LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes

SUMÁRIO 1. Introdução à Logística Internacional 2. Aspectos operacionais e custos logísticos 3. Incoterms 2010 – Modalidades de Venda 4. Regimes Aduaneiros Especiais

Desvantagem geográfica do Brasil Principais Players Brazil

Principais Fluxos Mundiais (2004) (159 Billions FTK - Freight Flow kilometers) Prof. Anderson Correia

Logística de Suprimento Global Supply Chain Management Fluxo (Forward & Reverse) de Materiais Logística Interna (Intralogística) Logística de Distribuição (Logística Outbound) Logística de Suprimento (Logística Inbound) Fornece dores Clientes Aduana Aduana Fluxo de Informações

Atividades-Chave - Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço - Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes (Custos) - Gerência de Estoques - Política de programação de estoques (Custos) - Estratégia de armazenagem e Just in Time (Custos) - Processamento de Pedidos – Sistemas TI

- Reduzir custos logísticos Porque a Logística é importante - Reduzir custos logísticos - Aumentar os lucros da empresa - Elevar nível de atendimento ao cliente - Agregar valor ao produto vendido Explicar clientes internos e externos Meios de aumentar os lucros das empresas: aumentar vendas e reduzir custos

Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Airbus Beluga

Transporte Internacional - Aéreo

Transporte Internacional - Aéreo

Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Navio Emma Maersk

Interfaces com outros departamentos Produção Programação Compras Contabilidade Recebimento Logística Internacional Fiscal Expedição Financeiro Informática Jurídico Engenharia Comercial

Integração com empresas e órgãos Operadores Logísticos Receita Federal Despachante Aduaneiro Ministério Agricultura Cias. Aéreas ANVISA Logística Internacional Cias. Marítimas Consultoria Seguradora Agente de Carga Secex / Decex Transportadoras Infraero Fornecedores

Uma questão fundamental da Logística Internacional Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

Níveis de Serviço Conta do operador, risco para o cliente

Transporte Internacional - Aéreo Órgãos e empresas no modal aéreo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil IATA – International Air Transport Association Companhias Aéreas Agentes de carga ou operadores logísticos Tipos de Aeronaves All Cargo (dedicada às cargas) Full Pax (dedicada a passageiros) Combi (misto)

Transporte Internacional - Aéreo Antonov 124/100 B747 MD11 DC8 B707 B777 115/770 100/600 60/400 45/270 36/220 28/160 ALL CARGO ton/m3 Modelo - ACFT

Unitização Carga no Transporte Aéreo Contêiner LD2   Peso Máximo: 1.225 Kg Volume interno: 3,4 m3 Aeronaves : B767 Contêiner LD8   Peso Máximo: 2.450 Kg Volume interno: 7,2 m3 Aeronaves : B767 Unitização Carga no Transporte Aéreo

Contêiner Refrigerado LD3 Contêiner LD11/21   Peso Máximo: 3.175 Kg Volume interno: 7,2 m3 Aeronaves: DC10, Pax/Cgo, MD11 e B747 (RKN) Contêiner Refrigerado LD3 Peso Máximo: 1.331 Kg Volume interno: 3,1 m3 Aeronaves: B727F e MD-11 Unitização Carga no Transporte Aéreo

Contêiner Refrigerado LD9   Peso Máximo: 5.588 Kg (RAP) Volume interno: 8,3 m3 Aeronaves: B767 e MD-11 Baias para Cavalos   Peso Máximo: 2.670 Kg Área Útil (m): 8,2 m3 ou 2,7 m3 por cada compartimento Aeronaves: DC10 freighter e B727F Unitização Carga no Transporte Aéreo

Unitização Carga no Transporte Aéreo

Unitização Carga no Transporte Aéreo

Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Tarifa Consolidada Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Acima de 500Kg Tarifa da Consolidada

Taxas Acessórias – Modal Aéreo Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Security Surcharge Nomes variados sempre com o objetivo de aumentar receita Security surcharge relacionado aos ataques terroristas de Set 2001 WAR RISK cobrada em algumas rotas na época da guerra do Iraque Fuel Surcharge

Cálculo Frete Internacional Definições e cálculo do frete aéreo Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m3 = 1/6 ton = 166 kg

Cálculo Frete Internacional Exemplo: 01 Volume, peso bruto 50 kg Dimensões : 100 cm (Comp), 50 cm (Larg), 40 cm (Alt) Peso Cubado = 100 . 50 . 40 = 33kg 6.000 Peso Bruto 50 kg > Peso Cubado 33 kg, logo, Peso Taxado = 50 kg

Cálculo Frete Internacional Exemplo: Tarifa Miami para Viracopos: US$ 2,00 / Kg Frete Internacional = 50 kg x 2 = US$ 100,00 Collect Fee 2% , com mínimo de US$ 30,00 Collect Fee = US$ 30,00 Delivery Fee = US$ 20,00 Desconsolidação = US$ 20,00 Total Frete Internacional = US$ 170,00

Transporte Internacional - Marítimo Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC - Non Vessel Common Carrier (transportadora não proprietária de navio que possui registro do Departamento de Marinha Mercante) Agente de Cargas

Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Contêiner Navio de Carga Geral Graneleiro Roll-On/Roll-Off Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

Tipos de navios Cargueiro Convencional: para o transporte de carga geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga. . Graneleiro: transporte de granéis sólidos (baixo custo operacional)

Tipos de navios Tanque: destina-se ao transporte de granéis líquidos. Full Container Ship ou Porta-Contêiner: devem ser alocados por meio de encaixes perfeitos.

