Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gabinete do Comandante do Exército
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Formação por competências
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADE AVALIATIVA:
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS GERÊNCIA GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA DE GOVERNO DA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO.
Filmetes\Institucuional 1.mpg
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Avaliação Educacional
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Matemática para Negócios
Avaliação da Aprendizagem em Processo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
ASSUNTO - A missão do Exército; - Formas de ingresso; e - Os cursos de formação de sargentos e oficiais.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Nivelamento Prof.ª Andréa César.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
Universidade Federal de Uberlândia
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO CURRICULAR (PLADIS E PPQ)
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
TRANSFORMAÇÃO DA 4ª Bda Inf L (Mth)
Transcrição da apresentação:

Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN EXÉRCITO BRASILEIRO Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO (FEV2012)

GRUPOS DE TRABALHO COORDENAÇÃO LEGISLAÇÃO DE ENSINO DOCUMENTAÇÃO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PESSOAL MEIOS

PERFIL E MAPA FUNCIONAL PLANID, PLADIS, CARGA HORÁRIA

PERFIL E MAPA FUNCIONAL Ministério da Defesa; EME; PROFORÇA; Dtz Ch DECEx; Catálogo de Cargos e Funções PERFIL PROFISSIOGRÁFICO Estrutura: Finalidade Competências Profissionais Gerais Competências Profissionais Específicas Eixo Transversal MAPA FUNCIONAL

CORE DA AMAN

CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais

Comandar frações em situação de Não- Guerra CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais

CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa

CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa Realizar Gestão Organizacional

PLANO INTEGRADO DE DISCIPLINAS (PLANID) Características: * Definição de conteúdos e disciplinas norteado pelo Mapa Funcional * Visão global dos conteúdos * Trabalho Interdisciplinar – viabilizado através dos Módulos

UNIDADE DE COMPETÊNCIA (UC) ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (EC) PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UNIDADE DE COMPETÊNCIA (UC) ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (EC) CONTEÚDOS DISCIPLINAS

Retirar do Mapa Funcional PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Retirar do Mapa Funcional

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. Terreno e condições meteorológicas Topografia, Cartografia, Meteorologia Construção de abrigos Técnica militar, Fortificações

? PLANID FIT - Utilizar Normas de comando SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil ? 32 16 4 - 36 56

PLANID SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD (O que fazer? Como? Onde? De acordo com... Para quê?) DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil 32 16 4 - 36 56

PLANID FIT - Utilizar Normas de comando SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil Solucionar situações problemas, dentro de um circuito contextualizado em uma situação de guerra, pelas Ciências Militares I e II de acordo com os manuais e teorias estudados, para integrar uma pequena fração no cumprimento de uma determinada missão. 32 16 4 - 36 56

EIXOS TRANSVERSAIS (ET) PLANID EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia Utilizar o Terreno nas Operações Militares ? Utilizar Normas de Comando

Capacidades cognitivas Capacidades físicas e motoras AMAN Atitudes PLANID Eixo Transversal Capacidades cognitivas Capacidades físicas e motoras AMAN Atitudes Valores e Deveres

EIXOS TRANSVERSAIS (ET) PLANID EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Adaptabilidade - Autoconfiança - Responsabilidade - Resolver problemas Utilizar o Terreno nas Operações Militares - Avaliar - Agilidade de raciocínio -Comparar - Selecionar - Autoconfiança -Rusticidade - Objetividade - Iniciativa Utilizar Normas de Comando - Criatividade - Meticulosidade - Flexibilidade - Autoconfiança - Organizar - Prever - Trabalhar sob pressão

EIXO TRANSVERSAL/VALORES TIRO Elaborar imagens mentais Fotografias (pontaria) Organizar informações Fundamentos de Tiro Atenção seletiva Alvos diferentes Organizar, Planejar atividade Of Tiro SU e Tiro Competição Trabalhar sob pressão Tempo/Prova/Alvo distante... Responsabilidade Instrumento de morte Agilidade, Coord Motora, Equilíbrio dinâmico, estático, recuperado (fixo e em movimento) Resistência muscular localizada Fé na missão do EB Uso da Força em prol da missão CF Aprimoramento técnico-profissional Militar Filmete 1 Filmete 2

PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 4 1º Presencial III COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra. UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais. 1. Operações de Manutenção da Paz. Geopolítica, Relações Internacionais Sociologia, História Militar Geral, EPM Conduzir o emprego da fração em Operações de Segurança Integrada Atuar em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 5. Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, DPM Realizar atividades no contexto do antiterrorismo. 6. Adoção de medidas de prevenção ao terrorismo. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, EPM. Atuar em Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. 7. Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, EPM, DPM. Atuar em Operações na Faixa de Fronteira (ações preventivas contra delitos transfronteiriços e ambientais: patrulhamento; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; prisões em flagrante delito). 8. Operações na Faixa de Fronteira. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo, Ética. Atuar em Operações Interagências 9. Operações Interagências. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N .

