Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS MÍDIAS SOCIAIS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dilemas da Prática: Inclusão de Crianças e Adolescentes com Deficiência PFDC Brasília - DF Claudia Werneck dezembro 2008 Buenos Dias, És um plazer.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PROJETO DE PESQUISA Observatório Econômico de Diadema
Rafael Donisete Bombonati 2009
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Programa aluno pesquisador
Divulgação e disseminação de conhecimento
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
São Bartolomeu Vivo.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Economicamente Viável, Socialmente Correto?
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
QUÍMICA VERDE.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Estágio Supervisionado X
Geomorfologia e Planejamento
Programa Usos dos recursos naturais
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Sustentabilidade.
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS EM DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS PRH-ANP/MCTI Nº 36 Coordenador: Prof. Dr. Yanko Marcius de Alencar Xavier.
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
A Evolução da Tecnologia
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Ilha Grande, 26 de abril de 2008 Muito OBrigada! Projeto.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
PAPESCA - Histórico ESCOLA MUNICIPAL DE PESCADORES Disciplinas do “Núcleo Comum”:  Matemática;  Português;  Ciências…. Disciplinas complementares:
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
CTR Nova Iguaçu.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Transcrição da apresentação:

Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009 PROJETO DE PESQUISA “Os Projetos Sociais e Ambientais da Petrobrás na Amazônia” Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009

Introdução Este trabalho tem como objetivo mostrar a história do petróleo no Brasil e a da Petrobrás. Buscar informações das implantações para a exploração da Petrobrás na Amazônia. Demonstrar os projetos ambientais e sociais que são desenvolvidos para a preservação da floresta e o desenvolvimento da região.

Objetivo específico: O objetivo deste trabalho é certificar se os aspectos sociais e ambientais estão mesmo sendo cumpridos e ver quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos e se eles estão trazendo alguma evolução para a sociedade local.

Justificativa: A Amazônia é a principal floresta tropical úmida do mundo, a maior reserva de diversidade do planeta Terra, onde há um interesse mundial para a sua preservação. A Petrobrás por ser uma empresa que lida com materiais tóxicos é muito importante de que vários cuidados sejam tomados. Também em relação à sociedade que vive na região com taxas elevadas de analfabetismo, altos índices de desemprego e pobreza por ter pouca oportunidade de emprego, por se tratar de uma região desindustrializada a população não tem como conseguir um bom emprego e muitas delas acabam sem acesso, sendo essa uma área que necessita de uma atenção especial.

Metodologia: A metodologia utilizada foi exploratória, pois a pesquisa buscava mostrar como a Petrobrás busca amenizar os impactos da instalação de uma petrolífera na região amazônica, fazendo com que não ocorra nenhum desastre ambiental e contribuindo para a população daquela região. Foi realizado uma pesquisa dos principais projetos sociais e ambientais, mostrando qual a importância da Petrobrás para a melhora da educação, emprego, tecnologias e preservação.

Estrutura do Trabalho: A história do petróleo e a criação da Petrobrás e suas subsidiárias; A descoberta e a exploração do petróleo e gás na Amazônia; Análise do desenvolvimento dos projetos ambientais e sociais.

Principais Resultados: A Petrobrás é uma das maiores petrolíferas do mundo e acredita que por utilizar os recursos da natureza tem a obrigação em contribuir para a melhoria de vida da sociedade e para a melhoria do meio ambiente. Assim ela investe em projetos para a preservação da natureza e o desenvolvimento social.

Principais Resultados: Projetos Ambientais: Workshops com cientistas nacionais especialistas na Amazônia; Projetos de reflorestamentos, para as áreas desmatadas para a implantação da petrolífera; Criação do orquidário e de um viveiro para as espécies de plantas que são importantes para a região e que são retiradas da área para que essas possam proliferar e não se extinguir; Criação do Parque de Resíduos para que possa ser feito todos os tratamentos necessários dos resíduos químicos.

Principais Resultados: Projetos Sociais: “Projeto Alfabetização Solidária”, que oferece ensino para jovens e adultos nas cidades próximas a petrolífera; “Projeto Samaúma”, que junto com o Senai oferece cursos profissionalizantes e o combustível para chegar até as escolas para as comunidades da calha do médio Amazonas; “Projeto Inter-Ação”, que busca alternativas para a geração de emprego e renda, e oferece programas de questões sociais, econômicas e ecológicas;

Principais Resultados: “Projeto Escola Esperança”, que tem parceria com o SESI e tem o objetivo de aumentar o índice de escolaridade dos trabalhadores; “Convênio com o Centro Social”, uma pequena indústria de panificação que beneficia crianças e adolescentes excluídos; “Convênio com Amarn”, que adquire uma parte da produção artesanal confeccionada pelas índias da associação.

Referências Bibliográficas: Petrobras. 1989. Diretrizes Gerais de Gerenciamento Ambiental da PETROBRAS: Plano Diretor de Gerenciamento Ambiental para a Região Amazônica. Relatório Interno, DESEMA, 498/89. ELABORE. 2006. Otimização dos Aspectos Sócio-Ambientais e Físico-Espaciais da Província Petrolífera de Urucu. Relatório de Consultoria Técnica, Brasília.

Referências Eletrônicas: Petrobrás. Disponível em: <http://www2.petrobras.com.br/portal/meio_ambiente.htm>, Link URUCU. Acesso em 20.11.2008 AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.amazonia.org.br/busca/avancada_act.cfm>. Acesso em 20.11.2008 PIATAM – Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia. Disponível em: <http://www.piatam.ufam.edu.br/>. Acesso em 24.10.2008 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 03.12.2008

Referências Eletrônicas: IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/>. Acesso em 20.11.2008 ANP – Agência Nacional do Petróleo. Disponível em: <http://www.anp.gov.br>. Acesso em 21.11.2008 MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://agenciact.mct.gov.br>. Acesso em 21.11.2008 INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Disponível em: <http://www.inpa.gov.br/>. Acesso em 06.12.2008