Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
numa perspectiva inclusiva
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
Mapa Estratégico da Indústria
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚMEROS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Indicadores sociais e educacionais
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Trabalhando com Grupos
Planejamento e 7 de março de 2014.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Sala de Recursos Multifuncionais
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Miguel Haddad Prefeito Francisco Carbonari Secretário

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 375 mil habitantes em Jundiaí, segundo o Censo 2010. 110 unidades escolares (escolas e creches). mais de 43.000 alunos na rede pública municipal: 3.500 crianças de 0 a 3 anos 6.000 crianças de 4 e 5 anos, 20.000 alunos de 6 a 10 anos, 500 alunos de 11 a 14 anos, 10.000 alunos jovens e adultos, 2.000 alunos no centro de informática. 1.200 alunos no centro de línguas. mais de 3.000 servidores, sendo 1.500 professores. mais de 7.000 crianças beneficiadas por transporte ao mês, ou 350 crianças ao dia (100% dos pedidos). 1 milhão 740 mil refeições/mês nas escolas, ou 87 mil/dia. mais de R$ 152 milhões de orçamento para Educação. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O problema A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Falta de foco na gestão pública: Diante das demandas crescentes, a definição clara e objetiva das metas é condição essencial para alcançá-las.

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O foco escolhido A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Todo aluno na escola aprendendo mais

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O diagnóstico Três pontos críticos na educação: 1. Falta de uma política de atendimento das crianças de 0 a 3 anos (elevado déficit de vagas e ausência de um projeto pedagógico para o segmento). 2. Presença de crianças com mais de 8 anos de idade na escola sem saber ler e escrever, e alunos maiores sem conseguir compreender ou produzir textos. 3. Presença de crianças de todas as idades com grandes dificuldades na área de matemática. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O desafio A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Construir um projeto pedagógico que possibilite o enfrentamento e a solução (ou redução) das deficiências identificadas

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação As ações A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões 1. Definição de uma proposta curricular 2. Formação profissional 3. Atuação nos problemas de aprendizagem

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Definição de uma proposta curricular Construção das expectativas de aprendizagem para 0 a 10 anos, originando um currículo estrutural. Escolha e aquisição de material didático de qualidade, para unificar o atendimento em toda a rede escolar: Educa+Ação (1º ao 5º anos) e Ciranda (4 e 5 anos). Implantação de uma política de inclusão, com base em critérios para tratar diferentes tipos de dificuldades. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2. Formação profissional Capacitação de professores para uso do material didático. Realização de congressos, jornadas de estudo e cursos para atualização profissional permanente. Compra de um notebook para todo professor da rede, valorizando seu trabalho e facilitando sua formação. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 3. Atuação nos problemas de aprendizagem Mapeamento das escolas da rede segundo seus índices. Concentração de esforços na alfabetização: um auxiliar de ensino nos 1os e 2os anos. um professor alfabetizador. Adoção de medidas pontuais nos casos de dificuldades e acompanhamento constante do desenvolvimento das crianças. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Atuação nos problemas de aprendizagem Aquisição de mais de 50.000 livros para as escolas, ou 40 livros por sala de sala de todas as escolas. Compra de brinquedos para todas as unidades, valorizando a atividade lúdica como parte da aprendizagem. Introdução do projeto Mente Inovadora, aumentando o interesse e a aprendizagem por meio de jogos. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Nesse contexto, o uso da tecnologia é um instrumento de potencialização do projeto pedagógico: Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno. Na capacitação e no apoio ao professor. Na inclusão de portadores de necessidades especiais. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Nada substitui um bom professor

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação A tecnologia adotada Netbooks para 17 escolas de Jundiaí com diferentes perfis (equivalente a 15% da rede, com 110 escolas) Soluções em tecnologia para uso do material didático Lousa Interativa Câmera de Documentos Formação e apoio a professores Acompanhamento dos resultados A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (a tecnologia desperta interesse e mantém motivação) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (pesquisa de opinião com alunos da rede municipal) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação No apoio ao professor para apresentação do conteúdo: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação No apoio ao professor para apresentação do conteúdo: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na capacitação e no apoio ao professor: (avaliação geral da formação: 78% ótimo, 22% bom) A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na inclusão de portadores de necessidades especiais: A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Os resultados Evolução do Ideb: das 17 escolas, 14 melhoraram, uma piorou (6 para 5,9), uma se manteve (6,2) e uma não teve resultados. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Média superior às demais escolas em Português e Matemática no Saresp. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Evolução dos alunos de 5º ano, segundo o Aprimora: redução de baixo desempenho; aumento de alto desempenho. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação As 5 escolas com maior comprovação de uso das tecnologias tiveram resultados ainda melhores no 1º ano de projeto, superando o 6,0 desejável. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Conclusões A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões Jundiaí tem uma situação favorável. Portanto, para obter mais avanços é necessário muito esforço.

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O Ideb já era razoável em 2005 (5,1) e em 2009 alcançou 5,8 - índice próximo ao 6,0 desejável. Todas as escolas contam com muitos recursos que ajudam a melhorar o desempenho: Ensino estruturado, Centro de formação de educadores, Mesas Educacionais Alfabeto, E-Blocks de Matemática, Inglês, Multimundos. Os pais dos alunos têm um nível razoável de escolaridade (56% dos pais têm 2º grau completo, 2% sem escolaridade). As famílias têm computadores e internet em casa (66%). A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação O sucesso no uso da tecnologia está na formação adequada do professor, para que ele: conheça os conteúdos, faça as perguntas certas, intervenha quando necessário, ouça como as crianças pensam, utilize os recursos para que os alunos compreendam conceitos essenciais, trabalhe adequadamente para que os estímulos para a aprendizagem sejam os mais eficientes. A cidade O problema O foco O diagnóstico O desafio As ações Os resultados Conclusões

Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 2009 – 2012 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Miguel Haddad Prefeito Francisco Carbonari Secretário