Contexto.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Um grande gênero jornalístico
A Indústria Cultural no Brasil
A notícia.
A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira, 13 de abril de 2012.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Consertando o Mundo....
1 Investimento ZERO: Você não investe nada. Diferente das mídias tradicionais como rádio, televisão, revistas, panfletagem, outdoor, etc.. Nesses casos,
Os Media em Portugal Informação complementar. Inserções publicitárias.
Como funciona a imprensa
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
Última Hora Samuel Wainer.
Como Pesquisar e Resolver Sozinho José Antônio Rosa.
O que é Assessoria de Imprensa
WINE WEEKEND São Paulo Festival 2013 Um final de semana inesquecível que vamos repetir em Negócios, prazer e conhecimento num mesmo local De 25 a.
TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana
VEJA O P DE PROMOVER NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Produção de Texto SARESP 2011
BALANÇO DE MÍDIA Relatório Mensal Rio de Janeiro | Agosto de 2012.
MÍDIA I Professor Gil de Freitas SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC.
Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:
BALANÇO DE MÍDIA Relatório Mensal Rio de Janeiro | Setembro de 2012.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Sociedade Tecnologia e Ciência TIS 4 UFCD7 – RA4 Luís Manuel Moreno da Costa 1.
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quarta-feira, 29 de Abril de 2015.
Beatificação de Bárbara Maix
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Comunicação Social Ética Jornalística Docente: Maria.
Trabalho Case Campanha Nome: Aline Camilo série:1PPN.
Comunicação Comparada
Sobre o sistema de Avaliação AV1 E AV2
Rádio Comunitária e a influência da Política Alun: Renan Faustino DISCURSO DA MÍDIA ELETRÔNICA – 2013/1 Pós Graduação UniBH Prof. Marcilio Lana.
MÍDIA KIT Drauzio Varella Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em Foi um dos fundadores do Curso.
DIREITO E JORNALISMO EMPRESA JORNALÍSTA Conceito Características Base legal.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira, 30 de Abril de 2015.
Projeto de Territorialização da Saúde em Porto Alegre/RS: uso de aplicativo de georreferenciamento e do Observatório da Cidade de Porto Alegre como ferramentas.
ROSA, Rosana. Mídia e terceiro setor: advocacy social e agenda compartilhada. Disponível em s2010/GT5/GT5_Rosane.pdf
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
MESA REDONDA COMUNICAÇÃO E SAÚDE
OS DONOS DA MÍDIA NO BRASIL
Transcrição da apresentação:

Do discurso da ditadura à ditadura do discurso Uma análise da reduzida diversidade da grande mídia brasileira e das causas desse fenômeno Por Marcel Gomes e Maurício Hashizume

Vamos montar um empresa jornalística?

Jornalismo: atividade de foro público

Jornalismo (público) X Empresa capitalista

Algumas categorias Do Jornalismo Interesse público Honestidade intelectual Independência crítica Da Empresa Interesse privado Obtenção de lucro Competição

Alguns conflitos 1)Posse da empresa (dos meios de produção) Interesses políticos Interesses econômicos Interesses culturais 2) Sustentabilidade da empresa Publicidade Venda em banca/assinatura Apoio institucional

1) Posse da empresa Rádio e televisão: o coronelismo eletrônico

Segue... Jornais e revistas: empresas familiares O Estado de S. Paulo, Folha, Veja, Zero Hora, Isto É, Estado do Maranhão, O Globo, Época A entrada do capital estrangeiro A lei dos 30%

Jornalismo em tempos neoliberais A editora Abril e seu projeto político e econômico O fim do jornalismo como vocação A reportagem da revista Veja

Algumas alternativas para a diversidade Internet Rádios comunitárias