AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Relação professor/aluno
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo.
Elisa Maria de Assis
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Autoridade se constrói
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
06 DE SETEMBRO DE 2006 FORUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO CCG/CORI/FE/RAC/ACORDE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
Educação no contexto do Trabalho
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Quando falamos em aprender...
O PONTO PRETO.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tecnologia e Educação.
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Construtivismo em Sala de Aula
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Introdução à Prática da Pesquisa I
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Avaliação da Aprendizagem
Oficina de Apropriação de Resultados
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Apresentaç ão. Comunidade de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola, mas que se expande para toda a comunidade.
Concepções de linguagem e ensino de português
Prof. José Roberto Medina
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PLANO DE ENSINO Objetivo Geral: 2º Bimestre 1º Bimestre Objetivos EspecíficosConteúdosProcedimentos MetodológicosAvaliação Trabalho em grupo ( ) Pesquisa.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Elaboração de um Projeto
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009

MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (escola) Avaliação de Sistema

ÁREAS DA AVALIAÇÃO: AVALIÇÃO DO CONHECIMENTO (instrucional) AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO (comportamental) AVALIAÇÃO DE VALORES E ATITUDES (valorativa/atitudinal)

MITOS NA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM ENSINO/APRENDIZAGEM

O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis. O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis.

6 Sucesso ou o fracasso dos estudantes: construção cotidiana

TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO

PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas; Tempos determinados em bimestres, semestres, anos escolares; Ritmos diferentes em tempos iguais; Medidas(avaliação)materializam a desigualdade.

AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA categoria explicativa dos processos que ocorrem em seu interior.

Avaliando o estudante, o professor também se avalia. Indagando o processo de ensino, o professor também indaga o processo de aprendizagem.

DILEMA:

INSTRUIR ?????????????????

ou FORMAR ?????????

incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Avaliar é...

NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige de todos um posicionamento ético e profissional