PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Corpo Humano Os Ossos.
Advertisements

DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
COLUNA VERTEBRAL 1- Coluna cervical 2- Coluna toráxica
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO Técnicas Básicas
Distrofias Musculares
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares Neonatais
NÚCLEO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Artropatias Inflamatórias
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Ergonomia preventiva.
Osteoporose Dr.Elmano Loures.
AVALIAÇÃO CLÍNICA DO PÉ DIABÉTICO Autores:
Detecção precoce da Escoliose
Desenvolvimento e crescimento da criança
DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL
PROJETO DE IMPLANTAÇAO DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO A DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. TenCel José RG:09911.
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
Conscientização.
POSTURA CORPORAL.

Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
Coluna Vertebral.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:
Maternidade na adolescência
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Raquel Adriana M. Salinas S. Takeguma Orientador: Dr. Jefferson A. P. Pinheiro Brasília, 06 de dezembro de ARTIGO DE MONOGRAFIA.
Anomalias relacionadas aos cromossomos
Profa Diana Babini Recife –
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Renata Rodrigues de Araújo Neves
projetodiretrizes. org
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
Prevenção.
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Espondilite Anquilosante (EA) Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Ortopedia e Traumatologia UERJ Fernando Cerqueira
Coluna Vertebral – CERVICAL II
1º Caminhada Passos que Salvam
Desvios da Coluna Vertebral
ESCOLIOSE ESCOLIOSE ESCOLIOSE.
Alterações Posturais.
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Evaluation of skeletal maturity using dental mineralization stages
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
O tórax é a região que contém duas estruturas nobres: pulmão e coração.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Fundamentos do Voleibol
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Alexandre José Exposto
Serviço de Diagnóstico por Imagem Santa Casa de São Paulo
COLUNA VERTEBRAL Professor:José de Arimatéa TECNÓLOGO TÉCNICAS II
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Escoliose associada à Síndrome de Berardinelli-Seip
Transcrição da apresentação:

PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Autores: Ten Cel BM QOS / Med José Ten Cel BM QOS / Med Renato Teixeira

Introdução O Projeto de Detecção Precoce das Deformidades da Coluna na Infância e Adolescência das Forças Armadas e Auxiliares, visa a conscientização de todos os Militares a levarem seus filhos para avaliação da coluna vertebral na faixa etária até os 15 anos de idade. Estima-se que há percentual considerável de dependentes com patologias da coluna vertebral, o que justifica implementar uma mobilização dos serviços de saúde para diagnosticar e tratar esses adolescentes numa fase ainda precoce, evitando procedimentos onerosos e de alta complexidade.

Material e Métodos Avaliar todos os adolescentes do sexo masculino e feminino, com imaturidade esquelética, na idade compreendida entre 9 e 15 anos. O teste a ser utilizado para rastreamento das curvas escolióticas é o de inclinação anterior do tronco, ou teste de Adam's, que é efetuado com o examinador posicionado-se anteriormente ou posteriormente ao adolescente, que se inclinará anteriormente, com as mãos espalmadas e unidas. Os joelhos do paciente devem estar retilíneos, os pés unidos, os braços pendentes e as palmas em aposição.

Material e Métodos O paciente é inspecionado pela frente para avaliação de possível deformidade torácica, provocada pela rotação das costelas, denominada por giba torácica e pela retaguarda para avaliar deformidade lombar. O teste será considerado positivo quando houver assimetria da região dorsal ou lombar.

Material e Métodos Uma vez considerado positivo, o adolescente será submetido a uma avaliação radiológica padronizada, com RX panorâmico ortostático, em incidência antero-posterior e perfil, para determinação de conduta. O ângulo da curva é usualmente medido pelo método de Cobb, ao traçar-se duas linhas paralelas às margens superior e inferior dos corpos vertebrais no início e fim da curvatura. Em seguida, traça-se mais duas linhas perpendiculares a estas e o ângulo formado pelo cruzamento destas duas linhas é conhecido como ângulo de Cobb.

Discussão Os estudos de rastreamento de curvas escolióticas em escolares têm prevalência variável, numa média de 25 por 1000, e tem se mostrado como um mecanismo efetivo no diagnóstico precoce. O teste de inclinação do tronco é um método simples, rápido é de baixíssimo custo na sua detecção. A progressão da escoliose varia diretamente com o potencial de crescimento corporal, mais lento dos sete aos dez anos de idade, e rápido dos 10 aos 13 anos. Nesta fase a escoliose estruturada pode aumentar cerca de 1 grau por mês. A coluna pára de crescer em uma idade média de 14 anos para meninas e 16 anos paras meninos.

Discussão Portanto, quanto mais precoce for o momento da detecção da curva, menor será a chance de deter a progressão angular. O diagnóstico precoce de pequenas curvaturas irá evitar futuro embaraço se forem progressivas, inclusive, com diminuição do número de crianças que necessitam de cirurgia. As curvas com alto valor angular requerem intervenção cirúrgica de alta complexidade e de alto custo, pois são progressivas e podem se associar a deteriorização pulmonar, cardíaca e neurológica.

Conclusão Os adolescentes, dependentes dos militares, têm direito a tratamento médico de qualquer natureza. Os orçamentos das Diretorias de Saúde e a carência de recursos humanos próprios e infra-estrutura hospitalar geram impossibilidade de se fazer frente a tratamentos cirúrgicos desta natureza. Assim sendo julgamos importante atuar na área preventiva, para reduzirmos ao mínimo possível o número de pacientes que venham a necessitar de tratamento cirúrgico de altíssima complexidade, e se necessário for, com certeza, dentro de um estágio que ofereça menos riscos ao enfermo e menos custos à Instituição.