Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Advertisements

O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Prof. Murilo S. de Camargo
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Brasília, 16 de agosto de
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
Quais os objetivos da discussão do PNE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Cristina Helena Almeida de Carvalho
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Maria Paula Dallari Bucci Secretária de Educação Superior
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Encontro Nacional de Educação do PCdoB
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Ministério da Educação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Transcrição da apresentação:

Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais REUNI Prof. Dr. Amaro Henrique Pessoa Lins Reitor da UFPE e Presidente da ANDIFES

Acesso à universidade: Por que expandir as Universidades Federais? Acesso à universidade: Brasil - apenas 12% jovens entre 18 e 24; Extremos: Nordeste=6,5%; Sul=17,1% (Censo do Ensino Superior, 2006). Argentina=35%; Canadá=62%; Coréia do Sul=60%; Cuba=50%; Escandinávia= 70%; EUA=60%.

Universidades: dados do perfil atual (fonte: Censo da Educação Superior, 2006) Evolução da Distribuição das Instituições Públicas e Privadas (1994-2006) Instituições (em %) 1994 2002 2003 2006 Públicas 25,6 11,9 11,1 10,93 Privadas 74,4 88,5 88,9 89,07 Matrículas de Graduação por Turno (2006) Turno Brasil Público % Privado % Diurno 1.828.976 761.758 (41,6) 1.067.218 (58,4) Noturno 2.847.670 447.546 (15,7) 2.400.124 (84,3) Total 4.676.646 1.209.304 (25,9) 3.467.342 (74,1) Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 3

Expansão e Reestruturação das IFES PRIMEIRA FASE: EXPANSÃO DE CURSOS NAS SEDES – 1998/2002 SEGUNDA FASE: EXPANSÃO PARA O INTERIOR – 2003/2006 Universidades em atendimento à forte demanda do interior Criação novas Universidades Federais Criação e Consolidação de campi Universitários TERCEIRA FASE: EXPANSÃO COM REESTRUTURAÇÃO – 2007/2012 Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, 2007-2012 (REUNI) Projetos aprovados com inovações acadêmicas Consolidação e implantação de campi universitários Aumento da oferta de cursos noturnos de gradução

REUNI - Objetivos Criar condições (aporte de recursos) para: Ampliação do acesso e permanência na educação superior NÍVEL DE GRADUAÇÃO; Aumentar a qualidade Inovação, adequação novas exigências; Articulação graduação=pós-graduação-educação básica, profissional e tecnológica. Melhorar aproveitamento: Infra-estrutura física; Recursos humanos das UFs. Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 5

REUNI – Metas Globais Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%. Elevação gradual, em cursos presenciais de graduação, da relação alunos/professor = 18. Prazo de 5 anos para cumprimento das metas, a contar do início de cada plano. Aumento mínimo de 20% nas matrículas de graduação. Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 6

REUNI – Diretrizes Seis dimensões: Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Reestruturação Acadêmico-Curricular Renovação Pedagógica da Educação Superior Mobilidade Intra e Inter-Institucional Compromisso Social da Instituição Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 7

Detalhamento das dimensões 1 - Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; Redução das taxas de evasão; Ocupação de vagas ociosas. 2 - Reestruturação Acadêmico-Curricular Revisão da estrutura acadêmica buscando a constante elevação da qualidade; Reorganização dos cursos de graduação; Diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada; Implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos; e Previsão de modelos de transição, quando for o caso. Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 8

Detalhamento das dimensões 3 - Renovação Pedagógica da Educação Superior Articulação da educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica; Atualização de metodologias (e tecnologias) de ensino-aprendizagem; Previsão de programas de capacitação pedagógica, no caso de implementação de um novo modelo. 4 - Mobilidade Intra e Inter-Institucional Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão Promoção da mobilidade estudantil: aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre cursos e programas, e entre instituições de educação superior. 9

Detalhamento das dimensões 5 - Compromisso Social da Instituição Políticas de inclusão; Programas de assistência estudantil; e Políticas de extensão universitária. 6 - Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo da graduação Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão Articulação da graduação com a pós-graduação: expansão quali-quantitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior. 10

Quadro geral de recursos Investimento + Custeio 2.201.325.748 2.073.562.539 1.803.098.597 1.612.069.033 430.286.212 250.000.000 Total 0,00 400.036.170 658.735.056 942.757.234 216.689.414 Investimento 1.673.526.368 1.144.363.540 669.311.798 213.596.798 Custeio (+Pessoal) 2012 2011 2010 2009 2008 2007 Despesa Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 11

Quadro geral de recursos Pessoal docente 13.536 3.594 2011 15.755 9.942 5.869 1.808 Cumulativo 2.219 2012 4.073 2010 4.061 2009 2008 Docentes Ano Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão OBS: Aprovado Câmara Proj. Lei 3128/08-Presidência: 23.930 mil cargos e funções: 13.276 docentes, 10.654 técnicos, 900 CDs + 2.400 FGs 12

REUNI – Resultados já alcançados A partir dos dados de 2007:   Ampliação da oferta de cerca de 9% dos cursos totais, já em 2008; expressiva ampliação de 15% cursos noturnos; 2009: grande salto expansão cursos (>34%) vagas (>43%) anuais e matrículas projetadas (>40%), em relação a 2007; ampliação 70% cursos noturnos e 84% de suas vagas; Percentuais de progresso anual esperados: vigorosos e crescentes; A partir de 2012: estabilização expansão; ano-limite provisão recursos novos - humanos e materiais; daí por diante, recursos de custeio expansão orçamento anual. Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 13

REUNI – Resultados já alcançados Incremento de vagas 2008-2009 (primeiro ano de implantação) Vagas REUNI acréscimo de vagas + % totais: 43.084 29, 05 cursos noturnos 22.285 36,83 licenciaturas 13.141 26,60

REUNI – Efeitos Crescimento nas matrículas das Universidades Federais proposto até 2012 (referência 2006): Graduação: 70% Mestrado: 52% Doutorado: 55% Efeitos diretos: Maior acesso ao ensino superior público (números eloqüentes) Valorização/desenvolvimento padrão acadêmico superior das UFs Repercussão direta demais níveis de ensino Contribuição esforço formação mão-de-obra qualificada - novo ciclo desenvolvimento.

Conclusão: expansão com reestruturação: oportunidades de inovação e de experimentação Expandir a quantidade: novas vagas, novos cursos (inclusão, democratização do acesso, fortalecimento soberania nacional). Aprimorar a qualidade da educação: (interfaces vários níveis de educação...) Inovar cenário da educação superior: universidade como vetor de desenvolvimento; consideração particularidades locais, regionais, nacionais, internacionais: acompanhamento novas dinâmicas globais e demandas nacionais; novos projetos pedagógicos: flexibilização e interdisciplinaridade; conhecimento da realidade e complexidade dos contextos; formação universitária e cidadã;

OBRIGADO! www.andifes.org.br andifes@andifes.org.br