ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Cortes e árbitros Solução de conflitos internacionais.
Fundação, objectivos e estrutura
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Sérgio Haddad.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Socialismo.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos e Deveres da Pessoa
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Organizações Internacionais e Regionais
Jurisdição Internacional Protetiva
ESTADOS.
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Curso Direito à Memória e à Verdade
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Componentes Principais da Carta Olímpica
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes,
Carta Olímpico.
Conferência de Joanesburgo
História e Geografia de Portugal
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Organizações Internacionais Mundiais
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Criada em estados-membros Estruturas centrais Assembleia Geral Composta por todos os estados- membros com reuniões anuais. Para a aprovação da.
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Organizações Internacionais
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
A UNICEF E A LUTA POR UM MUNDO MELHOR
ONU.
Política Externa Brasileira
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
G-20.
FMI Fundo Monetário Internacional
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
G - 2.
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
O mundo dividido na era da Globalização
Organização das Nações Unidas ONU
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
Simulação Conselho de Segurança da Onu. Pauta da Sessão 1.Abertura da sessão (mesa diretora); 2.Apresentação da proposta de Resolução (Secretário-Geral);
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Transcrição da apresentação:

ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.

A ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta das Nações Unidas pelos países signatários que participaram da Conferência de São Francisco, em abril de 1945. Atualmente, é integrada por 192 dos 194 países do mundo. Tal fato converte a ONU em uma das organizações mais representativas do planeta.Não fazem parte da ONU: Taiwan, Vaticano e o recém-independente Kosovo.

POR QUE TAIWAN NÃO FAZ PARTE DA ONU? Relações entre China e Taiwan. Localização de Taiwan. Quando a China se tornou socialista os grupos que lutavam para resistir ao socialismo tiveram que fugir para Taiwan e ali tentaram criar um país independente. A China não reconhece a independência de Taiwan e quer estender seu poder sobre esse território, que originalmente pertencia a China. Como os Estados Unidos é aliado do governo de Taiwan a China não intervêm militarmente mas ao mesmo tempo impede a declaração de independência e a formalização de Taiwan como país. Sem o reconhecimento de Taiwan como país soberano ele não pode fazer parte da ONU.

A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS Fixa quatro objetivos principais para a organização e seus países membros, sendo eles: Manter a paz e a segurança internacionais. Fomentar a amizade e as boas relações entre as nações. Defender a cooperação como solução para problemas internacionais. Desenvolvimento dos direitos humanos e das liberdades da população mundial. Colocar em prática os quatro objetivos da ONU nem sempre é fácil, pois é extremamente complicado harmonizar os pontos e vista e os interesses de todos os seus membros; o que com frequência tem impedido a obtenção de progressos ou a adoção de algumas medidas. Veja nos slides a seguir alguns exemplos dessas dificuldades.

A NOVA ORDEM MUNDIAL Velha Ordem O mundo atual, diferentemente do que ocorria no período da Guerra Fria, não é mais polarizado por dois centros de poder – EUA e ex-URSS. Hoje, novos centros de poder e liderança estão despontando, sobretudo na Ásia e na América Latina. São exemplos desses novos pólos de poder a Alemanha, o Japão, a China, a Índia e a Rússia. Nova Ordem

REALIDADE DA NOVA ORDEM MUNDIAL Além dos novos pólos de poder que confrontam os EUA, o mundo atual convive com crises (financeira, de alimentos, de energia e do meio ambiente no âmbito global). Há novas erupções de guerra e violência, materializada pelos numerosos conflitos em todo planeta. Tudo isso dificulta o sucesso da ONU em sua missão. O elevado consumo de energia tem pressionado os preços para cima, e pior ainda, originado o risco de falta de acesso a energia o suficiente. Além disso a matriz energética mundial ainda é suja e prejudica o meio ambiente. Desde 2008 o mundo, sobretudo os países desenvolvidos, vivem uma forte crise econômica, devido ao caos instalado no sistema bancário. Acredita-se que o alto preço dos alimentos, que penaliza o orçamento das famílias pobres em países como os africanos e do Oriente Médio, tenha sido uma das principais causas das revoltas ocorridas durante a “Primavera Árabe”.

Entenda a crise mundial que se arrasta desde 2008 http://www.vejaisso.com/o-que-e-a-crise-do-subprime-e-por-que-estamos-em-crise-em-2008-e-recessao-2009/

PAPEL DA ONU NA NOVA ORDEM MUNDIAL POSSIBILITAR UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE OS PAÍSES PARA QUE ELES VENÇAM OS DESAFIOS DA ATUALIDADE, UMA VEZ QUE PRECISAM UNS DOS OUTROS PARA SEREM BEM SUCEDIDOS NESSA TAREFA PROTEGENDO ASSIM OS INTERESSES DE SEUS CIDADÃOS. As Metas do Milênio da ONU. Apesar de sua importância a ONU tem sido prejudicada por ações unilaterais de alguns países que impedem a busca de um consenso internacional. Reunir os países para negociar medidas de mitigação para as inúmeras questões que afligem o planeta. As Metas do Milênio visam melhorar a qualidade de vida da população mundial e só podem ser alcançadas com a colaboração e empenho internacional.

O SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS Conta com numerosas agências e organizações especializadas que trabalham, às vezes, de forma coordenada e outras de forma independente. Os cinco orgãos principais: Conselho de Segurança, constituído por 5 países membros. Conselho Econômico e Social Assembléia Geral Corte Internacional de Justiça Secretaria Geral

Presidente Dilma abre a Assembléia-Geral da ONU. Principal instância deliberativa, é formada por todos os países- membros, que participam com direitos iguais (cada Estado corresponde a um voto). Reuni-se uma vez por ano, de setembro a dezembro. Presidente Dilma abre a Assembléia-Geral da ONU.

O CONSELHO DE SEGURANÇA OU Encarregado da manuntenção da paz e da segurança mundial, é integrado por 15 países, dos quais dez são eleitos para mandato de dois anos, em sistema rotativo. Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes e têm poder de vetar resoluções. O PAPEL DA ONU É OS MEMBROS ROTATIVOS DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU OU PAZ? GUERRA? Alemanha, Azerbaijão, Colômbia, Guatemala, Índia, Marrocos, Paquistão, Portugal, África do Sul e Togo. http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5748456-EI8140,00-Argentina+sera+membro+rotativo+do+Conselho+de+Seguranca+da+ONU.html Muitos impasses têm surgido porque alguns membros não concordam com intervenções armadas contra outros países.

SECRETARIADO GERAL Administra os programas e as políticas elaboradas pelos orgãos da ONU. O atual Secretário-Geral é o sr. Ban Ki-Moom. O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-Moom.

CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL Coordena os trabalhos econômicos e sociais da ONU, seus organismos especializados e as instituições vinculadas à organização. Tem sessões anuais de um mês de duração. Veja a seguir os organismos ligados ao CES:

CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA Com sede em Haia, na Holanda, julga as disputas entre as nações. É integrada por 15 juízes de todo o mundo, eleitos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança.

AGÊNCIAS ESPECIALIZADAS A ONU possui agências especializadas que atuam em diversas áreas, como direitos humanos, educação, saúde, desenvolvimento, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações.