Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
numa perspectiva inclusiva
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Secretaria da Educação e Cultura
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
COMO SER PREFEITO.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Gestão Competente da Escola Pública
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação básica de qualidade para todos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Campina Grande Outubro 2015
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Prefeito: Fernando Haddad Secretário Municipal de Educação: Antonio Cesar Russi Callegari Diretor de Currículo – Avaliação e Formação: Prof. Fernando José.
O papel pedagógico do órgão gestor
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SINOP-MT LOA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo                                                              Prof. Élsio Álvaro Boccaletto Vice prefeito e Secretário Municipal de Educação

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo IDHM Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (0,857 em 2000) 15o Brasil 5o Estado de São Paulo 1o Região Metropolitana de Campinas IDHM Renda 0,848 IDHM Longevidade 0,831 IDHM Educação 0,893                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo                                                              Crescimento 15% Crescimento de 8% Crescimento Crescimento de 6%

Condições Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo Decisão política de priorizar a educação Participação popular nas decisões do governo através do orçamento participativo Recursos Humanos: valorização (capacitação continuada e nível salarial) e maior participação Financeiros: recursos destinados a educação                                                             

Metas Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo Todas as crianças na escola: ensino infantil e fundamental Todos os cidadãos alfabetizados Reduzir as taxas de evasão escolar Elevar a qualidade e valorizar o ensino público                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo Municipalização do ensino fundamental Construção e reformas de todas as escolas de forma que o ambiente físico permitisse condições de equidade - centro e periferia: Quadras poliesportivas cobertas Laboratório de informática Laboratório de ciências Pátios cobertos Salas de aula com até 35 alunos                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo 3. Valorização dos professores da rede Salários dignos Capacitação continuada: Encontro de Educadores Anual desde 1997 para os professores, coordenadores e direção Projeto de Formação Continuada através de cursos, palestras e oficinas durante o ano letivo. PROESF:Programa Especial de Formação para Professores em exercício nas redes municipais da RMC com a parceria da FE - UNICAMP                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo 4. Aspectos pedagógicos: Material didático Pueri Domus objetivando a padronização do ensino público municipal e o oferecimento gratuito à população Projeto Semente – favorecimento do aprendizado da 2a Língua desde as creches Programa Viver Adolescente (5a A 8a séries) Projeto de Informática (familiarização com as novas tecnologias) Projeto Giminus – ginástica olímpica                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo Projeto de apoio psicológico “Renovar e Aprender”: reintegração, aceleração e resgate da autoestima dos alunos de 1a a 4a séries através da preparação para a inclusão. Projeto Ciências da Natureza 2as séries e classes de preparação para a inclusão Avaliação Unificada: diagnóstico das necessidades da RME com relação a formação continuada dos profissionais de educação e organização das propostas pedagógicas                                                             

Ações de Qualidade de Vida em Vinhedo Projeto software para a educação ambiental: 4as a 8as séries Classe de recursos para deficientes auditivos Merenda escolar agradável aos alunos e de qualidade controlada por profissionais nutricionistas EF em 3 aulas/semana, realizadas em quadras cobertas por profissionais habilitados em curso superior de EF