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O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
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Transcrição da apresentação:

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ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

A INTENÇÃO DO EMISSOR DEFINE A FUNÇÃO DE LINGUAGEM

DISSERTAÇÃO

Dissertar é o ato de expressar opiniões, idéias, pontos de vista a respeito de um assunto ou tema. Existem dois tipos de dissertação: A expositiva, cujo objetivo é explicar de modo impessoal uma idéia para esclarecimento de outras pessoas, com intuito de informar A argumentativa, que visa a persuadir, por meio de provas, procurando levar o interlocutor a pensar como o autor do texto.

O texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; (B) metalinguística; (C) referencial; (D) apelativa; (E) emotiva. x

O texto dissertativo é composto por três partes: Introdução (tese) desenvolvimento (argumentação) conclusão (retomada da tese).

PLANEJAR EVITA PROBLEMAS DE COERÊNCIA

O QUE É GÊNERO TEXTUAL?

É A CLASSIFICAÇÃO AMPLA QUE SE DÁ AOS DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS QUE UTILIZAMOS PARA ESTABELECER COMUNICAÇÃO.

TEXTOS VERBAIS, NÃO-VERBAIS OU MISTOS ESSA COMUNICAÇÃO É ESTABELECIDA COM TEXTOS VERBAIS, NÃO-VERBAIS OU MISTOS

EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS

EDITORIAL

ARTIGO DE OPINIÃO

CARTA ARGUMENTATIVA

CRÔNICA

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

CHARGE

CARTUM

CARTUM TEXTO HUMORÍSTICO QUE USA A LINGUAGEM NÃO-VERBAL, COMBINADA OU NÃO COM A VERBAL. NORMALMENTE RETRATA SITUAÇÕES UNIVERSAIS E ATEMPORAIS, SATIRIZANDO OS COSTUMES HUMANOS

x Em relação aos sentidos do texto, analise as afirmati -vas. I - A mãe demonstra preocupação com o distanciamento do filho. II – No cartum pretende-se mostrar que o progresso tecnológico está facilitando as relações familiares. III - Infere-se, da leitura do texto que o filho é internauta, por isso prioriza conversas virtuais. Estão corretas as afirmativas A) II, III apenas. B) I e II, apenas. C) II apenas. D) I, III apenas. E) I, II e III. x

O texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; (B) metalinguística; (C) referencial; (D) apelativa; (E) emotiva. x

QUAL É A CRÍTICA FEITA PELO CARTUNISTA? ELE CRITICA O COMPORTAMENTO DE CERTAS PESSOAS QUE NÃO SABEM VIVER SOCIALMENTE E EXTRAPOLAM OS SEUS DIREITOS COMO CIDADÃS.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS É UMA NARRATIVA VISUAL QUE, NORMALMENTE, EXPRESSA A LÍNGUA ORAL E APRESENTA UM ENREDO RÁPIDO, EMPREGANDO SOMENTE IMAGEM OU ASSOCIANDO PALAVRA E IMAGEM

x Leia e marque a alternativa correta. NÃO É JUSTO QUE UMA MULHER TRABALHE TANTO COM UM SOL DESSES! Leia e marque a alternativa correta. a) Na fala do primeiro quadrinho, a palavra desses traz, explicitamente, a idéia de sol escaldante. b) Percebe-se, na tira, intenção de valorizar o trabalho doméstico das mulheres. C) A fala do segundo quadrinho reforça a expectativa criada pela leitura da fala do primeiro quadrinho. x

O texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; (B) metalinguística; (C) referencial; (D) poética; (E) emotiva. x

x 1.A conversa entre Mafalda e seus amigos (A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. (B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas. (C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes. (D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias. (E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências. x

CHARGE É UM DESENHO HUMORÍSTICO, ACOMPANHADO OU NÃO DE TEXTO VERBAL. NORMALMENTE, CRITICA UM FATO OU ACONTECIMENTO ESPECÍFICO E ABORDA TEMAS SOCIAIS E SOBRETUDO POLÍTICOS.

- Senhores, a ideia é criarmos um conselho que coloque em prática medidas efetivas contra o desmatamento! Folha de S.Paulo, São Paulo, 22 maio 2005

Pode se afirmar que o chargista: a) Ele critica a rapidez da máquina do governo, que age com eficiência e rapidez para deter o desmatamento. b) Ele elogia a eficiência do governo em criar conselhos para resolver o problema do desmatamento c) Ele critica a morosidade da máquina do governo, que não age com eficiência e rapidez para solucionar problemas como o desmatamento. x

O papel é meu, a assinatura também, mas eu não reconheço o documento.