Tipos de navios Roll-on/Roll –off: transporte de veículos que são embarcados ou desembarcados por meio de rampas

Tipos de navios LASH ou porta-barcaças: Para portos congestionados, transporta barcaças com 400 t ou 600 m3, embarcadas ou desembarcadas na periferia do porto. SEA-BEA: pode converter-se em Graneleiro ou Porta-contêiner - -

Tipos de navios Navio Frigorífico  

Tipos de navios Navio Curral

Medidas dos Contêineres Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Contêineres Equipamentos H/C - High Cube

Capacidades dos Contêineres Transporte Internacional - Marítimo Capacidades dos Contêineres m 3 Payload Tara 20’ 33 28t 2,5t 30,5t 40’ 67 31t 4t 35t Total

Tipos de Contêineres Dry Box - adequado para cargas secas em geral Bulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

Tipos de Contêineres Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural Reefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis

Tipos de Contêineres OpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portas. Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversize

Tipos de Contêineres Tank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata-se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigosos

Tipos de Contêineres Insulated Hanging Cargo: Refrigerado com Ganchos. Utilizado para o transporte de carnes. Insulated: são altamente separados e resfriados por ar circulante gelado no controle de temperaturas. O ar gelado é fornecido pelo Navio ou uma pequena base móvel ou por uma unidade acoplada.

Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Portainer

Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Rail-mounted Gantry

Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Reach Stackers e Mobile Cranes

FCL – Full Container Load Tipos de Tarifas Marítimas FCL – Full Container Load LCL – Less Container Load NCL - Non-Containerized Load

Taxas Acessórias – Modal Marítimo Bunker Surcharge: Sobretaxa de combustível (% frete básico – Peso Cubado). Extra Length Charge: Para volumes com grandes dimensões (movimentação difícil). Port Congestion Surcharges: Sobretaxa de congestionamento. Taxa depende do tamanho do contêiner e da Companhia Marítima. THC/Capatazia – Terminal Handling Charge: despesa portuária que ocorre após o desembarque da mercadoria do navio. Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) = 25% sobre o valor do frete. Demurrage – Multa paga pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos (ou para devolução de contêineres ) mais do que o prazo acordado. ISPS – International Ship and Port Facility Security Code – Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias

Transporte Internacional - Marítimo Definições Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m3 = 1 ton

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Verde Liberação Automática

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Amarelo Conferência Documental

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Vermelho Conferência Documental e Física

Desembaraço Aduaneiro Parametrização – Canal Cinza Exame de valor aduaneiro + Exame Documental + Conferência Física + Lista de preços

Armazenagem Aeroportuária Importação ATAERO = 35,9% sobre armazenagem e capatazia

Armazenagem Secundária - Porto Seco Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias Proximidade ao domicílio do importador

Regimes Especiais de Importação - Drawback Importação de matéria-prima sem o pagamento dos tributos II, IPI, ICMS, PIS e COFINS. Objetivos: Reduzir os custos dos produtos exportados Tornar os preços de venda competitivos Aumentar as exportações Explicar modalidades ISENÇÃO, SUSPENSÃO e RESTITUIÇÃO (na primeira e terceira ocorrem desembolsos dos impostos)

Regimes Especiais de Importação - Drawback Condição que as mercadorias importadas sejam beneficiadas e depois exportadas ou sejam aplicadas na fabricação de produtos a serem exportados. Caso não ocorra uma das condições, no período de vigência do Ato Concessório: Devolução ao exterior; Destruição da mercadoria imprestável ou sobra; Nacionalização com pagamento de tributos.

Redução de custos com suspensão de tributos 0%

Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul Instrução Normativa SRF nº 47 – 02 de maio 2001 Instrução Normativa SRF nº 476 – 13 de dezembro 2004 Benefícios: Armazenamento prioritário Trânsito aduaneiro prioritário Preferência para canal verde Preferência se selecionado para conferência Liberação em 4 horas após entrega dos documentos

Nova Linha Azul - Habilitação Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ 20.000.000,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ 10.000.000,00 ao ano

Empresas habilitadas à Linha Azul

Incoterms 2000 2010 INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAF DES DEQ DDU DDP EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP OBJETIVOS DOS INCOTERMS DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES. REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS. DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS.

Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP OBJETIVOS DOS INCOTERMS PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS. VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS. DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS.

EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP Nenhuma responsabilidade para o exportador, como também não assume qualquer custo logístico, com exceção de documentos e embalagem. EXW – EX-WORKS

EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP FOB explicar a diferença da utilização nos EUA como FOB PLANT ou FOB WAREHOUSE em razão do REVISED AMERICAN TERMS, o que gera muitas dúvidas em relação a responsabilidade sobre os fretes. Nas exportações de agrobusiness e minério bastante comum vender FOB entregando o material no porto e cia. marítima selecionados pelo importador. FOB – FREE ON BOARD

FOB - Descrição ... seller delivers the goods on board the vessel nominated by the buyer ... http://www.iccwbo.org/incoterms/preambles/pdf/FOB.pdf

DAP – DELIVERED AT PLACE INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado pelo comprador, sem descarregá-los do veículo transportador. O vendedor é responsável pelo desembaraço de exportação, mas não pelo desembaraço de importação. DAP – DELIVERED AT PLACE

DDP – DELIVERED DUTIES PAID INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP DDP Exemplos do serviço EXPORTA FACIL que utiliza estrutura de desembaraço de parceiros no exterior. Comparação com serviços da Federal Express e UPS que tem estrutura com mais de 600 e 400 aviões respectivamente e frentes de atendimento para desembaraço em dezenas de países. Ferramenta eficaz de venda, muitos clientes não querem se preocupar em desembaraçar mercadorias em seus países querendo receber na porta. DDP – DELIVERED DUTIES PAID Veja arquivo INCOTERMS 2010 completo em www.feg.unesp.br/~fmarins