Myriam Veras Baptista Odaria Battini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Para abrir as ciências sociais:
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Afinal, o que é Planejamento?
Universidade Luterana do Brasil Teoria e Método em Geografia
O psicólogo e as relações de trabalho
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Instrumentais técnicos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O aluno elaborando conceitos
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
SUJEITO HISTÓRICO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
DIMENSÃO ÉTICA DO TRABALHO PROFISSIONAL
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
Tipos de conhecimento e método científico
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Avanços da psicologia social na América Latina
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
As bases do pensamento de Marx
Transcrição da apresentação:

Myriam Veras Baptista Odaria Battini A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL : TEORIA, AÇÃO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Myriam Veras Baptista Odaria Battini

Prática Social/Profissional: a natureza complexa das relações profissionais cotidianas Myriam Veras Baptista A prática social é uma categoria teórica que possibilita o conhecimento e a explicitação do processo pelo qual se constitui e se expressa o ser social, e da dinâmica da construção histórica do mundo humano social. PRÀXIS ( modo de ser, agir, domínio de suas atividades) Transforma o mundo social e natural para o mundo humano

Trabalho ( categoria ontológica) PRÀXIS Diversidade de práticas sociais, a partir das diferenças de sua transformação, produção, criação e elaboração; Trabalho ( categoria ontológica) È pelo trabalho que o homem transforma a natureza para si próprio, através da MEDIAÇÃO, para a produção de seus instrumentos.

Prática Social se expressa pelas relações sociais estabelecidas pelo homem , através do trabalho, que tem como característica o plano sociopolítico (dimensão histórica); Vontade; jogo de poder; ser particular e ser individual;

A relações que configuram a prática profissional A prática profissional situa-se no âmbito das relações sociais concretas de cada sociedade, constituiu uma dimensão historicamente determinada pela prática social; O trabalho profissional como partícipe de processos de trabalho, se inserindo como trabalho coletivo e trabalhador assalariado; Se estabelece na divisão social do trabalho, pois se particulariza em diversos campos de trabalho e em representações que se modificam conjulturalmente;

Características do processo de prática do assistente social, se faz complexo, plural e diversificado, do que a literatura profissional do que acostumada a concebê-lo, sobretudo por desconsiderar as mediações sociais e organizacionais que se processam nas relações sociotécnicas do mercado de trabalho.

A prática profissional é legitimada, justificada por meio de varias formas de legalização que se estende sobre si uma cobertura protetora de interpretações cognitivas e normativas e de mecanismos de controle social tornados necessários pela sua historização e objetivação.

Desafios a profissão estão voltados a ampliar suas possibilidades , articulação e sua intervenção com o movimento de outras categorias profissionais e sintonizando suas ações com as forças sociais que operam na sociedade para reverter as políticas e as estratégias que conduzem a barbarização da vida social.

A relação teoria/método: baseado diálogo profissional com a realidade Myirian Veras Baptista O conhecimento e a prática profissional se respaldam em concepções de mundo que têm como fundamento teorias sociais – expressões abstradas do movimento da sociedade , das relações entre os homens e deles com a natureza as quais estruturam as bases da ciências humanas e sociais e seus métodos;

Objetivo: Instrumentar o diálogo profissional com a prática; Submeter a crítica teórica a abordagem do real, os instrumentos e técnicas; Para a análise da estrutura do pensamento e da ação dos assistentes sociais, é importante ter presente a maneira como são apreendidos a questão do ser, o seu processo de conhecimento da verdade e o modo de perceber e atuar sobre a realidade;

A perspectiva marxiana explica as relações entre os homens como determinadas pelo processo histórico concreto, tendo por base as relações de produção: problematiza a forma como as relações sociais se apresentam- mediatizadas por coisas, por instituições, o que ao mesmo tempo que revela situações reais imediatas, encobre múltiplas relações sociais, historicamente determinadas, cuja apreensão se faz a partir da reprodução do concreto, por meio do pensamento.

Teoria Social construída por Marx , conhecimento das relações de sociedade não se configura como um quadro explicativo da realidade, mas como expressão abstrata de seu movimento. Unidade entre sujeito e Objeto; Conhecimento resultante de cada representação como pressuposição;

No pensamento marxista, a lógica dialética é assumida como método para análise concreta de fatos reais, entendendo como método não um conjunto de técnicas de intervenção, nem um aparato de categorias analíticas, mas como a maneira de pensar as relações dos homens na sociedade, tendo por ponto de partida a análise crítica de dados factuais;

Na tradição crítico dialética, o método não desvincula da teoria: a opção metodológica implica a opção teórica. O conhecimento se desenvolve a partir da situação social vivida, em que o sujeito tende a se comportar de modo ontológico, como ser social. Constituição Ontológica

Não existe método sem objeto; Estudar a dinâmica de um fato social, apreender e compreender e explicar sua processualidade e suas transformações, é necessário relacioná-lo ao movimento de seu contexto histórico-social, construído, no dialogo com o objeto, categorias de análise.

