A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Segurança de Aviação, Histórico  

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que se espera do RH?
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO.
Coeficiente de Flambagem - Cisalhamento
GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
RISCO OBJETIVO X RISCO SUBJETIVO
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
Análise de Perigos MO828 – Eng. Software II Prof
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
CULTURA E C.R.M. Drª Selma Ribeiro.
Princípios básicos da Indústria Química
O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
UNIDADE I - Metodologia Científica
Aula - Tema: O empreendedor.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Manutenção Produtiva Total - TPM -
TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL PROFª ADRIANA CASSETARI.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Empreendedorismo, administração em vendas Aula 05.
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5680 – Aula 000 Segurança da Informação e Segurança de Redes INE-5680 Luiz Carlos Zancanella, D.Sc.
Tecnologia e Sociedade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012
Junho 2005Segurança TOTAL As 10 Regras de Ouro para abastecer em segurança TOTAL 1.Ao entrar no Posto de Abastecimento ______ a velocidade e circule com_______.
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Administração da Qualidade
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Reunião de Erro – Corporate Resource Management 1979 – NASA / BOEING / CIAS AÉREAS IDENTIFICAR CAUSAS DE ACIDENTES MELHORAR PERFORMANCE DOS AVIÕES.
A Prevenção de Acidentes e o Panorama Estatístico
São José dos Campos, 20 junho 2010
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO
19L Subgrupo 2 Adão Carvalho Bernardo C. Dörr 34SMIIVY.
A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Programas de Prevenção em Segurança.
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Apresentação Diagnóstico Social
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
CONFIABILIDADE.
MÓDULO VII – Airport Safety
Marketing de Relacionamento
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
Processos Administrativos Aula 1
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Introdução ao Gerenciamento da Segurança Operacional
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Kaizen de Segurança Metodologia de Trabalho Novelis Pinda.
ORIENTAÇÃO PARA O PRA 2004 PROGRAMAS DE REDUÇÃO DE ACIDENTES ELABORADO PELAS CONCESSIONÁRIAS.
#apresentação Com o advento do maior rigor implementado às indústrias no que tange a temática de segurança dos trabalhadores, sobretudo, na interface.
A TRANSROTA TRANSPORTES E LOGÍSTICA surgiu há 20 anos para atender às necessidades especificas de cada cliente, com atendimento personalizado com foco.
EAD Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância Educação A Distância???
Cirurgião Geral & Oncológico Médico Voluntário do COE Membro da Câmera Técnica de Oncologia- CREMERJ Membro da Câmera Técnica de Segurança do Paciente.
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL CERTIFICAÇÃO AERONÁUTICA 05/Agosto/03 Adalton Martuscelli.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
Ministério dos Transportes Secretaria de Política Nacional de Transportes Brasília, 15 de Setembro de ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança.
A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Segurança de Aviação, Histórico (cont.)
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Segurança de Aviação, Histórico   1920s  Grande oferta, empreendedores iniciam as primeiras atividades de transporte aéreo Velocidades maiores; Flexibilidade; Maiores distâncias a serem cobertas.  Surgem a Boeing, Lockheed, Stinson, Douglas, Fokker, Fleet;  Altos índices de acidentes;  Imagem: atividade perigosa e pouco confiável.  Post-WWI  Imagem da aviação como atividade de risco, ligada a aventuras; Antes da WWII - nenhum programa formal existia... WWII, Estatística dos aliados: perdas em combate = acidentes Fonte: Cavali, S.G.M. Notas de Aula, “Certificação Aeronáutica” PE-Safety ITA, 2006

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Segurança de Aviação, Histórico Por que havia tantos acidentes?  Quem opera?  Como opera?  Quem faz a manutenção?  Como faz a manutenção?  O produto operado é seguro?  Como é fabricado esse produto?  O acidente pode se repetir? Fonte: Cavali, S.G.M. Notas de Aula, “Certificação Aeronáutica” PE-Safety ITA, 2006

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. Segurança de Aviação, Histórico   1950s  Primeiro ‘approach’ pelo CAA em ‘auto-land’ systems então em desenvolvimento.   1960s  Acidente da Apollo I (1967): NASA assume seu papel;  CAA – ‘draft’ da revisão do BCAR Section D (UK);  FAA ‘special conditons’ para sistemas críticos de ‘wide-bodies’;  Fora da aviação: desenvolvimento de conceitos e metodologias similares para usinas nucleares. Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007