CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
Advertisements

Universidade Federal do Ceará
FACULDADE METROPOLITANA
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
Business Intelligence
Reunião Administrativa
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Desempenho Acadêmico Graduação
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Censo da Educação Superior
As avaliações e bases de dados do INEP
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
BI UERJ Desempenho Acadêmico Graduação Treinamento Felipe Ferreira Março-2010.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Aula Inaugural.
+ 26/04/2011 Atenção Por problemas de saúde, o Prof. Luis Fernando faltará essa semana. Dessa forma, a seguinte atividade será aplicada por outro professor:
VANTAGENS E DESVANTAGENS
29/10/2014. Tutorial DGA/Setor de Matrícula EaD Aproveitamento de Processo Seletivo.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
Heisei ano 23 (2011) Orientação sobre o caminho a seguir após o ginásio Obrigado pela presença na reunião de hoje!
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
PREG/UFSC – BRASIL, SC, OUTRAS IES PÚBLICAS: MATRÍCULAS, VAGAS, EGRESSOS e ACESSO MUDANÇAS 2010/11 MEC 2009: ampliar expressivamente as vagas nas IES públicas,
Universidade Federal de Itajubá
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Novas regras para trancamento de matricula
Censo da Educação Superior 2015
Instruções Bolsa Permanência
UnB & CenSup V ENCES Brasília, Novembro/2015. UnB & CenSup A UnB Métodos de preparação e envio de dados ao Censo da Educação Superior.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação.
2016 CAMPUS EIRUNEPÉ CALENDÁRIO ACADÊMICO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO MAIO
22 de novembro de 2010 Professores e estudantes, Nós, estudantes de Enfermagem da UNICAMP, da turma XXXII e demais aptos a cursar a Disciplina EN504 -
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Censo da Educação Superior 2015 Treinamento
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Brasília-DF | Abril de 2016.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO 01 – Confraternização Internacional – Feriado Nacional 04 a 31 – Férias Docente (28 dias) 05 a 29 – Período de matrícula nos.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015

Vagas 1. A IES X faz apenas um processo seletivo por ano. O curso de economia teve início de funcionamento no ano de 2014 e tem duração mínima de 4 anos. Todas as vagas autorizadas de 2014 foram oferecidas. Com base nas informações abaixo, preencha o quadro de vagas. Vagas autorizadas em 2014: 120 vagas novas (60 no turno matutino e 60 no vespertino); além das vagas autorizadas, mais 10 do ProUni (todas oferecidas no turno matutino). 2/23

Vagas 3/23

Vagas 2. A IES Y faz apenas um processo seletivo por ano. O curso de pedagogia teve início de funcionamento no ano de 2014 e tem duração mínima de 4 anos. Todas as vagas autorizadas de 2014 foram oferecidas. Com base nas informações abaixo, preencha o quadro de vagas. Vagas autorizadas em 2014: 2500 vagas para o Programa Parfor para serem oferecidas a professores de diversos municípios (turno noturno); 100 vagas novas (turno matutino). 4/23

Vagas 5/23

Vagas 3. A IES Z faz apenas um processo seletivo por ano. O curso de contabilidade tem duração mínima de 4 anos e sempre foi oferecido no turno noturno. A instituição ofereceu TODAS as vagas que tinha direito. Vagas autorizadas em 2014: 150 vagas; além das vagas autorizadas, mais 12 do ProUni. Histórico das vagas de contabilidade nos últimos 4 anos (todas foram oferecidas): 5 alunos faleceram; 20 alunos foram jubilados; 40 alunos se desligaram; 15 alunos pediram transferência para outra IES; 30 vagas nunca foram ocupadas por falta de demanda. 6/23

Vagas 7/23

Vagas, Inscritos e Ingressantes 4. A IES W realiza um processo seletivo (vestibular) em dezembro de 2013 para ocupar as vagas de 2014 autorizadas para o curso de administração que tem prazo mínimo de integralização de 4 anos. Quando a instituição não preenche todas as vagas em um ano ela só as oferece no ano subsequente. Vagas novas oferecidas: 300; Total de inscritos: 450; Total de ingressantes: 250; Efetiva as matrículas dos alunos em dezembro de 2013; Início das aulas: 03/02/2014 8/23

