Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1ª. Conferência Sul-americana Joc Logiport 2008
Advertisements

Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa
Vantagens Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; Frete.
Corredor Rio – São Paulo - Campinas
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
Total de exportações brasileiras
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Reunião Ordinária audiência pública março de 2005.
Área de Operações Indiretas
Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
APRESENTAÇÃO DA ANUT A ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga é uma entidade associativa que congrega confederações e empresas.
Tema:R02 Organização: AmBev
VIAS NAVEGÁVEIS INTERIORES
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS
Rio Plataforma Logística
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
JULIO FONTANA.
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma

TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
Programa de Investimentos em Logística:
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
Logística e a realidade brasileira
PLANEJAMENTO E A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA E LOGÍSTICA DE MATO GROSSO
RONDONÓPOLIS.
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Logística no brasil.
Logística e Realidade Brasileira
Logística e realidade brasileira
XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E.
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
CASES DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA FERROVIÁRIA
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
IMPACTOS DA OPERAÇÃO LOGÍSTICA PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Desafios e Perspectivas do Setor de
Santos e Pará 1ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários.
Os Gargalos Existentes na Logística de Suprimentos e as Tratativas para Torná-la Mais Eficiente Novembro
Logística no Brasil.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Agenda Histórico Resultados 2008 Perspectivas 2009.
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
Logística na Realidade Brasileira
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
Principais Análises do Panorama Instituto ILOS “Operadores Logísticos e Ferrovias: Os Melhores na Percepção dos seus Usuários” 2009.
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Lavratti.com Slide 1/19 Modal ferroviário Vantagens Samir Keedi a)Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica.
Desafios da Logística Brasileira
Custos Transportes Rodoviários
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,
00 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Porto Alegre, 23 de janeiro de 2006 Consórcio BOOZ ALLEN HAMILTON – FIPE – HLC Ferrovias no RS.
O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Ferroviário
1. 2 REUNIÃO BID - Agenda Logística no Brasil Perfil ALL Carga Industrializada Perspectivas Visão ALL.
Unidade 03 Gestão de Transporte
Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
IMPACTOS E OPORTUNIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL DO MATO GROSSO COM A CHEGADA DA FERRONORTE.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia

Agenda O Setor Ferroviário A Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil Exemplos de Empreendedorismo no Setor Considerações Finais

Setor Ferroviário

A matriz de transportes de cargas brasileira apresenta uma forte concentração no modal rodoviário. Em bilhões de TKU 2000

Ameaças de colapso do sistema de transportes com sintomas já presentes: frota rodoviária com idade média de cerca de 17,5 anos; estradas em condições péssima, ruim ou deficiente em 78% da extensão; baixa confiabilidade da estrutura ferroviária; pouca disponibilidade de terminais multimodais; uso do modal hidroviário incipiente. O modelo atual está saturado, exigindo reformas estruturais e a implementação de plano estratégico para o setor de transportes.

EVOLUÇÃO DAS EXTENSÕES DAS FERROVIAS NO BRASIL - KM Apesar das melhorias da produção das ferrovias concessionadas, não existem condições para ampliar a malha ferrroviária brasileira, que vem decrescendo pela eliminação de ramais antieconômicos.

Evolução das exportações das principais commodities /2004 Fonte: SECEX/IPEA E se observarmos o crescimento das commodities, líderes na demanda por ferrovia, esta extensão deveria ter crescido para acompanhar seu crescimento

As Ferrovias brasileiras… Ferrovias

... foram projetadas para atender a demanda por transporte para os portos.

Transportaram cerca de 354 milhões de toneladas em 2004….

… e investiram aproximadamente R$ 1,7 bilhões neste ano.

A ferrovia também opera em um mercado competitivo. Além do caminhão, outras logísticas intermodais concorrem a BF Ferrovia Norte-Sul: Irá levar soja do MT para o Porto da Madeira – MA. Porto de Itacoatira: possibilidade de ampliar o escoamento de cargas, onde Amaggi está operando; Porto de Santarém: possibilidade de ampliar o escoamento de cargas, onde a Cargill já está operando Melhoria das rodovias: asfaltamento da BR-163 CVRD: poderá se tornar concorrente, caso exista ociosidade em seus ativos (por exemplo, redução no transporte de minério de ferro); FCA: potencial de captação de açúcar e álcool das regiões próximas à Ribeirão Preto ALL: ampliação da área de captação no MS, Bauru, Pederneiras, Araraquara, Sorocaba, Campinas Introdução de caminhões de alta performance no mercado

BRASIL FERROVIAS E NOVOESTE BRASIL

A malha ferroviária e seus principais mercados Mairinque

Os principais produtos transportados pela empresa são soja, minérios, combustíveis e açúcar. Transporte 2004

Principais fluxos da BF

Volumes e Projeções Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil - Volumes transportados em 2004 e os projetados para 2005, 2010 e 2015 Milhões de toneladas

Terminal de Alto Araguaia - MT Possui ainda dois terminais no MT, um em Alto Araguaia...

Terminal de Alto Taquari - MT...outro em Alto Taquari,...

Terminal de Chapadão do Sul... um em Chapadão do Sul no MS e...

Armazém XXXIX no Porto de Santos... E um armazém no Porto de Santos.

Utilizam atualmente cerca de 270 locomotivas e mais de 10 mil vagões Vagões de combustíveis Vagões com Bauxita Vagões Graneleiros HFT - ADM

Impactos dos Terminais no custo logístico O crescimento do modal ferroviário demanda mudanças de escala nos terminais rodo e hidro-ferroviários na origem para garantir eficiência na sua operação e assim reduzir os custos logísticos. Nos terminais portuários, principalmente no agronegócio, são necessários investimentos na ampliação da capacidade de recepção e expedição Armazém XXXIX Armazém XXXIX CCO Portofer Terminais clientes 1- Cargill 5- Caramuru 6- ADM 7- Coimbra Terminais Clientes 2- Cutrale 4- TEFER - Terminal de Fertilizantes 8- TECON - Terminal de Container 11- Terminais Açucareiros Pátios 3- Conceiçãozinha 9- Macuco 13- Valongo 12-Ponte Móvel Portofer 10- CCO Portofer TGG

EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO

Constituída a FERRONORTE S.A, foi a primeira concessionária privada estruturada no país Início da construção em setembro de Inauguração da parte ferroviária da Ponte sobre o Rio Paraná em 9 de janeiro de Inauguração até o Terminal Chapadão do Sul (MS) - km 291,3 em 31 de maio de Inauguração até o Terminal Olacyr de Moraes (Alto Taquari - MT) - km 403,1 em 06 de agosto de Inauguração do Terminal em Alto Araguaia em junho de 2003 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 2005 – Início da construção do Terminal de Grãos do Guarujá (TGG) 2005 – Reestruturação da Brasil Ferrovias Ferronorte

A construção da FN criou oferta de transporte antecipadamente ao boom da soja no MT Milhões toneladas Produção e Exportações de Soja do MT e Transporte da FN

Parcerias com clientes

CONSIDERAÇÕES FINAIS O crescimento do transporte ferroviário nos últimos anos é uma indicação que o mercado reconhece o custo-benefício deste serviço. O crescente investimento das ferrovias no aumento da capacidade procura atender estes clientes, que buscam reduções em seus gastos com logística. As próximas etapas de crescimento das ferrovias irão incorporar novos produtos e cada vez mais oferecer um maior nível de serviços. Nos próximos 5 anos projeta-se um crescimento do setor de transporte ferroviário superior ao PIB, de forma a atender ao atual gap logístico.

Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia