Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN

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Transcrição da apresentação:

Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN Jair C Leite

Objetivos Apresentar os projetos desenvolvidos pelo grupos e como eles estão relacionados (ou não). Histórico do Grupo IHC Fundamentos e Conceitos IHC e a Engenharia Cognitiva Engenharia Semiótica Model-based UI development Multiple User Interface, Multi-platform, .... Projetos em andamento LEMD/IMML IMML tool? Visual IMML Presenta (COMUNET) XICL Definição da linguagem e compilador Ontologia para recuperação dos componentes Ontologia para SIG

A Interação Usuário-Sistema

O design no Projeto de Interfaces de Usuário Interação Designer Sistema Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens Usuário

A área Interação Humano-Computador IHC Ambiente de utilização ou domínio de aplicação Instrumentação teórica e prática para o processo de Design e Desenvolvimento da aplicação Modelos do processo de Interação sistema-usuário Análise do domínio e de aspectos sociais e organizacionais que influenciam e motivam a utilização do sistema Designer Sistema Computacional Usuário Tecnologias de hardware e software Que implementam a funcionalidade e o modelo de interação. Estudo das capacidades e limitações físicas e cognitivas dos usuários

Disciplinas associadas à IHC Psicologia Social e Organizacional Psicologia Cognitiva Conhecimento e Habilidades dos Especialistas em IHC Ergonomia e Fatores Humanos Ciência da computação Engenharia Inteligência Artificial Teorias, Métodos, Técnicas e Ferramentas de Design de IHC Design Lingüística Antropologia Filosofia Sociologia

O papel da IHC no Projeto de Interfaces de Usuario Design Interação Designer Usuário Conhecimento e Habilidades dos Especialistas em IHC Inteligência Artificial Lingüística Filosofia Sociologia Antropologia Design Engenharia Ergonomia e Fatores Humanos Psicologia Social e Organizacional Cognitiva Ciência da computação Sistema Teorias e Modelos Métodos e técnicas Princípios, Diretrizes, Normas e Padrões Ferramentas e Linguagens

Principais abordagens para IHC Abordagens baseadas em modelos da psicologia cognitiva Modelo do Processador Humano [Card, Moran e Newell,1983] Processadores cognitivos, perceptivo e motor Memória de curto-prazo e longo-prazo Principal resultado prático: GOMS Design centrado-no-usuário Multidisciplinar Engenharia Cognitiva [Norman, 1986] - Modelo de Norman Métodos práticos baseado em prototipação e avaliação de usabilidade Conceito de Usabilidade Ferramentas de prototipação Princípios e diretrizes de design Avaliação de Usabilidade Design of everyday things [Norman, 1988] – princípios de design

Engenharia Cognitiva Modelo de Norman Golfo de Execução especificação da seqüência de ações formulação da intenção execução Comece por aqui interação avaliação percepção interpretação Golfo de Avaliação

Engenharia de Usabilidade Proposta por Jakob Nielsen Método baseado em uma abordagem “implementa-e-conserta” Uso de princípios e diretrizes Construção de protótipos Avaliação através de inspeção heurísticas e testes de usabilidade Avaliação da Usabilidade Design e Prototipação Designer Sistema Computacional Usuário

O Processo de Engenharia de Usabilidade A Usability Engineering Process Analysis and Design Development Evaluation

Design iterativo baseado em prototipação Análise Domínio Usuário Tarefa Design Conceitual Especificação Prototipação Avaliação Observação Testes Questionário

The Star Model (Hartson and Hix, 1989) Implementation task/functional analysis Requirements specification Prototyping Evaluation UCD is a very general philosphy that instantiates itself in the context of a design project. Within HCI there have been many attempts to come up with actual life cycles where users are central. Examples include Rubinstein and Hersch successive iteration of 5 stages, info collecion, design, implementation, evaluation and deploment. The one here is taken fromHartson and Hix model came about by analysing how design takes place in practice evaluation is central: results of each ativity are evaluated before going onto next one both bottom-up and top -down required in waves software designers are familiar with this in their work and call it ‘yo-yoing’ it is important to do both structure and detail at the same time in practice this is what is done - but the end result suggests otherwise corporate requirments dictate a top=down approach which is wha gets recorded ch 5 of Developing User Interfaces (An Overview of Systems Analysis and Design) p- nice step-by-step methodology for doing user-centred design Conceptual/ formal design

Modelo de Preece et al. Abordagem centrada-no-usuário Identify needs/ establish requirements (Re)Design Evaluate Build an interactive version Final product Abordagem centrada-no-usuário

Engenharia Semiótica Mensagem Design Interação Designer Usuário A Engenharia Semiótica é uma abordagem na qual os sistemas computacionais são vistos como artefatos de meta-comunicação, através do qual o designer envia uma mensagem para o usuário, cujo conteúdo é a funcionalidade (o que o usuário pode fazer) e a interatividade (como o usuário pode interagir) [de Souza, 1993]. Mensagem Design Interação Designer Usuário Sistema

Questões abertas a serem investigadas Metodologias Integração de análise, design e implementação e destas com a engenharia de software Técnicas, modelagem e ferramentas de alto nível Novos paradigmas de interação: computação móvel, pervasiva e ubíqua Teorias e modelos Linguagens e ferramentas Integração: mesma aplicação, diferentes interfaces