Requisitos Ambientais no Produto Lúcia Rama. Objetivo Apresentar o ELV – Legislação de fim de vida do veículo Apresentar o ELV – Legislação de fim de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
Advertisements

IMDS International Material Data System
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Cadeia de Logística Integrada
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Resultados e Ações Pré-Certificação
PMBoK Project Management Body of Knowledge
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
PLANO AMBIENTAL ITAUTEC Gerência de Sustentabilidade
IMDS International Material Data System Evandro L. Francischetti
Palestra 1 Apresentação da Disciplina
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Estudo de caso Construindo um programa de segurança usando ISO 27001
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Alternativas Sócio-Ambientais para os Plásticos Pós-Consumo V Simpósio Plastivida São Paulo, Hotel Intercontinental, 22 agosto de 2007 Francisco de Assis.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Projeto: Capacitação em GP
AMIGOS DA QUALIDADE - amigosdaqualidade.blog.terra.com.br
Gerenciamento da Integração
Sustentabilidade.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
O que é o Faap Moda? Procura incentivar os alunos de moda a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula Apresentar à mídia, os novos talentos de.
Prof. Alexandre Vasconcelos
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Bem vindos ao Workshop 2006 FAPARMAS Torneados de Precisão Ltda.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Aula 9 – Conceito de Conformidade
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Visão Geral da Gestão de Projetos
Processo de Aprovação de Produção Aprovação de Produção e Vigilância CAvC-GI Setembro de 2004 PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PRODUÇÃO.
Conteúdo programático
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
4.4 Implementação e Operação
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
NORMAS DA GESTÃO DA QUALIDADE Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade ISO 9000 QS 9000 Helder Vago.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Transcrição da apresentação:

Requisitos Ambientais no Produto Lúcia Rama

Objetivo Apresentar o ELV – Legislação de fim de vida do veículo Apresentar o ELV – Legislação de fim de vida do veículo Apresentar a RSMS - Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas e seus requisitos Apresentar a RSMS - Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas e seus requisitos Apresentar o IMDS - sistema de reporte de dados de materiais Apresentar o IMDS - sistema de reporte de dados de materiais

O Que é o ELV ? O ELV- End of Life Vehicles (2000/53/EC) é uma regulamentação aprovada em setembro de 2000 para veículos comercializados na União Européia, e tem como objetivo: O ELV- End of Life Vehicles (2000/53/EC) é uma regulamentação aprovada em setembro de 2000 para veículos comercializados na União Européia, e tem como objetivo: Minimizar o impacto ambiental produzidos pelos veiculos no final de vida atravéz da coleta, re-uso e reciclagem dos seus componentes Minimizar o impacto ambiental produzidos pelos veiculos no final de vida atravéz da coleta, re-uso e reciclagem dos seus componentes

E.U. End Of Life Directive (ELV)

Aplicação: Todos veículos e peças comercializados nos países da União Européia a partir de certificação por parte do fabricante é obrigatória. Eliminação de substâncias banidas: Certificação da eliminação de metais pesados (Cromo Hexavalente, Chumbo, Cádmio e Mercúrio) até Julho de 2003 Reciclagem: Atingir um índice de reciclagem de no mínimo 85% do peso do veículo até 2005 Índice de Marcação de Peças: 100% das peças plásticas devem ser marcadas com o nome do material até 2003

Exemplos

Exemplos

Porque se preocupar? Pergunta Eu não tenho nada a ver com a Europa, porque eu devo estar preocupado? Resposta Esta iniciativa é consistente com a meta corporativa da Ford de ser o líder em proteção ao meio ambiente. Além disso, é provável que esses requerimentos se estendam rapidamente para outras partes do mundo. Henry Ford declarou que o consumidor poderia ter um carro na cor que ele quisesse desde que fosse preto. Para atingir minha visão, eu declaro que o consumidor pode ter o carro que ele quiser, desde que seja verde Willian Clay Ford Jr.

Estratégia Identificar e gerenciar materiais que compõe nossos veículos para: Identificar e gerenciar materiais que compõe nossos veículos para: – Retirar o ruim (substâncias restritas) – Aumentar o bom (substâncias recicláveis) Certificar os veículos comercializados na Europa pela ELV Certificar os veículos comercializados na Europa pela ELV Assegurar que os veículos comercializados nos demais países atendam a RSMS - Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas ( Restricted Substance Management Standard ) Assegurar que os veículos comercializados nos demais países atendam a RSMS - Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas ( Restricted Substance Management Standard ) Utilizar um sistema de coleta de dados de materiais comum a outras montadoras para facilitar o reporte e análise das informações Utilizar um sistema de coleta de dados de materiais comum a outras montadoras para facilitar o reporte e análise das informações O sistema desenvolvido e em utilização é o IMDS- International Material Data System ( O sistema desenvolvido e em utilização é o IMDS- International Material Data System (

