Augusto Comte e o Positivismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
Para abrir as ciências sociais:
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Aula 4 Augusto Comte e Émile Durkheim
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Sociologia DURKHEIM.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Visão de mundo = natureza das ideias
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Teorias Sociológicas Clássicas /2013
O Positivismo.
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O Positivismo – Física Social
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Emile Durkheim e o fato social
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
A formação da sociedade moderna.
Sociologia geral Introdução.
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Disc. Sociologia das Organizações
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
AUGUSTE COMTE Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857) foi filósofo francês, pai da Sociologia e fundador do Positivismo.
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
O Surgimento da Sociologia como Disciplina Científica.
O Positivismo.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Sociologia.
ANTROPOLOGIA.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
As idéias básicas do Positivismo:
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

Augusto Comte e o Positivismo

Principais impactos das revoluções na sociedade europeia Crescimento das desigualdades e contrastes sociais pelo capitalismo; Rompimento na relação capital x trabalho; Rompimento de modos vida tradicionais e as instituições morais pertencentes à tradição, intensificando a diferenciação dos indivíduos; Racionalização das estruturas das sociedades economicamente avançadas, relações despojadas de valores afetivos, burocratização do aprelho estatal, secularização das instituições, nova organização das questões políticas.

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1789-1857) Criação de uma ciência que pudesse explicar e controlar os fenômenos sociais de forma positiva, ou seja, de forma prática. Positivismo: Função de higienização e harmonização do social Filosofia: sistema geral do conhecimento Positiva: útil, segura, precisa

3 etapas do conhecimento de Comte Primeira Etapa (1820-1824) Opúsculos da Filosofia social Temas: fragmentação das instituições morais e a desordem social inaugurada pela modernidade; Filosofia social: organicismo, evolucionismo e darwinismo social.

Segunda etapa (1830-1842) Curso de Filosofia positiva Temas centrais: a afirmação da superioridade orgânica das sociedades europeias; A afirmação da progressividade da história das sociedades Apresentação das lei dos três estados: Estado teológico Estado metafísico Estado Positivo

A lei dos três estados. O espírito humano, em seu esforço para explicar o mundo ao seu redor, é constituído pela sociedade por três estados individuais e ao mesmo tempo sociais. O estado teológico ou fictício: Explica os fatos por meio de vontades transcendentais ou agentes sobrenaturais. Ex: A tempestade explicado por um mito.

2. O estado metafísico: Os fenômenos são explicados por meios de forças ou entidades ocultas e abstratas. A explicação é da ordem do senso comum. O homem projeta seu pensamento, sem a preocupação de uma cientificidade sobre as realidades do mundo. Ex: Quando a folha vira, é sinal que vai chover. (ordem dos ditos populares)

3. O Estado positivo: É quando os homens buscam explicar os fenômenos a partir de leis experimentais que podem ser demonstradas. A lei: descrever os fatos que se passam de forma a exprimir os fenômenos e como eles desencadeiam outros fenômenos. O conhecimento das leis positivas da natureza: entender o seu funcionamento para que se possa agir na realidade e transformá-la segundo a necessidade da humanidade.

Para Comte, esta evolução pode ser aplicada tanto na sociedade quanto no desenvolvimento do homem em sociedade. Assim, o estado teológico são as explicações das crianças, o metafísico é o do adolescente e o adulto chega a concepção positiva das coisas.

Terceira etapa (1851-1854) Curso de Política Positiva Temas centrais: A necessidade de uma reforma moral e intelectual dos homens na sociedade moderna; A reforma institucional e a nova instituição das providências (material, moral e intelectual) A divisão da sociologia em duas partes: estática e dinâmicas sociais Reparos institucionais: criação de um consenso moral e a evolução das ciências.

Dois tipos de estudo sobre a sociedade A sociologia estática: Estuda as condições gerais de toda a vida social, considerada em si mesma, em qualquer tempo e lugar. Neste estudo, três instituições são fundamentais para manter a estrutura da sociedade e sua condição de vida social: propriedade, família e linguagem.

A propriedade: permite ao homem produzir mais que suas necessidades, fazendo provisões e acumulando capital que será útil para todos. Família: educadora e insubstituível para o sentimento de solidariedade e respeito as tradições; Linguagem: permite a comunicação entre os indivíduos e a constituição do capital intelectual, exatamente como a propriedade cria um capital material.

2. A sociologia dinâmica: Estuda as condições de evolução da sociedade 2. A sociologia dinâmica: Estuda as condições de evolução da sociedade. Três tipos de evoluções acontecem na sociedade. Do estado teológico ao positivo: na ordem intelectual Do estado militar ao industrial: na ordem prática Do estado egoísta ao atruísta: ordem afetiva (voltado a sociedade)

Enfim, O positivismo organiza uma forma de pensar a sociedade e o ser humano em um contexto de cientificidade; A física social e a posterior, sociologia, surge de uma combinação histórica e temporal, com os problemas e pontos críticos da modernidade, buscando critérios rígidos para uma análise do homem e de suas transformações no decorrer da história. Tentativa de conhecer a realidade social e humana de modo racional e experimental, herança das ciências físicas e naturais, com o intuito de transformar a realidade e prevenir suas ‘imperfeições’ (ideia de evolução)