ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Conceitos à cerca do Direito
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
O QUE É ÉTICA?.
Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNISAL
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
Ética Profissional A ética e a moral.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Agrupamentos sociais.
O Homem é um ser consciente
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Sociologia
DIREITO E MORAL Teoria do Mínimo Ético (Jeremias Bentham e George Jellinek) Conceito Razão moral cumprida de forma espontânea Conclusão: O Direito não.
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
Ética Ética é a ciência do comportamento moral (costumes, regras, convenções estabelecidas por cada sociedade), dos homens em sociedade. É uma reflexão.
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
CONDUTA PUNÍVEL 1 – CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS:
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
NEGÓCIOS JURÍDICOS Aula 02
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Fato social.
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
Emile Durkheim e o fato social
A Sociedade humana: generalidades
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
Responsabilidades Legais do Engenheiro Civil
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Ética e Responsabilidade Social
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
FILOSOFIA (TEORIA) POLÍTICA
A ÉTICA E O DIREITO O ser humano reclama por mais ética.
Moral e Direito.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Relações do Direito Econômico com os demais domínios normativos.
O Dano Social e as Relações de Direito Privado
O Direito como NORMA.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aula 01 Profª. Maria Lucia Pacheco Ferreira Marques
Ética, moral e direito Aula 3 e 4.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
PODER, DIREITO E MORAL.
DIREITO PENAL AULA 01 Prof. Renato de Lima Castro.
Ética Kantiana.
Consagração dos princípios jurídicos após a CF 88. (força normativa) Através do Poder Judiciário os princípios atingem força normativa Devido ao incessante.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Direito Objetivo e Subjetivo
Ética.
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
JURIDICIDADE E RESPONSABILIDADE.  Obra de referência: OLIVEIRA, Márcio Luís de. A constituição juridicamente adequada: transformações do constitucionalismo.
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo O Direito Penal objetivo é o conjunto de normas penais editadas pelo Estado.
Poderes e deveres do administrador público
Fontesdo Direito de Familia
Norma Jurídica. ETIMOLOGIA  PORTUGUÊS: LEI  LATIM: LEX  ITALIANO: LEGGE  FRANCÊS: LOI  ESPANHOL: LEY  INGLÊS: LAW  GREGO: NÓMOS  S. TOMÁS: LIGARE,
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL A ÉTICA E O DIREITO

ÉTICA X DIREITO Segundo Nalini (2004, p.78): “dentre todas as formas de comportamento humano, a jurídica é a que guarda maior intimidade com a moral, e é com base na profunda vinculação moral/direito que se pode estabelecer o relacionamento ética/Direito”.

FATORES QUE APROXIMAM O DIREITO DA MORAL As Normas Jurídicas e as Normas Morais não são mera recomendação, e sim, mostram-se de maneira imperativa; A moral e o Direito são ligados ao comportamento do indivíduo, modificando-se o conteúdo de sua função social no decorrer da história; O Direito e a moral obrigam conduta aos indivíduos, disciplinando a relação entre as pessoas, através das normas e regras.

FATORES QUE DIVERGEM O DIREITO DA MORAL A moral é interior e o Direito é exterior, ou seja, a moral trabalha com a intimidade e a consciência individual, enquanto a norma jurídica (Direito) não depende da consciência, podendo o ato jurídico ser praticado inconscientemente. Em relação ao Direito, a coação é externa e em relação à moral, a coação é interna. No caso do indivíduo ou grupo descumprir uma situação moral ocorre uma reação da consciência conceituada como remorso ou reprovação social. A moral é mais complexa do que o Direito, pois todo descumprimento à norma jurídica é também um descumprimento à moralidade.

ÉTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL De acordo com Vasquez (2002, p.101): “Existe um pacto entre a ética e o Direito Constitucional, pois obriga uma normatividade complexa, não sendo um mero conjunto de regras jurídicas e sem o núcleo ético, histórico, econômico, político e social, condensado pela constituinte, num preciso momento para a nacionalidade”.

ÉTICA E DIREITO PENAL De acordo com Leisinger (2004, p.90): “quase todo crime é também falta moral, pois ao iniciar a vulneração dos valores protegidos pela comunidade até atingir aqueles mais vitais à subsistência do pacto de convívio, o infrator percorrerá, necessariamente, a área reservada à moral”. Ex: os crimes de homicídio, em que tirar a vida de alguém não é só um crime, mas também é falta de moral, é contra todas as religiões etc.

ÉTICA E DIREITO CIVIL De acordo com Vasquez (2002, p.103): “a moral permeia todo o Direito Civil, principalmente no Direito de Família e no Direito das Obrigações, pois ao obrigar-se, o ser humano vincula-se também moralmente”. No caso do Direito da Família, é vital a presença de fundamentação ética nessa categoria, pois o Direito tem como objetivo confortar e conformar as relações familiares e equilibrar os valores morais.