AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009
MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (escola) Avaliação de Sistema
ÁREAS DA AVALIAÇÃO: AVALIÇÃO DO CONHECIMENTO (instrucional) AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO (comportamental) AVALIAÇÃO DE VALORES E ATITUDES (valorativa/atitudinal)
MITOS NA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM ENSINO/APRENDIZAGEM
O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis. O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis.
6 Sucesso ou o fracasso dos estudantes: construção cotidiana
TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO
PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas; Tempos determinados em bimestres, semestres, anos escolares; Ritmos diferentes em tempos iguais; Medidas(avaliação)materializam a desigualdade.
AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA categoria explicativa dos processos que ocorrem em seu interior.
Avaliando o estudante, o professor também se avalia. Indagando o processo de ensino, o professor também indaga o processo de aprendizagem.
DILEMA:
INSTRUIR ?????????????????
ou FORMAR ?????????
incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Avaliar é...
NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige de todos um posicionamento ético e profissional