Usando blogs para educar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Portal do Professor SEED/MEC
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Inclusão Digital x Educação Digital
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
O que é um wiki?.
Blogs: pedagogia e prática
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Professor Izaias Cordeiro Néri
Redes Sociais e Mídias na Educação
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Capacitação dos professores
O Uso Pedagógico do Blog
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
Construir e dinamizar um blog "Projectos TIC na Educação: âmbito, compromissos e parcerias " Workshop Margarida Lucas,
Museu Memórias de Alfabetização
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Relatório de Proposta de Projeto
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
# REDES SOCIAIS. REDES SOCIAIS NA INTERNET* São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. *Wikipedia #
Quem tem medo da Web 2.0? Denis Furtado
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Lepetitchouchou.com.br Digital Media Kit Dezembro 2014.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Aluna:Ivoneide Pereira da Costa Professoras: Elsa Guimaräes Gilca Vilarinho Março de 2006.
Projeto de Orientação de Estudo - 1º ano (EF)
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
 A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Março 2011 / Equipa da Biblioteca / Equipa PTE Elaborado por: Clara Oliveira.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Comunicação Comunitária
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Usando blogs para educar Radamés Manosso Produtor de ferramentas de autoria

Programa Blogs e a web 2.0 Blogs do portal – a nova versão Melhores práticas

No princípio era a web 1.0 Sites pessoais. Sites de mídia. Enciclopédia Britânica.

A cara da web 1.0 Coisa para técnicos. Coisa para grandes instituições. Coisa para poucos.

Comunicação na web 1.0 Relação unidirecional entre o autor e seu público. Eu falo, você entende.

Em 1997 começou a web 2.0 Web log = diário na web. O primeiro uso dos blogs foi a criação de diários pessoais. Depois, a necessidade de atualização de maneira ágil.

A grande mídia adere aos blogs A grande imprensa não pôde ignorar os blogs. Blogs da Folha. http://www1.folha.uol.com.br/folha/blogs/ Blogs de O Globo http://oglobo.globo.com/blogs/

O que é web 2.0 Não é uma tecnologia. É um conceito. É uma visão de mundo. É criação bidirecional de conteúdo. O público passa a ser co-autor.

Relação autor x público na web 2.0

Blogs na educação Os blogs são um novo canal de comunicação de educação. Os alunos se expressam através de blogs. Atividade que gera conteúdo de relevância social.

Blogs no portal

Blogs coletivos no Portal O professor media, os alunos escrevem. Blog da turma. Blog de projetos. Blog de grupos.

Qual é a receita de sucesso para um blog bem visitado e elogiado? Melhores práticas Qual é a receita de sucesso para um blog bem visitado e elogiado?

1. Informalidade O blog é uma conversa com o leitor. É comunicação de gente com gente. As pessoas sentem-se seguras em expressar-se, diferente de um ambiente real.

2. Personalidade O blog tem dono. O blog tem cara. O blog tem estilo. O blog tem personalidade. O blog tem conteúdo.

3. Regularidade O público deve saber quando vai ter post novo. Pode ser uma vez por dia ou uma vez por semana, mas com regularidade.

4. Atualidade Conecte o seu post com o que está acontecendo no mundo. Aproveite as situações que estão em destaque para comentar.

5. Relevância Preste um serviço. Traga informação relevante. Pense: Você teria prazer em ler o seu próprio blog?

Indo além A web 2.0 cobra uma nova postura do educador. Comunicação bidirecional. Construção cumulativa. Respeito à diversidade de opiniões.

Que tal fazer parte da blogosfera? É contemporâneo. É questão de atitude. É chique. É pedagógico. É construtivo.

Links Blog (Wikipedia) http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Blogs educacionais (Wikipedia) http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogs_educativos

Obrigado! A videoconferência gravada ficará disponível no site. Radamés Manosso radamesm@educacional.com.br