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N . Retirar do PLANID

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego .

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego . Retirar do Perfil

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança .

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança .

PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança -Realizar o lançamento da granada de mão, em perímetros não urbanos, demonstrando segurança e selecionando seu emprego, observando as normas de segurança e demais prescrições das IGTAEx, para viabilizar a progressão no terreno.

OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO-GUERRA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PLADIS PLADIS DISCIPLINA OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO-GUERRA ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 4 A / Q / Sv PRESENCIAL 3 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra UC EC CONTEÚDOS/ ASSUNTOS CONTEÚDO /HORA EIXO TRANSVERSAL PADRÃO DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais 1. Operações de Manutenção da Paz. a. Introdução. b. Princípios fundamentais. c. Funcionamento. d. Mandato do CSNU. e. Diversidade cultural. f. Direitos Humanos. 1) Proteção (garantia). 2) Igualdade de Gêneros. 3) Proteção da criança. g. Parcerias. h. Normas de Conduta. 1) Disciplina. 2) HIV/AIDS. 15 HD - Analisar - Avaliar - Comparar - Organizar - Planejar - Realizar deduções - Realizar induções - Resolver problemas - Flexibilidade - Gerenciar conflitos - Negociação - Persuasão - Sereno rigor - Tato - Respeito à pessoa humana Distinguir as diferenças na aplicação dos conhecimentos profissionais adquiridos para a Guerra, num contexto de Operações de Manutenção da Paz, de acordo com as normas do Direito Internacional e de um Mandato da ONU para esse tipo de missão, para habilitar o futuro oficial para participar de uma operação, enquadrado numa Unidade de Mnt Paz. AA AC

PLADIS MACETES...

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PLADIS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Módulo 3 1. Orientações para as situações-problema: a) Aproximar o contexto apresentado à realidade das Operações de Não-Guerra, propiciando a visão do cenário técnico-profissional no qual estará inserido o comandante da pequena fração. b) Empregar os conhecimentos adquiridos para a situação de Guerra, adaptados e contextualizados, para as situações de Não-Guerra. c) Capacitar a operar no quadro tático de missões sob a égide de organismos internacionais, envolvendo, ao máximo, as particularidades desse contexto. d) Para as Ações Subsidiárias deverá ser enfatizado o Eixo Transversal, com destaque para as atitudes e os valores, sob o pano de fundo das tradições militares. 2. Procedimentos didáticos: a) Métodos e técnicas de ensino: palestra, exercício individual, trabalho em grupo, estudo de caso, exercício militar. b) As atitudes/valores elencados serão explorados nos estudos de caso, baseados em experiências adquiridas pelo Exército Brasileiro e desenvolvidos nas situações-problema inseridas nos exercícios militares, que deverão constar das ordens de instrução. 3. Atividades complementares: a) As aulas das CMI, relacionadas ao assunto, irão proporcionar o embasamento teórico necessário (jurídico, psicológico, sociológico, filosófico, histórico e geopolítico) ao desenvolvimento da competência. b) As instruções práticas destinam-se a proporcionar os conhecimentos técnicos diretamente relacionados aos assuntos. c) Além da utilização das salas de instrução, serão realizadas práticas contemplando as situações referentes às Operações de Manutenção da Paz, Operações de Garantia da Lei e da Ordem e Operações na Faixa de Fronteira, seguindo um quadro tático que permita a simulação da realidade a ser encontrada nos corpos de tropa, quando do emprego em situação de Não-Guerra. 4. Instrumentos de avaliação: a) Será realizada uma Avaliação de Acompanhamento (AA) específica para cada Unidade de Competência. Ao todo serão realizadas 3 (três) AA. b) Será realizada 01(uma) Avaliação de Controle (AC), com duração de 02 (duas) horas, específica sobre o assunto, abrangendo toda a matéria de Não Guerra, a cargo do C Inf. O assunto será cobrado, também, no bojo das demais disciplinas das CM I, que têm participação nessa Competência Principal. A Retificação da Aprendizagem (RetAp), a ser realizada após a AC, terá a duração de 01(uma) hora e deverá focar a revisão dos principais erros cometidos, bem como no core da disciplina, qual seja: Operações de Manutenção da Paz, Op GLO e Op na Faixa de Fronteira.

PLADIS REFERÊNCIAS Módulo 3 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 19 out.2012. ______. Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar n° 136, de 25 de agosto de 2010. Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 26 ago. 2010. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis-complementares-1/1999#content> e <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis-complementares-1/2010#content>. Acesso em: 19 out. 2012. ______. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual de Campanha C 85 - 1 Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2. Ed. Brasília: 2010. Disponível em: < http://200.20.16.3/guardiao/controle.php?modulo=cadastro&tela=legislacao&acao=detalhar&menu=0&rodape=0&Id=4336&readonly=true>. Acesso em: 19 out. 2012. ROSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. 4. Ed. 1.v. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987. WIPPMAN & MATTHEWS EVANGELISTA. New War, New Laws? Applying The Laws of War in 21 Century Conflicts. Nova York, EUA: Transnational Publishers, 2005. Disponível em: http://www.rushingwalker.com/images/PJW%20chapter%20in%20New%20Wars,%20New%20Laws.pdf>. Acesso em: 19 out. 2012.