O Que é RSMS ? RSMS-Restricted Substance Management Standard ou Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas é um documento da Ford que estabelece restrições para a utilização de determinadas substâncias em atendimento a normas regulamentares e corporativas. RSMS-Restricted Substance Management Standard ou Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas é um documento da Ford que estabelece restrições para a utilização de determinadas substâncias em atendimento a normas regulamentares e corporativas. O RSMS também é conhecido como HEX 9 em função dos seis nove no número da norma na Ford (WSS-M99P9999-A1). O RSMS também é conhecido como HEX 9 em função dos seis nove no número da norma na Ford (WSS-M99P9999-A1). Desde 1984, o RSMS faz parte dos seguintes documentos: Desde 1984, o RSMS faz parte dos seguintes documentos: – Desenhos de peças – Drafting & Material Standards – WCR / FPDS – PPAP / Q1 Revisado anualmente no 1 o semestre Revisado anualmente no 1 o semestre

Requisitos RSMS para 2003 Peças contidas em produtos comercializados na Europa : Peças contidas em produtos comercializados na Europa : Reportar as seguintes informações para todas as peças: Reportar as seguintes informações para todas as peças: - 100% do material utilizado em cada peça - Detalhamento das substâncias listadas no RSMS (quantidade, aplicação etc) - Marcação de peças plásticas - % material reciclável Emitir certificação no IMDS ( Full RSMS Certification for EU Programs ) Emitir certificação no IMDS ( Full RSMS Certification for EU Programs ) Prazo: 30 de Maio de 2003 Prazo: 30 de Maio de 2003

Requisitos para 2003 Peças/Veículos comercializados fora da Europa (inclusive peças de serviço) : Peças/Veículos comercializados fora da Europa (inclusive peças de serviço) : Reportar as seguintes informações para apenas para peças que contenham substâncias contidas no RSMS: Reportar as seguintes informações para apenas para peças que contenham substâncias contidas no RSMS: - 100% do material utilizado em cada peça - Detalhamento das substâncias listadas no RSMS (quantidade, aplicação etc) - Marcação de peças plásticas - % material reciclável Emitir certificação no IMDS Emitir certificação no IMDS Prazo: 31 de Dezembro de 2004 Prazo: 31 de Dezembro de 2004

Os fornecedores Tier 1 são responsáveis pelo cumprimento da norma RSMS e reporte dos dados no sistema IMDS conforme prazo estabelecido. Os fornecedores Tier 1 são responsáveis pelo cumprimento da norma RSMS e reporte dos dados no sistema IMDS conforme prazo estabelecido. É responsabilidade do fornecedor Tier 1 divulgar a norma aos seus fornecedores e garantir a adequação de seus produtos as normas mencionadas nos prazos solicitados. É responsabilidade do fornecedor Tier 1 divulgar a norma aos seus fornecedores e garantir a adequação de seus produtos as normas mencionadas nos prazos solicitados. O fornecedor Tier 1 é responsável pelo conteúdo das informações reportadas no IMDS para todos os níveis de sua cadeia produtiva. O fornecedor Tier 1 é responsável pelo conteúdo das informações reportadas no IMDS para todos os níveis de sua cadeia produtiva. Responsabilidades dos Fornecedores

O Que é o IMDS ? O Sistema Internacional de Dados de Materiais ( IMDS-International Material Data System ) é um sistema desenvolvido por diversas automobilísticas (Audi, BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, Opel, Porsche, VW e Volvo) para a coleta de dados, referente ao uso de substâncias e materiais de uso restritos em seus produtos. O Sistema Internacional de Dados de Materiais ( IMDS-International Material Data System ) é um sistema desenvolvido por diversas automobilísticas (Audi, BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, Opel, Porsche, VW e Volvo) para a coleta de dados, referente ao uso de substâncias e materiais de uso restritos em seus produtos. O IMDS esta disponível na internet no endereço: O IMDS esta disponível na internet no endereço:

Bem-vindos ao IMDSIMDS

IMDS

IMDS

IMDS

Tela principal do IMDSIMDS

Estrutura Árvore de Componentes e Subcomponentes

Para criar uma MDS selecione componente, semi-componente ou material.IMDS

IMDS

Um conjunto complicado pode ser montado usando sub-conjuntos.IMDS

Um filtro de busca ajuda a acelerar o desempenho do sistema, quando estiver carregando uma estrutura árvore muito complexa.IMDS

IMDS

IMDS

Comunicações Carta aos fornecedores Carta aos fornecedores Palestras sobre o IMDS e o RSMS Palestras sobre o IMDS e o RSMS Website do IMDS (Páginas Públicas / News) e Covisint Website do IMDS (Páginas Públicas / News) e Covisint – Padrão de Gerenciamento de Substâncias Restritas – Requisitos de reporte – Guia de reporte do IMDS

Próximos Passos Reportar os dados (substâncias restritas) no sistema IMDS e emitir o certificado individual Reportar os dados (substâncias restritas) no sistema IMDS e emitir o certificado individual – Peças contidas em produtos comercializados na Europa 2003 – Peças contidas nos demais produtos – Novos Produtos / Peças 2004PSW

Perguntas & Respostas