Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico Madalena – Ilha do Pico - Açores 10º ano e 12º ano (Física.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO DCJ Solar Racing Team Duarte Cruz Bucho, Carla Carvalho, João Pacheco João Rodrigues, Idalina.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CarroSolar CENFIMOAZ CENFIM - Unidade Orgânica de Oliveira de Azeméis O carro é feito em.
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CENFIMOAZ Professor: Luis Teixeira Alunos: Pedro; Flávio; João CENFIM – Unidade Orgânica.
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ESPBS Alunos: Ana Cristina, Tiago André, Tiago Manuel Professores: João Carneiro Escola.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tecnoteam Cátia Nunes; Daniela Rodrigues e Diogo Cachitas (3º ciclo) Prof. Educação Tecnológica.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “T E A M L A M A S “ – ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA LAMAS –TORRES NOVAS Professores : Arlindo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO LemosMobile Alunos: André Santos, Bruno Almeida, João Marques, Jorge Garcia, Pedro Matos,
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Qualquer coisa com rodas Professor Rui Ricardo Valente Silva Alexei Burnian Cristina Antunes.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO SPEEDER’S Alunos: José Luís Caramona Telmo Teodósio Tiago Cunha Professores: Américo Penedos.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Manuel Domingos Jesus Colégio Internato dos Carvalhos Carvalhos, Porto 9ºano - Área de Projecto Os Iluminados 5+1=6.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “EtapaSolar” Ricardo Monteiro Adelino Pires Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Tugas Alunos: Bruno Gonçalves, Diogo Teixeira, João Neto, Pedro Castro e Wilson Fialho.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO DCJ Solar Racing Team Duarte Cruz Bucho, Carla Carvalho, João Pacheco João Rodrigues, Idalina.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Trolhas 2. Alunos: Tiago, Gonçalo Ferreira, Marta Matos, Luís, João. Professores: Margarida.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Transcrição da apresentação:

Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica Serafim 5 + 3

Carro movido a energia solar que utiliza um módulo com oito células fotovoltaicas. A escolha dos materiais foi centrada na procura de materiais leves, dando preferência aos reutilizáveis/reciclados. Uma das nossas preocupações foi o desenho de um protótipo que tenha uma boa aerodinâmica com baixa resistência ao ar. Os materiais mais leves que encontramos e decidimos utilizar são: as rodas em acrílico, o chassis em fibra de vidro, o veio das rodas em tubo de alumínio e a estrutura exterior em k- line. Os materiais reciclados que serão utilizados na construção: o acrílico e a borracha de cobertura das rodas, papel e plástico transparente na construção do cockpit. Vista lateral do protótipo.

No ensaio das células começamos por colocar um amperímetro em série e um voltímetro em paralelo, para medirmos a intensidade de corrente e a tensão no circuito com a célula fotovoltaica e o motor fornecido pela organização do concurso. Concluímos que quando inclinamos a célula relativamente ao feixe de luz, a potência eléctrica (P=U.I) diminui, porque a célula apanha menos luz o que baixa a intensidade da corrente no circuito. Quando a célula está perpendicular ao feixe de luz, a potência eléctrica vai ser máxima porque apanha mais luz e a intensidade de corrente aumenta. Também verificamos que aumentando a distância à fonte de luz (lâmpada) diminuía a potência eléctrica. Como o painel do nosso protótipo vai circular numa pista e variar a sua posição em relação ao Sol, decidimos que a posição que em que ele recebe mais luz solar é na parte superior do carro na posição horizontal. Ensaio da célula fotovoltaica

Após o desenho do protótipo, escolhemos os materiais para a sua construção que deveriam ser leves, resistentes e, se possível, reciclados. Encontramos para reciclar, as placas de divisórias em acrílico, o papel de uma embalagem de ovos, o plástico transparente de uma embalagem para a cobertura do cockpit e a borracha de uma câmara de ar. Iniciamos a construção do chassis com reforço da estrutura utilizando uma placa de alumínio. Utilizando o programa KiCad desenhamos o circuito com uma fonte de alimentação e bateria de condensadores. Também, planeamos construir um circuito de controlo electrónico da intensidade de corrente fornecida ao motor. Estrutura base do chassi. Circuito da fonte de alimentação

Construção das rodas em acrílico, corte e furagem para perder massa e assim terem menos peso.

Ensaio do motor, da placa de circuito impresso e da roda com o veio em alumínio. Bibliografia: Guia da energia solar – Concurso Solar Padre Himalaya Manual de desenho de circuitos – KiCad Manual de Física e Química – Leis de Newton e Força de atrito Ensaio do motor e foto célula.

Com este projecto aprendemos a utilizar a energia solar como fonte de energia. Como se devem orientar os painéis fotovoltaicos fixos. Aprendemos conceitos sobre construção de circuitos eléctricos e eléctrónicos e utilizamos um programa informático para desenho dos circuitos impressos. Aplicamos os conhecimentos sobre as leis de Newton ao decidirmos que o carro deve ser construído com materiais leves para que a força aplicada pelo motor provoque uma maior aceleração no carro. Também utilizamos os conhecimentos sobre a força de atrito, escolhemos a borracha que aumenta o atrito entre as rodas e o chão da pista e assim aumenta a força de tracção do carro. Quando o protótipo estiver construído será divulgado na página electrónica da escola e faremos uma sessão de treinos no recinto escolar.