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA NA DISCIPLINA PLADIS DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA NA DISCIPLINA MÓDULOS AULA/INSTRUÇÃO AVALIAÇÃO CH TOTAL MÓDULO TOTAL DA DISCIPLINA Carga Horária Carga Horária Total Aplicação RETAP Diu N GERAL 3 42 - 2 1 45

PLADIS Formas de construção Ensino Bélico Curso Básico + A/Q/S Ensino Acadêmico Disciplinas Ensino das Seções: de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial

PLADIS Formas de construção Primeira CP – UC – EC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Bélico Ensino Acadêmico: Didática Met. Pesq. Cientif. Cibernética Direito, Economia Ensino da SEF ( Of TFM) Ensino da Seç Tiro ( Of Tiro)

PLADIS Formas de construção Segunda CP - UC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Hist. Geral Hist. Brasil Rel. Internacionais

PLADIS Formas de construção

PLADIS Formas de construção Terceira CP – Conteúdos/Assuntos Exemplos Ensino Acadêmico: Filosofia Sociologia Psicologia

PLADIS Formas de construção

PLADIS Formas de construção Quarta Eixo Transversal – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Português Inglês Espanhol Ensino da: Seção de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial

PLADIS Formas de construção

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO SEGMENTOS CONCORRENTES DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

CIÊNCIAS MILITARES I DISCIPLINAS CM I

CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO PENAL MILITAR DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA LÓGICA FILOSÓFICA FÍSICA MATEMÁTICA ORATÓRIA

CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO PENAL MILITAR DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

CIÊNCIAS MILITARES I DISCIPLINAS CM I 1605

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO

SEÇÕES DE INSTRUÇÃO DISCIPLINAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO TFM 189 214 182 173 DSV IDT MIL (EQUI) 32 - - - DSV IDT MIL (IEsp) 48 44 48 56 DSV IDT MIL (OU) 10 8 8 8 DSV IDT MIL (LID) 4 4 60 12 TIRO 44 36 28 24 TOTAL 327 306 326 273

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO CM I E SEÇÕES DE INSTRUÇÃO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO 1605 1232

COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO ATIVIDADE 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 10 10 10 10 À DSPO CMDO ASS ATUALIDADE 8 8 8 8 DINÂMICA DE GRUPO 12 8 8 12 80 80 80 80 NAVAMAER/OLIMPÍADA 60 60 40 40 REC APRENDIZAGEM 25 15 15 10 TEMPOS LIVRES TEMPOS DE ESTUDO 50 45 30 15 PALESTRAS E CONF 24 24 24 24 TOTAL 259 250 215 199

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 923 1605 1232

CIÊNCIAS MILITARES II DISCIPLINAS CM II

CIÊNCIAS MILITARES II COMUM ESPECÍFICO

COMUM 1089 ESPECÍFICO 1168 CIÊNCIAS MILITARES II 1º ANO 300 2º ANO 424 PROJETO INTEGRADOR 340 3º ANO 399 4 RELATORIAS A/Q/Sv 209 4º ANO 225 CURSOS/ESTÁGIOS/ ELETIVAS 240 EPCT 120

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO e CM II DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 923 1605 1232 2137

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO CURRÍCULO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 6017 923 1605 1232 2257

DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO CURRÍCULO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO MÉDIA /ANO = 1505 923 1605 1232 2257

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 3ª f 19 Mar 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar DES IDT MIL 6ª f 22 Mar

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar DES IDT MIL 6ª f 22 Mar COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE) 8 T - ICC UMA JORNADA 8 T - TFM UMA JORNADA 2 T - ESTUDO 1/2 JORNADA 2 T – À DISP CAD 4 T – LNG INGLESA 4 T – MÉT QUANT 4 T – LNG PORT 2 JORNADAS 2T – QUÍMICA 2T – DES IDT MIL 4 T – COMPLEM ENSINO 1/2 JORNADA

“AS ARMAS EXIGEM ESPÍRITO, CONCLUSÃO “AS ARMAS EXIGEM ESPÍRITO, COMO AS LETRAS...

... NÃO HÁ MELHORES SOLDADOS DO QUE AQUELES CONCLUSÃO ... NÃO HÁ MELHORES SOLDADOS DO QUE AQUELES QUE SÃO RETIRADOS DA TERRA DOS ESTUDOS PARA OS CAMPOS DA GUERRA...

CONCLUSÃO ... PORQUE, QUANDO TÊM DE LUTAR, JUNTAM AS FORÇAS COM O TALENTO,... ... E O TALENTO COM AS FORÇAS FAZ UM COMPOSTO MILAGROSO.” MIGUEL DE CERVANTES