PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ASSESSORIA PEDAGÓGICA

OBJETIVO Fortalecer as atividades das assessorias pedagógicas junto às escolas estaduais nas dimensões de gestão pedagógica, financeira, jurídica, administrativa e pessoal

PROCEDIMENTOS Acessar o GPO no Sistema SigEduca INTRODUÇÃO: Apresentar a justificativa do plano de ação das Assessorias Pedagógicas, contendo objetivos, metodologia e avaliação do trabalho APRESENTAÇÃO: Composto pelos seguintes itens: Identificação; Equipe Gestora; Conselho Fiscal; Equipe Administrativa

Marco Referencial Marco Situacional Análise geral da realidade: Contexto socioeconômico e educacional da região; Localização da Assessoria Pedagógica; Estrutura Física e condições de funcionamento; Municípios jurisdicionados, habitantes e distância da Assessoria; Quantidade de escolas atendidas; Dificuldades para atendimento e acompanhamento às escolas; Dificuldades da gestão das escolas. Marco Filosófico Corresponde ao ideal geral da instituição: Sociedade que queremos construir; Concepção de Homem/Pessoa Humana que queremos colaborar na formação; Concepção de Educação; Finalidade da Escola e seu papel na sociedade; Concepção de Avaliação.

Marco Referencial Marco Operacional Dimensão Pedagógica Subdivide Dimensão Institucional Dimensão Administrativa

DIMENSÃO INSTITUCIONAL DIMENSÃO ADMINISTRATIVA DIMENSÃO PEDAGÓGICA Como desejamos: Metodologia de trabalho a realizar junto as escolas; Objetivos; Sistemática de acompanhamento (reuniões periódicas, encontros formativos, visita in loco e orientações diversas); Formação continuada (sala de gestores e outros). DIMENSÃO INSTITUCIONAL Relacionamentos profissionais na Assessoria; Relação Assessoria/Escolas; Relação Assessoria/Cefapro; Relação Assessoria/ Municípios; Relação Assessoria/Seduc; Relação Assessoria/ outras instituições. DIMENSÃO ADMINISTRATIVA Estrutura e organização da Assessoria; Gerenciamento e cumprimento dos prazos para a elaboração e encaminhamento de processos; Gerenciamento da rotina; Sistemática de acompanhamento da autoavaliação dos processos de gestão escolar; A Obtenção e Gerenciamento dos Recursos Financeiros; As condições de trabalho; Processo de planejamento participativo da Assessoria.

DIAGNÓSTICO EXTERNO INTERNO Conhecer a realidade das escolas: levantamento de dados através de um Instrumento de pesquisa; Problemas Identificados (dimensões: pedagógica, institucional e administrativa); Causas Prováveis; Estratégias. INTERNO Problemas Identificados (dimensões: pedagógica, institucional e administrativa); Causas Prováveis; Estratégias; Conhecer a realidade da Assessoria: levantamento de dados através de um Instrumento de pesquisa;

Cadastro do CDAP no GER

Observar os decreto nº 1226 de 05/07/12 e nº 1701 de 09/04/13 , selecionar modelo D (CDAP).

Inserir atas de eleição e posse / agência e nº de conta– origem de recurso código 12 )

Módulo GPO – Assessoria Pedagógica – Inserção do PPP , Previsão de Receita, Plano de Ação e Plano de Demanda