RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IA-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Discentes: Gerlon Margalhães e Erisson Coimbra.
Advertisements

Pesquisa e Produção do Conhecimento
Inteligência e Instinto
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
Matemática para todos Educação Básica
John Locke Empirismo.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Ergonomia. Ergonomia Segunda Guerra Mundial Progresso técnico X progresso humano Perdas de equipamentos X Erro humano Adaptação das máquinas às características.
Apologética.
Professor Marcelo Rocha Contin
REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Professor Marcelo Rocha Contin
Immanuel Kant e o Criticismo
1.Consciência (Chalmers,1997)
Conclusões da Terceira Parte
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias do Conhecimento
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Conceitos Básicos.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
A FILOSOFIA DE DAVID HUME
O que é Pesquisa Científica?
Psicologia das faculdades
Professora Suraia Rahmé
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
INTELIGÊNCIA RACIONAL
A atividade racional e suas modalidades ACADÊMICOS: Rafael Luis
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Competências e Habilidades
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Atividade Racional e suas modalidades
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Profª. Taís Linassi Ruwer
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
LINGUAGEM.
Gestaltismo ..
O QUE É RAZÃO?!.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
As bases da ciência moderna
O que é Ciência.
Do Mito ao pensamento Filosófico
Introdução à Inteligência Artificial
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Immanuel Kant
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
David Hume (1711–1776).
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

O que se entende por razão? O que é o instinto? Como a razão se relaciona com o instinto?

Razão -   latim rationem, que significa cálculo, conta, medida, regra, derivado de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determino, estabeleço, e portanto julgo, estimo. É a faculdade do homem de julgar, a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar. Instinto - do  lat. instinctu significa  impulso inato, inconsciente, irracional, que  leva  um ente vivo, um animal, a proceder de tal ou tal forma. (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira). Estímulo ou impulso natural, involuntário, pelo qual homens e animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos.

Os  psicólogos  procuram  realizar  uma  tarefa  difícil:  a   de distinguir  a  razão  do instinto. O que ressalta logo nessa distinção é que a razão  é flexível, muito mais que o instinto. A razão tem a seu favor o passado, as experiências que ela coordena, e que aproveita para o exame de novas situações. Por outro lado, o instinto é cego, tal qual se  observa no  cão,  que,  mesmo domesticado, pisoteia o lugar  em  que  vai dormir, como se devesse dormir sobre a erva. O gato faz o gesto de tapar seus excrementos, mesmo quando os deposita sobre as pedras.

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.

A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar, por vezes usada como sinónimo de inteligência.

A palavra razão comporta vários significados: A razão, como capacidade em desempenhar raciocínio, disposta em diferentes graduações dentro do número de espécies competentes a desenvolvê-la, encontra no ser humano o ápice de sua manifestação. Princípio ou fundamento, a razão pela qual as coisas são como são ou ocorrem os fatos desta ou daquela maneira.

PRINCÍPIOS RACIONAIS Princípio da Identidade Princípio da não-contradição Principio do terceiro excluído – dilema Princípio da razão suficiente – causalidade Princípio da indeterminação

ATIVIDADE RACIONAL INTUIÇÃO – compreensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato – a razão capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída DEDUÇÃO – racional – do todo a parte INDUÇÃO - racional – da parte ao todo ABDUÇÃO – espécie de intuição, que não dá (ocorre) de uma só vez, indo passo a passo para chegar a uma conclusão --- pela interpretação racional de sinais, de indícios, de signos.

PENSANDO RACIONALMENTE Seguir as leis do pensamento Formular Problemas Realizar inferências

AGINDO RACIONALMENTE Agir de modo a atingir um objetivo dadas Agir pautado por algumas crenças Agir sobre alguma coisa que percebe

RAZÃO E INTELIGÊNCIA A razão se liga a inteligência por meio de processos tais como memória, percepção, reflexão, comparação, etc.