Mitos e Trabalho Infantil Projeto MPT na Escola Curso de Formação de Membros e Servidores Brasília, novembro de 2012
“mais conversa que palestra, por favor”
Mito “histórias de caráter popular ou religioso que tem como objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos”
Mito = Crença ligação com a realidade Ex: raio = ira Ex: cuidados com a saúde aparentemente eficazes
Mito (irreal) => ação real “o mito, a lenda, fecunda a realidade, gerando nela movimento e emoção”
Fernando Pessoa “Assim a lenda se escorre, A entrar na realidade E a fecundá-la decorre”
Mitos fabricados Ex: Manga com leite
Senso Comum “conjunto de opiniões, ideias e concepções que, prevalecendo em um determinado contexto social, se impõe como naturais e necessárias, não evocando reflexões ou questionamentos”
Exemplo A realidade do filho do artesão sendo transportada para a realidade atual.
Educadores e especialistas Espera-se uma atitude embasada no saber e na reflexão, coerente com o mundo, e que permita posicionamento e argumentação consistentes.
Mitos no Trabalho Infantil
Ajuda na formação do caráter O ambiente profissional não é educativo, espera-se resultado, produtividade e não formação. A escola e a família são ambientes formadores por excelência.
Ensina regras e disciplina No trabalho se aprende pela imposição e não pela reflexão. Pela penalidade e não pelos valores (ex: não roubar para não ser preso).
Ajuda na manutenção da família Inversão de valores, recaindo a responsabilidade dos pais (ou do Estado) sobre a criança. Manutenção da posição social familiar menos privilegiada.
É melhor que ficar na rua Substituição de uma violação por outra. Criança paga pela ineficiência do Estado.
Benefício pela experiência profissional Experiências desqualificadas, que não formam. Formação verdadeira prepara mais que experiência desqualificada.
Aprender a profissão dos pais Verificar se os pais possuem realmente profissão (catador no lixão). Prejuízos maiores que aprendizagem. Aguardar idade adequada.
Criança tem que ter atividade Atividades formativas, legais e não prejudiciais. O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral do adulto (agendas superlotadas).
Trabalho não faz mal a ninguém Eu trabalhei e não morri Simplesmente uma inverdade. Trabalho prejudica adultos e crianças.
Se a criança estudar, pode trabalhar Gera prejuízo no aprendizado, configurando desigualdade entre as que trabalham e não trabalham.
“Uma crença não é somente uma ideia que a mente possui, mas também uma ideia que possui a mente” Robert Oxton Bolt dramaturgo inglês
Reflexão É preciso ter coragem para desnaturalizar as práticas sociais aceitas historicamente pela sociedade.
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