Reunião Transportadoras – 2010

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Transcrição da apresentação:

Reunião Transportadoras – 2010

Nosso objetivo é “zero acidente” PROPOSTA A segurança rodoviária deve fazer parte da atividade da empresa de transporte e não deve ser uma atividade a parte É crescente a preocupação e forte a atuação da companhia no combate aos acidentes de trânsito, que afetam: - diretamente seus colaboradores - prestadores de serviços - sociedade - o meio-ambiente - a imagem institucional da empresa Nosso objetivo é “zero acidente”

Identificar as variáveis do transporte MÉTODO Solução inicialmente aplicada para a segurança, mas preparada para abranger produtividade, qualidade e economia no transporte de cargas Identificar as variáveis do transporte Medir eventos Gestão de riscos Motorista Cliente Horário Duração Percurso Frota Registros multas Registros incidentes Registros acidentes GESTÃO = NORMATIZAR + MEDIR + RESPONSABILIZAR E COMPENSAR transportador motorista veículo viagem

Tecnologia de telemetria Contratos de Transporte MODELO DE GESTÃO O elemento foco do projeto é o homem. Definir normas de conduta, medir sua prática, responsabilizar e recompensar e gerir continuamente o processo, é a formula para a obtenção de resultados…… Gestão de riscos Gestão = normatizar + medir + responsabilizar e compensar transportador motorista veículo viagem Tecnologia de telemetria Motorista Transportador Normas de GR Política Contratos de Transporte

INSPEÇÕES E AUDITORIAS DPAB PROCEDIMENTOS GERIR O modelo de Gestão do Transporte deverá abranger aspectos relacionados a Segurança da viagem e logística, inclusive controle o da temperatura. INGRESSO ANTES VIAGEM FIM Motorista Veículo Transportador Motorista se apresenta Check list veículo Aferição do Thermo King Check list Rastreador e Telemetria Telerisco Tacógrafo Verificação da documentação necessária para carregamento Orientação quanto às Normas Orientação do Rotograma Relatório de Desempenho -Motorista -Veículo -Transportador -Status documentação Análise de Eventos Monitoramento -Logística e Riscos -Controle de Temperatura Central de Operações -Atendimento de Sinistros -Sinistro On Line -Averiguação de Sinistros Transportador Analista de Riscos Analista de Riscos Safey Officer DPA Safey Officer DPA INSPEÇÕES E AUDITORIAS DPAB

ELEMENTOS DA GESTÃO DE RISCOS 18 MACRO AÇÕES NECESSÁRIAS DO PROJETO Consulta de antecedentes criminais (Pamcary) Exame anual de saúde ocupacional (1) Campanha interna de prevenção de acidentes Treinamento: direção defensiva (20 horas/ano) e curso em empresa credenciada (CETTEB / FABET) Programa interno de incentivos (política de bônus & penalização) Reuniões mensais de alinhamento com motoristas Contrato assinados e política de gestão de riscos definida Motorista Transportador Construir a Competência Auto check realizado pelo motorista antes da viagem Inspeção veicular anual em empresa credenciada (Inmetro) Manutenção preventiva (laudo responsabilidade e nota fiscal) Programa de renovação da frota Veículo ELEMENTOS DA GESTÃO DE RISCOS Viagem Limite de horas de direção Rotina de descanso e pernoites Eliminação dos pontos inseguros nas rotas (rotograma) Inspeções de tacógrafos (Inmetro) e relatórios de telemetria Acompanhar Tecnologia on-board instalada em 100% dos veículos (Telemetria) Monitoramento do comportamento dos motoristas durante a viagem e status das entregas Ações corretivas imediatas Tecnologia (1). Eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria (repouso acústico por um período de 12:00 horas antes do exame - não dirigir caminhões), acuidade visual, glicemia de jejum (jejum das 20:00 horas do dia anterior até o exame) e exame médico ocupacional.

CRONOGRAMA E ESTRATÉGIA IMPLEMENTAÇÃO Janeiro - Março/2010 Março-Abril/2010 Abril-Setembro/2010 Setembro-Dezembro/2010 REUNIÃO DE ALINHAMENTO VISITAS E APRESENTAÇÃO INTEGRAL DAS NORMAS MAPEAMENTO DAS OPERAÇÕES, ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO E CRONOGRAMA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO E AUDITORIAS MONITORAMENTO MOTORISTAS E AUDITORIAS Apresentar o Projeto Rumo Seguro: Acidentes Objetivos Estratégias Cronograma Apresentar as Normas e Procedimentos de Prevenção de Acidentes DPAB Mapear a operação atual e os gaps em relação aos 18 macro ações previstas pelo Projeto Rumo Seguro Processo de Implementação do Projeto e 1ª auditoria Inicio da monitoramento do desempenho dos motoristas e auditorias de comprovação de atendimento do Projeto

