Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Maio / 2006.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Pontifícia Universidade Católica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Secretaria de Educação Básica
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Curso de Docência Universitária
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Aproveitamento de Estudos
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ORGANIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA Coordenação COORDENAÇÃO Estadual GERAL MEC UnB/ CEAD CEADCoordenador Executivo – 40h Professor Orientador.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau

PEC - MUNICÍPIOS É um programa presencial com forte apoio de mídias interativas, que atende às diretrizes da LDB , PNE e CEE Dirigido a professores em exercício do ensino infantil e ensino fundamental, com formação em nível médio ou que não tenham licenciatura plena Expede diploma de nível superior (licenciatura plena), com validade nacional

Motivação LDB – artigo 62 e PNE – meta 18 parceria Estado/SEE e UNDIME experiência e avaliação positiva das edições anteriores do PEC – Formação Universitária articulação política da UNDIME-SP

Principais razões LDB Artigo 62 “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em nível de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação .... “ Artigo 81 É permitida a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais, desde que, obedecidas as disposições desta Lei.

Conselho Estadual de Educação - Deliberação 12 e 13/2001 - Deliberação 33/2003

PNE – Meta 18 “ Garantir, por meio de um programa conjunto da União, dos Estados e Municípios, que, no prazo de dez anos, 70% dos professores de educação infantil e de ensino fundamental (em todas as modalidades) possuam formação específica de nível superior, de licenciatura plena em instituições qualificadas.”      

Números do PEC-Municípios 4633 alunos-professores 41 municípios envolvidos 49 locais 125 turmas Educadores envolvidos: 300 educadores que acompanham todo o Programa 300 Especialistas com participação específica

Carga Horária Carga horária total: 3300 horas, assim distribuídas: 1.684 horas de aulas 456 horas de atividades complementares (trabalho de pesquisa – escrita da monografia de final de curso, semana presencial e escrita de memórias) 360 horas de Vivências Educadoras na escola (prática de ensino) 800 horas de experiência prévia na docência, nos termos do Artigo 61 da LDB (nº 9.394/96)

Certificação Curso de graduação em nível Superior Diploma de Licenciatura Plena Dá direito a exercer a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil Validade nacional Confere direito a continuidade de estudos (pós graduação, outras graduações e habilitações)

Matriz curricular básica Módulo Introdutório de Informática Módulo I O PEC – Municípios: as dimensões reflexiva, ética e experiencial do trabalho do professor Módulo II Formação para a docência escolar: cenário político-educacional atual, conteúdo e didáticas das áreas curriculares Módulo III Currículo: espaço e tempo de decisão coletiva

Modalidades de atividades (1) A metodologia do PEC-Municípios envolve o uso de mídias interativas e de tecnologia avançada em comunicação e informação mediante a utilização das seguintes modalidades de atividades: Teleconferência Videoconferência Trabalho monitorado Atividade Programada Atividades Presenciais nos campi das Universidades

Tipos de atividades (2) Módulos interativos Vivências Educadoras Oficinas Culturais Escrita de Memórias Desenvolvimento de pesquisa e escrita de monografia – trabalho de conclusão de curso (TCC)

Vivências Educadoras (1) Prática de ensino nas escolas: É o espaço de formação dos professores como investigadores e produtores de conhecimento sobre o currículo e sua prática pedagógica Corresponde ao estágio necessário para cumprimento da carga horária do curso

Vivências Educadoras (2) Está previsto o desenvolvimento de 10 Vivências Educadoras, que devem ser realizadas nas escolas da rede pública em que os alunos-professores atuam e também em outras complementares É fundamental a mediação das Secretarias Municipais junto às escolas da rede para garantir o acesso dos alunos-professores aos locais do desenvolvimento das vivências educadoras

Trabalho de Conclusão de Curso Envolve o processo de desenvolvimento de pesquisa que se inicia com a aprendizagem que ocorre durante as vivências educadoras Exige o levantamento e análise de dados da sua realidade Tem o acompanhamento dos professores-orientadores e dos tutores

Educadores envolvidos no Projeto Aluno Professor da rede Professores-assistentes Videoconferencistas Professor-tutor Professor-orientador Teleconferencistas

DINÂMICA do PEC TODOS OS ALUNOS REDE CIRCUITO TELECONFERÊNCIA 01 CONFERENCISTA REDE VIDEOCONFERÊNCIA 01 DOCENTE POR CIRCUITO ATIVIDADES VIA INTERNET 03 ASSISTENTES POR CIRCUITO CIRCUITO 200 ALUNOS (ATÉ 5 TURMAS) 01 TUTOR POR TURMA TRABALHO MONITORADO 40 ALUNOS

REDE do SABER 100 Ambientes de Aprendizagem em 75 municípios do Estado de São Paulo Central de Operações do Programa nas instalações da Rede do Saber 14 Ambientes de Ensino nas universidades parceiras e SEE Geração de Teleconferências

100 ambientes de aprendizagem espalhados em todo estado 05 localidades na Capital 09 localidades na GSP 07 localidades no Interior 05 09 Capital e Grande SP

Características de um ambiente de aprendizagem Ambientes descentralizados: Sala de Videoconferência – 40 pessoas Lab. de Computadores – 40 pessoas Sala de Estudos – 40 pessoas Biblioteca básica Estrutura de recepção de Teleconferência via satélite

Modalidades de atividades VIDEOCONFERÊNCIA

Modalidades de atividades TELECONFERÊNCIA AMBIENTE AMBIENTE ESTÚDIO AMBIENTE

Estrutura de Viabilização do PEC Municípios Res.SE 58/02 Parceria UNDIME SEE-SP FDE Logística Capacitação e Suporte Matrícula Gestão FCAV Universidades Docentes Impressão Responsabilidade Acadêmica Distribuição de materiais Supervisão e Orientação Geração de teleconferências

Central de Operações do Programa Dúvidas Central de Operações do Programa Fones - 3866-1645 / 3866-1646 / 3866-1647 Email – pec_municipios@vanzolini-ead.org.br www.rededosaber.sp.gov.br