Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
O QUE É ÉTICA?.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Professor Marcelo Rocha Contin
Professor Marcelo Rocha Contin
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
A ÉTICA MODERNA.
A existência de Deus e o Mal
Prof. Everton da Silva Correa
O Positivismo.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
A fundamentação da moral em Kant
Introdução ao conceito de ÉTICA
Determinismo e liberdade na acção humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
MORAL e DIREITO.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
JOGO de Filosofia.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
A Filosofia Existencialista
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
Emile Durkheim e o fato social
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
FILOSOFIA – 10º ano II - A acção humana e os valores Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques
O Positivismo.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Eticidade Base Filosófica
Moral e Ética: uma leitura psicológica
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Émile Durkheim
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015 IMMANUEL KANT – AULA 02.
Danúbia Carol, Elisabeth G., Jonas Dill
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
PODER, DIREITO E MORAL.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Prof. SuderlanTozo Binda
Émile Durkheim
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Somos todos seres sociais
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Os constituintes do campo ético
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

QUESTÕES FUNDAMENTAIS Podemos realmente ser livres? Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer? Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos? A liberdade é sempre algo limitado? É possível ser livre com limites? Existe mesmo um destino para cada um? Afinal, o que é liberdade?

O que é a liberdade? Liberdade como faculdade de se determinar conscientemente em favor desta ou daquela escolha, sem constrangimento e em virtude apenas da sua vontade e de boas razões.

Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica Tipos de liberdade Liberdade Física Liberdade Biológica Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica Liberdade Religiosa Possibilidade de dar livre curso a actividades corporais Saúde e bom funciona-mento orgânico Capacidade de escolher uma entre várias alternativas Liberdade concedida ao indivíduo pela sociedade em que está inserido Independente-mente de se aceitar que Deus criou o Mundo ou não, o Homem é responsável pelas suas acções

VISÕES DE LIBERDADE Determinismo? O Determinismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é sempre provocada por causas anteriores. Assim, para os adeptos desta concepção, a liberdade não tem qualquer sentido.

Tipos de determinismo Leis físicas regem o comporta-mento humano Determinismo Físico Determinismo Biológico Determinismo Psicológico Determinismo Sociológico Determinismo Religioso Leis físicas regem o comporta-mento humano Códigos biológicos determinam a conduta humana Personalidade e carácter psicológico de cada ser humano levam o Homem a decidir desta ou daquela maneira Regras sociais condicio-nam determinan-temente a acção humana Deus continua a governar o Mundo depois da sua criação, não concedendo liberdade ao ser humano

VISÕES DE LIBERDADE Liberdade Absoluta? Liberdade Aboluta é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana possui condicionamentos que não são possíveis de serem superados, mas a vontade humana jamais pode ser condicionada, desta forma o homem é livre para fazer suas escolhas sem que haja constrangimentos para isto e ele deve arcar com as consequências de sua ação sem usar justificativas.

VISÕES DE LIBERDADE O que é o Relativista? O relativismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é livre, mas os fatores externos, incluindo a propria convivência coletiva impedem o ser humano de fazer o que deseja em absoluto, mas com a tomada de consciência da situação em que se encontra, permite ao Homem ser capaz de realizar-se nesta situação criando um meio termo emntre sua limitação física e social e sua capacidade de pensar.

AFINAL SOMOS REALMENTE LIVRES?

Resposta determinista: a liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidades, instintos), seja por sua natureza histórico-social (leis, normas, costumes). Nossas ações são sempre determinadas pelos fatores acima, portanto, a liberdade é uma mera ilusão.

Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre. Embora existam determinismos sociais ou biológicos, o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre o indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode (e deve) agir livremente a partir de sua autodeterminação.

Resposta dialética (Relativista): o homem é determinado e livre ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, não existe uma liberdade absoluta nem uma negação absoluta da liberdade. Embora nossa liberdade seja restringida por fatores que cercam a nossa existência concreta, podemos sempre tomar consciência (isto é, compreender) desses fatores e, a partir desta compreensão, é possível alargar nossas possibilidades de liberdade.

Os Filósofos e a Liberdade Santo Agostinho e São Paulo: é possível querer o que não se pode fazer e é possível que se faça o que não se quer. Hobbes: Liberdade e obrigação são incompatíveis. Kant: Liberdade = liberdade de consciência (somente a conduta externa está sujeita a coibições). Rousseau: liberdade = dever de obediência às próprias leis (vontade geral substitui a vontade individual) / A liberdade começou a existir com o surgimento do Estado.