BACKUP

Incidentes / Acidentes MÉTODO Reduzir os incidentes significa possibilitar a extinção dos acidentes e suas consequências… Medir eventos Registros multas Registros incidentes Registros acidentes Lesão séria ou incapacidade 1 Lesões leves 10 Danos à propriedade 30 Necessário registrar 100% dos incidentes e acidentes rodoviários através do 0800 Pamcary Prevenção Incidentes (não pessoais e/ou materiais) 600 Proporção Frank Bird Incidentes / Acidentes

NORMATIZAR A) Velocidade controlada B) Aceleração e manobras bruscas São limites aceitáveis “> 11,0 km/h/s e > 10,0 km/h/s” (parametrizável). C) Jornada de trabalho Permitido executar 8 horas de trabalho por dia com paradas intermediárias de três descansos de 40 minutos a cada três horas de direção. Não contabilizado os horários das refeições.

MEDIR A) Atributos da tecnologia Telemetria MEDIR Identificação de condutores Registro das velocidades mínima, média e máxima Registro de velocidade na chuva Registro de velocidade em curvas Registro de velocidade em pontos críticos Advertência (bip ou led) e SMS Registros de anomalias na condução do veículo Registro de acelerações em três dimensões SEGURANÇA Velocímetro/Acelerômetro Teclado Software de Gestão Hodômetro Registro da data e hora de início de cada viagem Controle preciso dos atrasos (partidas ou em trânsito) Tempo padrão da viagem e cálculo do tempo médio Registro de tempos intermediários entre paradas Gerar informações sobre atrasos Registro de distância percorrida entre trechos, origem x destino Registro da temperatura do baú Tacômetro (RPM) LOGÍSTICA GPS / GPRS* Sensores / atuadores ECONOMIA Registro de tempo de marcha lenta Medição da rotação do motor Informação de KM dos veículos, identificando revisões por KM Registro de abertura de portas Integração com softwares Telemetria * Comunicação GPRS, Geoposicionamento por GPS e Monitoramento de eventos e emissão de relatórios

RESPONSABILIZAR E RECOMPENSAR A) Consequências RESPONSABILIZAR RECOMPENSAR Obs. exemplo de uma política a ser adotada pela transportadora B) Recompensar Classificação e premiação dos melhores motoristas, conforme política interna.

Consumo médio de Diesel em marcha lenta = 3 l/h DETERMINAÇÃO CONSUMO DIESEL Em função da rotação X X X 3 2 X 1 X X 3 2 1 Maximo de potencia Maximo de momento Consumo mínimo 340 g/kwh 290 g/kwh 17% Consumo médio de Diesel em marcha lenta = 3 l/h 1 35X290/850= 11,94 litros por hora 2 41X300/850= 14,47 litros por hora 3 44X340/850= 17,60 litros por hora 2,53 l/h 5,66 l/h Diesel = 1 litro / 850g

(85% do investimento em telemetria) BENEFÍCIOS TELEMETRIA 2,53 x 5 = 12,65 5,66 x 2 = 11,32 3,00 x 9 = 27,00 50,97 Litros (13 dias) = 50,97 X R$ 1,90 = R$ 96,84 (1 ano) = R$ 2.719,00/veículo (85% do investimento em telemetria) Performance do Motorista

Tolerância Humana para forças externas (Mental e condições físicas) NORMAS E MODELO DE SEGURANÇA – ISO 39001 Tráfego seguro Em desenvolvimento Jornada segura Velocidade segura Data Prevista Publicação 31-05-2011 Veículo seguro Rodovias seguras Usuário seguro Conhecimento Competência Prontidão Tolerância Humana para forças externas (Mental e condições físicas) Fonte: Swedish Road Administration

TREINAMENTOS MOTORISTAS CURSOS Desenvolvimento Interpessoal Custo no Transporte Direção Econômica / Condução Eficaz Mecânica Básica Gestão da Qualidade e Meio Ambiente Legislação do Transporte Rodoviário de Cargas Legislação de Trânsito Responsabilidade Civil e Penal no Trânsito e Contrato de Seguro Interpretação de Mapas e Guias Rastreamento Satelital e Celular Manutenção e Gerenciamento de Pneus Saúde do Motorista e Drogadicção Direção Segura e Inteligente (Defensiva) Tipos e Diagnóstico dos acidentes Por que é fácil tombar um caminhão Sonolência Excessiva Normas do Projeto Rumo Seguro - DPA

Incidentes / Acidentes MÉTODO Reduzir os incidentes significa possibilitar a extinção dos acidentes e suas consequências… Medir eventos Registros multas Registros incidentes Registros acidentes Lesão séria ou incapacidade 1 Lesões leves 10 Danos à propriedade 30 Necessário registrar 100% dos incidentes e acidentes rodoviários através do 0800 Pamcary Prevenção Incidentes (não pessoais e/ou materiais) 600 Proporção Frank Bird Incidentes / Acidentes