X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Verificação da Conformidade do Perfil Microbiológico em uma Central de Manipulação de Antineoplásicos SILVEIRA CEZARETI, Mauriceia Ribeiro, SILVEIRA, Cynthia.
Sumário Exercícios
Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
X ENEL: ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
MICROBIOLOGIA DO LEITE
Importância do Plano de Amostragem e da Coleta de Amostras
Aproveitamento do soro
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
LEITE E DERIVADOS.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Conservação e Rotulagem de Alimentos
Microrganismos na produção de alimentos
Microrganismos e alimentos:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PERFIL DAS ANÁLISES DE ALIMENTOS REALIZADAS PELO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES.
Para Casa – Montar o cariograma
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
E. P. Espinoza1 V., A. A. Navarro1
Calibração e Limites de Detecção de um Sistema de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total com Módulo Refletor Duplo V. F. Nascimento Filho 1,2, V.
CAPRINOS NO NEGÓCIO DE LEITE E DERIVADOS
-Relato de uma Experiência-
ORGANIZAÇÃO DOS SLIDES Assinatura Termo de Ajuste de Conduta - TAC Atribuições de cada instituição Penalidades Produtos derivados do leite Metodologia.
INSPEÇÃO DO LEITE E SEUS DERIVADOS
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Alimentação.
Treinamento de Produtos
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Microrganismos indicadores
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Processamento do Leite e Derivados
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA; CONCEITOS BÁSICOS E
Professora: Marcia Piazza - Nutricionista
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
TECNOLOGIA DO LEITE.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Testes Microbiológicos Bauru-2014
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CONTROLE DE QUALIDADE INTRODUÇÃO. A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
QUALIDADE DO ÓLEO E GORDURA VEGETAL EM PASTELARIAS DE CURITIBA-PR
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Processamento de Leite e Derivados
Thalita Antony de Souza Lima
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DO LEITE E DERIVADOS
Introdução à Agroindústria
E CONCLUSÃO DE LAUDO ANALÍTICO
Controle de Qualidade Microbiológica
Controle de Qualidade na Indústria de Laticínios
Legislação de Alimentos
BEM-ESTAR ANIMAL NA ÓTICA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
O empreendedorismo dos proprietários Fernanda e Rodrigo Bonanni, mantem a responsabilidade de mais de 10 anos à frente da indústria de queijos, fez.
Transcrição da apresentação:

X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS Agência Estadual de Defesa Agropecuária Do Maranhão X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS 24/10/2012 IMPERATRIZ-MA

Fiscal Estadual Agropecuária AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE LEITE E DERIVADOS REGISTRADOS NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL (S.I.E.) ALINE BRITO DA SILVA Fiscal Estadual Agropecuária AGED-MA/LACEN-MA

Missão EXERCER A DEFESA SANITÁRIA ANIMAL E VEGETAL, ASSEGURANDO A OFERTA DE PRODUTOS DE QUALIDADE E CONTRIBUINDO PARA A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E DO MEIO AMBIENTE E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

Introdução O leite representa a base alimentar de todas as gerações e camadas sociais pela sua riqueza nutricional Requer uma condição higiênico-sanitária satisfatória

Introdução O leite de boa qualidade deve apresentar as seguintes características: Ser livre de microorganismos patogênicos Ser livre de sedimentos e matérias estranhas Possuir sabor levemente adocicado e livre de sabores e odores estranhos Estar de acordo com a legislação vigente e os padrões legais para o mínimo de gordura, sólidos totais e sólidos desengordurados

Qualidade Leite de qualidade é aquele produzido por vacas sadias e bem alimentadas, que conserva as qualidades nutritivas ao longo de todas as etapas de sua obtenção e não apresenta riscos para a saúde humana quando consumido. Melhorar a qualidade do leite é uma obrigação de quem produz, pois o consumidor tem o direito de adquirir produtos de confiança, tanto do ponto de vista sanitário quanto nutricional.

Introdução O Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E/MA) objetiva assegurar a saúde da população garantindo a inocuidade dos alimentos Assume um papel importante na qualidade dos produtos de origem animal através de fiscalizações higiênico-sanitárias e tecnológicas nos estabelecimentos registrados Estabelece normas para o funcionamento

Análises Para a garantia da qualidade, se faz necessário as analises microbiológicas e físico-químicas Importância: Fraudes econômicas Estado de conservação Base para pagamento Controle de qualidade

Analises Físico-químicas Ph Acidez Densidade a 15°C Gordura Extrato seco total (EST) Estrato seco desengordurado (ESD) Peroxidase Determinação da umidade

LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE PRODUTOS E AMBIENTE

Análises Microbiológicas Contagem de Coliformes a 35°C Contagem de Coliformes a 45°C Contagem Padrão em Placas

Controle na Indústria

Fiscalização Inspetores regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA)

Coleta 2011 13 laticínios registrados 16 amostras de leite pasteurizado 25 iogurtes 13 queijos (mussarela, coalho, minas frescal e ricota) 3 doces de leite (em pedaços e pastoso) 3 bebidas lácteas

Resultados 60 amostras de produtos lácteos analisadas, 17 (28,33%) estavam fora do padrão exigido na legislação vigente. Os doces de leite e bebidas lácteas foram todas satisfatórias nos ensaios microbiológicos.

Análises microbiológicas 16 amostras de leite analisadas, 3 amostras (18,75%) apresentaram contagem de coliformes a 35°C/mL acima do limite máximo 3 (18,75%) para contagem de coliformes a 45°C/mL 2 (12,5%) para contagem padrão em placas. Dos 25 iogurtes analisados, 2 amostras (8%) apresentaram contagem de coliformes a 45°C/mL acima do limite permitido pela legislação vigente. Nas amostras de queijos, 2 (15,38%) foram insatisfatórias para contagem de coliforme a 45°C/mL.

Análises físico-químicas 16 amostras de leite analisadas, 3 (18,75%) apresentaram resultado insatisfatório na determinação de gordura. Nos iogurtes, 5 (20%) amostras apresentaram resultados insatisfatório na determinação de matéria gorda. Nos queijos, 1(7,69%) amostra apresentou umidade insatisfatória e 1(7,69%) amostra insatisfatória para determinação de matéria gorda em extrato seco. No doce de leite, 2(66,6%) amostras apresentaram umidade insatisfatória

Conclusão Os resultados sugerem que as condições higiênicas existentes na maioria dos estabelecimentos registrados são adequadas Proporção relativamente alta de produtos com qualidade microbiológica e físico-química satisfatória Produtos aptos para o consumo.

Muito Obrigada!