PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS Maria Isabel de Almeida Faculdade de Educação – USP mialmei@usp.br
PROFISSÃO: Ocupação de um campo de atuação Demanda a posse de um saber específico se articula com as estruturas de poder da sociedade é colocada em xeque quando se mostra frágil face aos novos desafios
PROFISSIONALIZAÇÃO Processo histórico e evolutivo de aquisição das características e capacidades da profissão Assegura preservação de um campo de atuação Necessita da mediação do estado Também pressupõe: remuneração / reconhecimento / respeito / dignidade / controle / compromisso
A PROFISSÃO DE PROFESSOR Requer conhecimentos específicos (objetivos e subjetivos) Sustenta-se em aspectos valorativos Pressupõe um projeto político-social Necessita de espaço / condições para a tomada de decisões PROFESSOR: é o que executa que toma decisões
PROFISSIONAL PROFESSOR o SER e o ESTAR professor Adesão Ação Autoconsciência princípios maneiras de reflexão valores agir escolha decisão
INTERFERÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE 1. A burocratização do trabalho docente Problemas pedagógicos técnicos Forma de controle sobre a atividade educativa Multiplicidade de tarefas complementares Resultados da ação docente definidos numericamente Divisão entre quem decide e quem executa
INTERFERÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE 2. A intensificação ou proletarização Desqualificação e perda de conhecimentos, condições de trabalho, status, reconhecimento Aumento da carga de trabalho Controle externo sobre a produtividade Intensificação e fragmentação do trabalho
INTERFERÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE 3. O isolamento / individualismo Trabalho solitário Dificuldades para uma atuação autônoma Insegurança para expor dificuldades Submissão ao controle técnico
INTERFERÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE 4. Carreira Plana Premiação dos incentivos extrínsecos: - Cursos realizados - Etapas de escolarização - Trabalhos publicados - Índice de aprovação dos alunos
INTERFERÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE 5. A desestruturação da profissão e dos profissionais Mal-Estar Docente / Burnout (cond. psico-sociais) - Sensação de frustração - Condições de trabalho - Falta de valorização social - Crise de identidade profissional - Ansiedade / insegurança / instabilidade
PERCURSO DA CRISE Racionalização do ensino Tecnologização do ensino Desqualificação Requalificação Intensificação do trabalho
Alguns pressupostos para enfrentar a crise Análise e enfrenta-mento das cond. de trabalho Professor Associações Gestores Fortalecimento das bases de formação inicial e contínua
Novas características profissionais necessárias 1. Ousadia para enfrentar os desafios 2. Disposição para mudanças / compromisso 3. Assumir-se como sujeito do próprio trabalho e da profissão 4. Controlar seu próprio percurso de desenvolvimento profissional