ROMANTISMO Contexto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
Aula 6 Romantismo I 14 de junho de 2013 PROCEU.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Fim da Monarquia em Portugal 5 de Outubro de 1910
Romantismo.
Arcadismo ou Neoclassicismo
1ª Geração: Nacionalidade
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
Arcadismo (Setecentismo)
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Romantismo em Portugal
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
Das revolução política às transformações estéticas
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Romantismo alemão Retorno à natureza e à essência humana.
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
EDER.
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
Teatro Linha do tempo.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Profa. Karen Neves Olivan
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Romantismo brasileiro
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
Eça de queiros.

ROMANTISMO Profª: Indianara..
Humanismo e Humanismo Literário
SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
Profª. Karen Neves Olivan
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Romantismo (1) 2ª Geração.
Emigração E Cultura no sec. XIX.
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
Eça de Queirós ( ). Na segunda metade do séc. XIX, existiu em Portugal uma elevada quantidade de analfabetos, apesar de ser cada vez maior o número.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
Romantismo Álvares de Azevedo.
Neoclassicismo e Romantismo
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
História Daniela Antunes Lopes Nº5 8ºA Escola E.B 2,3 do Caramulo Ano lectivo
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Transcrição da apresentação:

ROMANTISMO Contexto

Não se restringe apenas a ser uma escola literária: é um espírito de época.( gostos de um certo tempo em todas as atividades artísticas exercidas pelo ser humano) Não confunda: Romantismo/escola, com Romantismo/sentimento. A escola nasceu das necessidades de um século de grandes modificações.( 2ª metade do séc. XVIII e a 1ª metade do séc. XIX. Nasce na Alemanha e Inglaterra. É o oposto da razão, típica do Classicismo. Emoção farta e transbordante.

O romântico é sempre um exaltado, apaixonado, temperamental. O Romantismo aparece no momento da ascensão definitiva da burguesia, Revolução Francesa e Liberalismo. Imitação dos padrões de comportamento social da nobreza, desejando um mundo e sonho e fantasia.

CARACTERÍSTICAS Atenção!! Não se deve resumir o conceito de romantismo só àquilo que é triste e melancólico. Nem tão pouco que essa Literatura só quer entreter. Subjetivismo( individualismo)= Tudo é expresso pela liberdade criadora e particular de cada um. Evasão= Fuga do mundo real- Volta-se ao passado, pela viagem a lugares exóticos ou pela morte.

Ruptura com as regras clássicas= Opta-se pela liberdade formal Ruptura com as regras clássicas= Opta-se pela liberdade formal. Mas isso não é rigoroso. Idealização da mulher= ou é idealizada(intocável, angelical) ou é vista como um demônio de sedução ( erotizada, sensualizada) Culto à natureza= Ela é sempre fonte de inspiração. É exótica Sentimento Revolucionário Ilogismo= O ser romântico é indefinido,instável. Sonho= lugar onde tudo é possivel.

O exótico e o pitoresco= lugares remotos, encantados, terras selvagens, gente diferente. Retorno ao passado. Fé= Profundo sentimento religioso. Senso de mistério e misticismo= Lado oculto das coisas, dos seres, dos lugares. Patriotismo, nacionalismo Supervalorização do amor= Sem ele a morte e a loucura aparecem encerrando os romances.

Spleen = melancolia, angústia pela perda dos ideais. Atenção!! No final encontra-se um pouco de crítica social( Castro Alves e Victor Hugo)

O Romantismo em Portugal Prosa e Poesia. Contexto Portugal, diferente do Brasil que exaltava a pátria, estava em crise, permeado de revoltas. Intelectuais que se auto-exilaram na França ena Inglaterra trazem os novos ideias de lá para Portugal. Início= Com o poema Camões de Almeida Garret.(1825)

Primeira fase Almeida Garret e Alexandre Herculano Publicou Retrato de Vênus e foi processado por obscenidade (1821) Foi influenciado por Lord Byron e Walter Scott. Em sua obra destacam-se: Frei Luís de Sousa(1844)- Teatro Viagens da minha terra (1846) Romance Folhas caídas (1853) Poesias

Alexandre Herculano O mais conhecido escritor romântico português Sua prosa captura o medievalismo e o nacionalismo. Sofreu inluência de Fernão Lopes. Mais importantes romances: Euríco, o presbítero (1843) O monge de Cister(1841) * Ver outros romances

Segunda fase Camilo Castelo Branco Teve uma vida muito turbulenta que envolveu: orfandade, casamento precoce, amantes, raptos, duelos, prisão e suicídio. Escreveu obras: Ultra-românticas Satíricas De transição ( ver apostila )

Terceira fase Julio Diniz Seus romances têm como cenário: A vida simples do campo. Finais felizes. O amor tudo suporta. O interior dos personagens é desvendado. Romances mais importantes: As pupilas do senhor reitor (1867), Uma família inglesa(1868).