Vagas, Inscritos e Ingressantes Qual o semestre e ano de ingresso dos alunos? 01/2014 9/23

5. A IES K realiza dois processos seletivos por ano, nos quais, para o aluno ingressar na instituição é considerado tanto a nota do vestibular como a do Enem. O curso de agronomia tem duração mínima de 5 anos e é sempre oferecido no turno noturno. A instituição ofereceu TODAS as vagas que tinha direito e todas foram preenchidas. Vagas autorizadas em 2014:  100 vagas autorizadas (turno noturno – metade em cada semestre);  10 vagas, além das vagas autorizadas, do ProUni (metade em cada semestre). Histórico das vagas de agronomia no 1º semestre de 2014:  10 alunos, ingressantes de 2014, se desligaram da IES  A IES ofereceu essas vagas no 2º semestre para portadores de diploma e todas foram preenchidas. Histórico das vagas nos últimos 5 anos:  10 foram jubilados;  25 se desligaram;  10 vagas nunca foram ocupadas por falta de demanda. Vagas, Inscritos e Ingressantes 10/23

Vagas, Inscritos e Ingressantes 110 ingressantes 55 ingressantes 11/23

6. No 1º semestre de 2014, um aluno, vinculado a um curso de engenharia elétrica, estava estudando na Alemanha pelo programa Ciência sem Fronteiras. No 2° semestre, ele volta a sua IES de origem e conclui o curso no 2° semestre. Como este aluno deve ser informado no Censo em relação à mobilidade acadêmica? Qual sua situação de vínculo? Mobilidade Acadêmica 12/23

Mobilidade Acadêmica 13/23

7. A docente Maria Clara atuou durante todo o ano de 2014 como coordenadora do curso de estatística e por isso não ministrou aulas. Como os campos abaixo devem ser preenchidos? Docente 14/23

Docente 15/23

8. A IES Y admitiu um docente com dedicação exclusiva em 1º de fevereiro de 2014 para ser coordenador do curso presencial de Engenharia e ministrar aulas de cálculo neste curso. No entanto, ele se desligou da instituição em 7 de março do mesmo ano. Neste cenário, o que deve ser respondido nos campos abaixo: Situação do Docente: Regime de Trabalho: Atuação do Docente: Docente em exercício em 31/12?: Docente (a) Esteve em exercício; (a) Tempo integral com DE; (b) Ensino em curso de graduação presencial; (h) Gestão, planejamento e avaliação. (b) Não. 16/23

9. A IES Q admitiu um docente em 1º de janeiro de 2014 para trabalhar em pesquisa e extensão. Seis meses depois ele foi afastado por motivo de saúde. Neste cenário, o que deve ser respondido nos campos abaixo: Situação do Docente: Atuação do Docente: Docente em exercício em 31/12?: Docente (a) Esteve em exercício (f) Pesquisa; (g) Extensão; (b) Não 17/23

10. A IES X atrasou seu calendário acadêmico do ano de 2013 terminando seu segundo semestre letivo em 25 de janeiro de O docente João ministrou aulas para o curso de biologia até essa data e, em seguida, foi afastado para qualificação. O 1º semestre de 2014 começou no dia 10 de março. Nesta circunstância, este professor deve ser informado como docente em exercício no Censo de 2014? Docente Resposta: NÃO. 18/23

11. Por que o botão de “vincular curso” não está ativo? Docente Resposta: porque nenhuma das opções de ensino (sequencial, presencia e a distância) estão selecionadas. 19/23

12. Observe a situação dos dois cursos abaixo Curso e Aluno Por que os cursos “ABI – LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA” e “ABI – FILOSOFIA” não aparecem na lista de cursos na hora de vincular aluno ao curso? Resposta: porque o curso está com a validação de dados pendente e o curso é um curso novo. 20/23

13. Um aluno ingressou no curso de estatística, turno noturno, em 03/02/2014. Cursou o primeiro semestre e, no segundo, solicitou transferência para o curso de artes cênicas. Ingressou nesse novo curso, também no turno noturno, no dia 04/08/2014 no qual cursou até o fim do ano. Tendo em vista que se deve informar ao Censo a última situação de vínculo do aluno no curso, como deve ser informada a situação desse aluno nesses dois cursos? Curso e Aluno 21/23

Curso e Aluno 22/23

Obrigada! (61) (61) (61) (61) /23