(A) intimidação. (B) honestidade. (C) esquecimento. (D) preocupação. Neste texto, a relação entre a imagem e a fala permite concluir que a atitude da personagem revela (A) intimidação. (B) honestidade. (C) esquecimento. (D) preocupação. (E) dissimulação. x

Um confronto das capas das duas revistas permite fazer as seguintes afirmativas, exceto a) Veja: destaca o consenso do mundo diante da grandeza do papa João Paulo II b) Veja: sugere um impasse de se identificar um sucessor à altura do papa João Paulo II c) Veja: simboliza o vazio do poder ao reproduzir apenas a mitra, sem quem a porte. d) Época: mostra a sucessão como uma questão de disputa interna pelo poder da Igreja. e) Veja: convida o leitor a assumir uma atitude de reverência diante do papa morto. Época: incita o leitor a manter posição de neutralidade frente à sucessão do papa. x

EXERCÍCIO 5. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos."; esta frase de Mateus, 5,6 tem como função de linguagem predominante a: (A) emotiva; (B) metalinguística; (C) fática; (D) conativa; (E) referencial x

(Leon Cakoff, no Jornal da Tarde) Acho que foi uma premonição, uma vez que ele já tinha declarado que “A Fraternidade é Vermelha” seria seu último filme. Foi o cineasta contemporâneo que conseguiu chegar mais perto do conceito de Deus. Poderia ter feito muito mais filmes, mas foi vítima do totalitarismo socialista. (Leon Cakoff, no Jornal da Tarde)

O totalitarismo socialista: Manteve-se alheio à carreira do cineasta. atrapalhou a carreira do cineasta. Manteve-se alheio à carreira do cineasta. Interrompeu a carreira do cineasta. Incentivou a carreira do cineasta. Fiscalizou a carreira do cineasta X

“Fraternidade é Vermelha”: Foi um filme de repercussão nos meios religiosos. Foi o primeiro filme de sucesso do cineasta. Não abordava o assunto Deus. Foi o melhor filme do cineasta. Foi o último filme do cineasta. X

Provavelmente, o cineasta: Agradou, por ser materialista. Agradou por falar de Deus. Desagradou por falar de Deus. Desagradou por não falar de Deus. Não sabia nada sobre Deus. X

A palavra “premonição” se justifica porque: a) Seu filme foi um sucesso. b) O cineasta falava de Deus. c) O cineasta não quis fazer mais filmes. d) A “Fraternidade é Vermelha” e) O cineasta foi vítima do totalitarismo socialista. X

A palavra “vermelha equivale no texto a: a) totalitária b) comunista c) socialista d) materialista e) espiritualista X

O conectivo que não poderia substituir “uma vez que” no texto é: a) porque b) pois c) já que d) porquanto e) se bem que X

“Uma nação já não é bárbara quando tem historiadores.” (Marquês de Marica) O texto é: a) uma apologia à barbárie b) um tributo ao desenvolvimento das nações c) uma valorização dos historiadores d) uma reprovação da selvageria e) um canto de louvor à liberdade X

3. Marque a opção que não estabelece corretamente a relação dos elementos da comunicação na tira "Ócios do Ofício". (A) Rick - emissor. (B) Garrafa - canal. (C) Língua portuguesa - código. (D) Toque do telefone - ruído. (E) Informação sobre a publicação da tira – mensagem x

Transgênicos em xeque Os organismos geneticamente modificados são também chamados de transgênicos porque recebem pedaços de DNA de outras espécies. Esses genes alienígenas mandam o receptor produzir substâncias que nunca produziria na natureza. No caso do milho, é enxertado um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (daí o nome "Bt") contendo instruções para fabricar uma toxina que envenena insetos, mas não o homem. A própria planta se torna um inseticida. Folha de São Paulo, 23/5/99

O texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; (B) metalinguística; (C) referencial; (D) apelativa; (E) emotiva. x

o texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; 9 - Definindo transgênicos e justificando a abreviatura "Bt", o texto faz predominar uma função da linguagem: (A) conativa; (B) metalinguística; (C) referencial; (D) apelativa; (E) emotiva. x

x (A) do primeiro quadrinho, somente. O humor provocado pela tirinha se estabelece pela leitura: (A) do primeiro quadrinho, somente. (B) do segundo quadrinho, somente. (C) do terceiro quadrinho, somente. (D) do primeiro e do terceiro quadrinhos. (E) do segundo e do terceiro quadrinhos. x

(A) na visão da mãe, sopa não é uma comida gostosa. De acordo com a lógica da fala da menina Mafalda, é correto afirmar que: (A) na visão da mãe, sopa não é uma comida gostosa. (B) a palavra sopa não é palavrão. (C) por não representar uma comida gostosa, a palavra sopa vira palavrão. (D) a comida que a mãe trouxe não é sopa. (E) a mãe deliberadamente mentiu duas vezes para ela. x

x (A) beligerantes como animais ferozes. Na visão da personagem Mafalda, os dirigentes do mundo são: (A) beligerantes como animais ferozes. (B) inconsequentes como crianças. (C) irascíveis como industriais. (D) ousados como publicitários. (E) apressados como radialistas. x

x O humor da tirinha se constrói: (A) porque o vocábulo bombar não está dicionarizado. (B) Pois o vocábulo bombar foi dito equivocadamente no sentido de bombear. (C) Pois reflete o problema da educação no país, em que os alunos só se comunicam por gírias, como é o caso de fessor. (D) Porque a forma fessor é uma tentativa de incluir na norma culta o regionalismo fessô. (E) Pois a imagem resgata o valor original do radical que compõe a gíria bombar x

ACREDITAR É A RECEITA PARA VENCER! ATÉ A PRÓXIMA!!

FIQUEM COM DEUS!