CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Professora: Karina Oliveira Bezerra
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
MÉTODO CIENTÍFICO.
SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e.
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
QUESTÃO AGRÁRIA Disciplina SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Introdução à Sociologia
Sociologia e Antropologia em Administração
Economia e Mercado 2ª AULA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
Antropologia Conceitos básicos
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A Psicologia ou as Psicologias
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Sociologia geral Introdução.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Fundamentos das Ciências Sociais
Sociologia Por quê?.
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
Revisão de Filosofia.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Prof. José Roberto Medina
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Alain Touraine.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Feminismo
A sociologia como ciência
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA prof. Fábio abreu dos passos
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Concepções em Educação Matemática
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Comportamento Organizacional
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Tipos de conhecimento e método científico
TIPOS DE PESQUISA.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associaçõesassociações, grupos e.
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

SOCIOLOGIA Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.

SOCIOLOGIA A Sociologia não é matéria de interesse apenas de sociólogos. A Sociologia interessa de modo acentuado a psicólogos, administradores, políticos, empresários, juristas, professores em geral, publicitários, jornalistas, planejadores, sacerdotes, mas, também, ao homem comum.

SOCIOLOGIA A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamento humano. Muitos acontecimentos humanos escapam aos seus critérios. Ela toca, porém, em todos os domínios da existência humana em sociedade.

SOCIOLOGIA A Sociologia se ocupa com as observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas.

Introdução à SOCIOLOGIA A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XIX, na forma de uma resposta acadêmica para um desafio da modernidade: se o mundo está ficando menor e mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada.

Introdução à SOCIOLOGIA Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio. E pesquisam os micro processos como relações interpessoais.

Introdução à SOCIOLOGIA Sociólogos confiam frequentemente em métodos quantitativos de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais, e para desenvolver modelos que possam ajudar a predizer mudanças sociais e como as pessoas responderão a essas mudanças.

Introdução à SOCIOLOGIA Mas para algumas áreas da Sociologia (e para alguns sociólogos) acredita-se que métodos qualitativos — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitam um melhor entendimento dos processos sociais.

Introdução à SOCIOLOGIA Uma abordagem mediana apropriada é que ambos os métodos são complementares, do que se conclui que cada método pode complementar os resultados do outro. Por exemplo, os métodos quantitativos podem descrever os padrões grandes ou gerais, enquanto as aproximações qualitativas podem ajudar entender como os indivíduos entendem ou respondem a essas mudanças.

História da SOCIOLOGIA A Sociologia, é uma área de interesse recente, mas foi a primeira ciência social a se institucionalizar, antes, portanto, da Ciência Política e da Antropologia.

História da SOCIOLOGIA O termo Sociologie foi cunhado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia.

História da SOCIOLOGIA Este fato é importante para o surgimento da Sociologia, pois colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado.

História da SOCIOLOGIA Porém, a Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social.

História da SOCIOLOGIA Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem ao menos três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais podem se citar, não necessariamente em ordem de importância:

História da SOCIOLOGIA A Sociologia, assim, vai debruçar-se sobre todos os aspectos da vida social. Desde o funcionamento de estruturas macro-sociológicas como o Estado, a classe social ou longos processos históricos de transformação social ao comportamento dos indivíduo num nível micro-sociológico. Sem jamais esquecer-se que o homem só pode existir na sociedade e que esta, inevitavelmente, lhe será uma "jaula" que o transcenderá.