CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas Profª Juliane - 9º Anos E.F Química (1º semestre) Física (2º semestre)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Profª. Daniela Benaion Barroso
OBJETIVO: É uma direção a seguir entre diversas possibilidades. Na empresa não é possível fazer tudo que seria necessário de uma vez só. Por isso é necessário.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Ciências: Entendendo a Natureza
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Conhecendo um Artista:
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
A Origem da Psicologia Científica
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Iniciação a Pesquisa Científica
CIÊNCIA Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas?
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
OS TRÊS PORQUINHOS.
A Revolução Industrial
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
QUÍMICA Aula 1 9º ano.
Professor Felipe Monteiro Lima
Aula de Recuperação: Matemática
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Tecnologias da Informação e Comunicação
Jornal como Recurso Didático
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
O que é ciência?.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas Profª Juliane Química (1º semestre) Física (2º semestre)
Cláudio Arreguy Editor de Esportes do jornal Estado de Minas.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
A Psicologia ou as Psicologias
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Química Profª. Andréia 8º Ano.
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
A História da Comunicação e sua Evolução
CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Aula 1 Comunicação.
PROPAI(Projeto de Práticas Administrativas Integradas)/PROPCCI-I (Projeto de Práticas de Ciências Contábeis Integradas) 1S 1º semestre – Fevereiro/2013.
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Se vc for inteligente, responda...
Como elaborar um plano de aula
Tecnologias da Informação e Comunicação
REDAÇÃO III TEXTO PARA REVISTA.
Comportamento Organizacional - aula 3: um pouco de Teorias - Profª. Vilma Tupinambá, MSc.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
EMPREENDEDORISMO Fabiana J. Pignata Fernandes.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Abertura do evento contou com a presença
TECNOLOGIA MINHA ESCOLA. Tecnologia na minha escola. Quais são? Como elas vêm sendo utilizadas?
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas Profª Juliane - 9º Anos E.F Química (1º semestre) Física (2º semestre)

Primeiro passo Apresentações Quanto as aulas: Quanto as aulas: * Power point (disponibilizado sempre no site do colégio); * Diálogos (aulas sempre com exposições e questionamentos); * Atividades diversificadas (sempre que possível – de acordo com a grade); * Atividades extras para auxiliar no aprendizado.

Segundo passo responsabilidades Quanto as atividades: * Devem ser entregues no prazo (há uma tolerância com desconto de valor); * As tarefas ajudam a compor os 2 pontos que serão somados na média; * As atividades extras contam 8 pontos em cada bimestre; * Os resumos e revisões do site deverão ser impressos com antecedência;

Terceiro passo Informações Importantes Os resumos e revisões são roteiros de estudo, ou seja, as apostilas de teoria e atividade devem ser usadas sempre; Os resumos e revisões são roteiros de estudo, ou seja, as apostilas de teoria e atividade devem ser usadas sempre; Durante as aulas todos devem realizar anotações de dúvidas, ou ainda, para salientar pontos importantes; Durante as aulas todos devem realizar anotações de dúvidas, ou ainda, para salientar pontos importantes; Todos os dias após as aulas de ciências o conteúdo deverá ser revisado. Todos os dias após as aulas de ciências o conteúdo deverá ser revisado. O conteúdo é extenso e exige muita atenção, estudo e dedicação. O conteúdo é extenso e exige muita atenção, estudo e dedicação.

As ciências físicas e químicas Toda a ciência é formada por três vertentes: a sequência dos fatos que a constituem; as idéias que evocam esses fatos; as palavras que os exprimem... Toda a ciência é formada por três vertentes: a sequência dos fatos que a constituem; as idéias que evocam esses fatos; as palavras que os exprimem... Lavoisier, 1789

Teoria do gato e da manteiga Dos fenômenos da natureza: 1) Pela observação cotidiana sabemos que: um gato que for lançado de uma janela ou outro lugar elevado cairá de pé, com as patas para baixo. Estável sobre suas patas. 2) Também foi observado e constatado por Murphy, que ao soltar da mesa em direção ao chão um pedaço de pão com manteiga, ele vai cair com o lado da manteiga para baixo. Murphy Proposição: Amarrar um pedaço de pão com manteiga, com o lado da manteiga para cima, nas costas de um gato. Que acontecera? 1) Cairá o gato sobre suas patas? 2) A manteiga lambuzara o chão?

Mas é claro... Isso é uma brincadeira, não tente fazer isso em casa com o pobre gatinho... Essa pegadinha é só para estimular o pensamento!!!!!! E também, para brincar com a mecânica quântica...

A curiosidade, a inteligência e a criatividade humana proporcionaram grandes avanços científicos no decorrer da História da Ciência. As ciências físicas e químicas

Descoberta do fogo a.C. Descoberta da roda sumérios a.C. Imprensa Sec. XI - China Sec. XII Invenção da lente - Florença Pistola 1609 – Jornal Alemanha

1804 – Locomotiva à vapor 1826 – Fotografia1827 – Fósforo 1881 Comercialização da energia elétrica 1876 – Telefone (Graham Bell) 1901 Invenção do rádio 1885 – Primeiro veículo a gasolina

1926 – Invenção da televisão 1928 – Descoberta da Penicilina - Fleming 1937 – Desenvolvimento do Nylon 1913 – 1ª Linha de montagem 1945 – Desenvolvimento do primeiro computador 1949 – Televisão a cores

1953 – Watson e Crick – descoberta do DNA 1959 – Microchip é inventado 1967 – Primeiro transplante de coração 1972 – Primeiros passos da internet 1973 – 1º jogo de vídeo 1983 – Surgem os primeiros celulares

Como o homem chegou a tudo isso? Através de erros e acertos, tentativas, idéias e sonhos. Leonardo Da Vinci já desenvolvia esboços de uma máquina voadora... Mas tudo se concretizou não apenas pelos sonhos, mas pelas ações. Através de processos rigorosos como o método científico.