Atitude Investigativa e prática profissional Odária Battini Mudanças na literatura que acompanhou o histórico conjuntural dos processos sociais, para deles extrair potenciais propostas de trabalho, transformando-as em alternativas profissionais. Apreensão das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnica-operativa; A metodologia que informa a prática cotidiana no serviço social converte-se em questão teórico-metodológica e ético-política, o que permite ao assistente social apreender o modo de ser e de se reproduzir do ser social historicamente dado e propor modalidades de intervenção com vistas as respostas ás demandas socioprofissionais;

Desafios: integração entre os fundamentos teórico-metodológicos e a pesquisa concreta de situações concretas que figuram como objeto de trabalho desse profissional; A importância da atitude investigativa; ( descoberta, ultrapassagem do aparente, evidencia a essência dos fenômenos, nos seus nexos e conexões);

Suporte ao exercício profissional A dimensão investigativa da prática do serviço social tem seu suporte na práxis de conhecimento que, como a própria prática material ou produtiva , também cria trabalho humano e humanizado, na medida em que se produz condições para a capacidade de expressão e objetivação humanas, em um grau superior. Suporte ao exercício profissional

A teoria não trata apenas de pensar o fenômeno como mera atitude contemplativa, mas dirige o pensamento a uma mudança real, no sentido de dissolver o conteúdo existente em seu interior em uma perspectiva superadora; A unidade entre teoria e prática é perseguida sempre em um processo histórico-social; a prática é concebida como prática humana;

A dimensão investigativa voltada para a construção do conhecimento tem como elemento constitutivo a relação sujeito de conhecimento/objeto científico; A mediação é a condição que opera a práxis; A atitude investigativa implica em procedimento analítico intelectual para a reconstrução do objeto de intervenção profissional, sistematização da prática;

O conhecimento crítico na reconstrução das demandas profissionais contemporâneas Yolanda Guerra Compreender o serviço social na contemporaneidade, é necessário a compreensão da lógica do sistema capitalista, suas contradições internas, suas crises e sua necessidade de revolucionar constantemente com suas bases materiais e ideológicas; Demandas profissionais: expressões da questão social;

Considerar a dimensão teórico-metodológica, pautada em um conhecimento crítico, a que nos permite reconhecer os princípios, os fundamentos da ordem burguesa e as programáticas de ação utilizadas pelo grande capital, suas necessidades sociais, as quais, por meio de um conjunto de mediações, convertem-se em requisições à prática profissional;

Somente com a clareza sobre a natureza e o significado social da profissão, o que faz o serviço social é que nos permite avançar para que o que pode e o que deve fazer; A relação entre teoria e prática como unidade do diverso, a escolha dos meios( o método, as técnicas e os instrumentos ) a serem utilizados pelo profissional e das mediações que ele deverá acionar na sua intervenção se dará em função das suas finalidades e do instrumento e técnicas serão estabelecidos no interior do projeto profissional;

Importância a redefinição e reconstrução crítica das demandas profissionais, através da capacitação contínua e regular que possa preparar técnica, teórica, ética e politicamente os profissionais para conhecer, intervir e transformar a realidade;

O Serviço Social e a construção dos direitos sociais Maria Carmelita Yasbeck O texto tem como foco o trabalho do assistente social, na perspectiva da concretização de direitos e na construção da esfera pública democrática, em um difícil contexto que vem interpelando o serviço social, sob vários aspectos, diante das novas manifestações e expressões da questão social, resultantes de transformações estruturais do capitalismo contemporâneo, aos processos de redefinição dos sistemas de proteção social; Precarização do mercado de trabalho; Mudanças do sistema de seguridade social ( contexto histórico); Mudanças das manifestações da questão social;

Atuação do serviço social frente as políticas sociais contemporâneas; Entre a democracia e a luta pela construção dos direitos, é sempre uma disputa; ( envolve questões de subordinação do social ao econômico); “ O social constrangido pelo econômico. O social refilantropizado e despolitizado e despublicizado”; Política Social como mediação fundamental para a realização do direito;

Importância do projeto ético político; Transversalidade entre o projeto ético politico e atuação na política social; “construir o político na política social”;

O lugar da prática profissional no contexto das lutas dos assistentes sociais no Brasil Odária Battini A reflexão tem objeto central a prática profissional operada pelos assistentes sociais no atendimento às demandas que lhe são postas; Demandas: particularidades da questão social, expressas pela vivência dos sujeitos que buscam serviços profissionais nos diferentes espaços socioocupacionais nas diversidades dos campos de atuação; Transformações teóricas e metodológicas da profissão; Mudanças no processo de trabalho;

Sentido e direcionalidade da ação profissional: projeto ético-político em serviço social Maria Lúcia Martinelli Concepção sócio histórica da profissão; A importância do projeto ético político e sua interface; A interface com os marcos legais da profissão;