18/05/051 A Atividade de Pesquisa Prof. Dr. Hemerson Pistori Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB Campo Grande, 15 de Agosto de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Encontro com professores
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Instituto Integral Brasil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Economia da Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Utilização de Ferramentas Livres em um Curso de Visão Computacional
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Curso de Docência Universitária
Bacharelado em Sistemas de Informações
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Talentos para Inovação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Bacharelado em Saúde Coletiva
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Introdução à Aprendizagem Estatística Prof. Dr. Hemerson Pistori INOVISAO – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Visão Computacional Universidade Católica.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
1 INOVISÃO: Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento E INOVAÇÃO em VISÃO Computacional Prof. Dr. Hemerson Pistori (Coord.) Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Transcrição da apresentação:

18/05/051 A Atividade de Pesquisa Prof. Dr. Hemerson Pistori Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB Campo Grande, 15 de Agosto de 2009

2 Sumário Pesquisa Científica e Formação Integral Informes sobre a Situação Atual Desafios Pesquisa Científica na UCDB Integração Humanas e Engenharias

3 Pesquisa Científica e Formação Integral Algumas das Habilidades necessárias para um Pesquisador Trabalhar com metas claras, prazos e dispositivos de avaliação de resultados Interagir e saber se comunicar bem tanto na forma escrita quanto oral. Liderar equipes. Respeitar preceitos Éticos Participar de um projeto de pesquisa contribui na formação integral do indivíduo É importante mesmo para que não pretende se tornar um pesquisador

4 Pesquisa Científica e Formação Integral Algumas das Atividades de um Pesquisador Buscar, ler e escrever textos técnicos e científicos Viajar para participar de eventos Elaborar projetos para captação de recursos e escrever relatórios para prestação de contas Preencher CV Lattes. Um pesquisador é constantemente avaliado (direta ou indiretamente) Avaliar outros pesquisadores Orientar alunos (e no caso da academia, ministrar aulas) Gerenciar projetos e grupos de pesquisa

5 Pesquisa Científica e Formação Integral Motivação para se tornar um pesquisador Atividade altamente criativa e desafiadora Reconhecimento e respeito pelos pares Certa liberdade para definir suas metas (pesquisadores mais experientes) Viajar e interagir intensamente com uma comunidade com interesses comuns Resultado do seu trabalho pode beneficiar diretamente a sociedade (docente-pesquisador)

6 Informes Grupos de Pesquisa por Unidade da Federação Fonte: Censo CNPQ - Diretório de Grupos de Pesquisa - Mais da metade em 4 Estados

7 Informes Distribuição Percentual de Grupos de Pesquisa por Região (Evolução) Fonte: Censo CNPQ - Diretório de Grupos de Pesquisa - Total de Grupos de Pesquisa: Total de Pesquisadores: Total de Pesquisadores Doutores: (64%)

8 Informes Grupos de Pesquisa por Área de Conhecimento Fonte: Censo CNPQ - Diretório de Grupos de Pesquisa -

9 Informes Publicação de Artigos por País ( ) Fonte: Thomson Reuters e US Census Bureau Classificação em 2008: 13 o

10 Desafios Integração Universidade X Sociedade Distorções Regionais Integração entre as Áreas Avaliação de Produtividade (Qualis, Coleta, Diretório, etc)

11 Pesquisa na UCDB 31 Grupos de Pesquisa Cooperação com mais de 20 países 10% de Bolsas de Produtividade Periódicos internos Qualis A1 e A2 4 Programas Stricto Sensu 105 Bolsas de Iniciação Científica Primeiro depósito de patente 72 Pesquisadores (63 Doutores) Rede COMEP e Internet 2

12 Pesquisa na UCDB Ciências Agrárias Grupo de Pesquisa em Produção Animal Tecnologia e Segurança Alimentar Ciências Biológicas Uso Sustentável dos Recursos Naturais Biotecnologia Aplicada a Agroindústria Biotecnologia Aplicada à Agropecuária Ciências da Saúde Grupo de pesquisa sobre sono, sonhos e seus distúrbios NUPEF - Núcleo de Pesquisa na Educação Física Ciências Exatas e da Terra Biotecnologia Aplicada à Saúde Sociais e Aplicadas Centro de Pesquisas Interdisciplinares - CenPi (Museu das Culturas Dom Bosco) Direitos Humanos e Relações Sociais Grupo de Estudo das Convenções e Instituições Informais Engenharias GPEC - Grupo de Pesquisa em Engenharia e Computação INOVISAO - Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Visão Computacional

13 Pesquisa na UCDB Ciências Humanas Educação e Interculturalidade Conhecimento, atitudes, respostas psicológicas e percepção de risco frente ao processo saúde-doença Programa Kaiowá/Guarani Mercado de Trabalho, gênero, escolaridade e políticas públicas em Mato Grosso do Sul Equoterapia Teoria e Técnica GEFIL - Grupo de Estudos e Pesquisas Filosóficas Comunidade e Desenvolvimento Local Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador e do Estudante Modelos Epistemológicos e Produção de Saúde Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Politica de Formação de Professores O Sagrado e o Místico da Fé no Contexto de Territorialidade (Campo Grande/MS) GETED (Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância) Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior - GEPPES Grupo de Pesquisa sobre as Populações Indígenas do Pantanal Sul Mato-Grossense Políticas Públicas e Gestão da Educação Currículo, práticas pedagógicas e formação de professores Grupos de Criança: Identidade, Avaliação e Psicoterapi as

14 Integração Humanas e Engenharias Automação de experimentos

15 Integração Humanas e Engenharias Text Mining, Redes Sociais, EAD,... Fonte: Bruno Peeters (BVLG) Fonte: VDH Virginia

16 Integração Humanas e Engenharias Inteligência Artificial, Interação Homem- Máquina, Softbots Fonte: Toyota Fonte: Second Life Fonte: Mitchel Benevoy - McGill

17 Informações para Contato Hemerson Pistori Universidade Católica Dom Bosco Fone: +55 (67) Skype: hemerson.pistori MSN: Site: Youtube: hpistori Muito Obrigado !!!