POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Novas Regras do PRONAF e Plano Safra
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Para quem é da terra criar raízes
Superintendência Regional de SC
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Assessoria de Política Agrícola - IB PLANO SAFRA 2008/09.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Plano Safra da Agricultura Familiar
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Apoio à Agricultura Familiar
Oficina de Capacitação Programa de Aquisição de Alimentos – 2013
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Plano Safra 2011/2012. Política Pública de Crédito Rural Direito Direito Conquista Conquista.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
08/02/2013 FAMURS.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Inclusão Produtiva Rural
Passo-a-passo para compra e venda
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FETAG-PB.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
29 janeiro de 2013.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013. Aumento da renda com distribuição Classe média saltou de 37% para 50% da população total.
Pronaf Microcrédito Rural
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Segurança alimentar e mercados institucionais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor.
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1.
O Ordenamento Fundiário no Brasil
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
Secretaria da Agricultura Familiar Curso de Formação de Capacitadores de Crédito Pronaf Brasília – 6 a 11 de agosto de 2007 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA

ESTRUTURAÇÃO/ FINANCIAMENTO DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA CONHECIMENTO ESTRUTURAÇÃO/ FINANCIAMENTO DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA INCLUSÃO PRODUTIVA NO RURAL AÇÕES AFIRMATIVAS ACESSO A TERRA ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS

Políticas de Financiamento e Proteção da Produção

Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar PRONAF Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar

Seguro da Agricultura Familiar SEAF Seguro da Agricultura Familiar

PGPAF Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar - Seguro de Preços

Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar PAA Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar

Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar PRONAF - Crédito Rural O QUE É ? Linhas de crédito que financiam projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Linhas de Crédito do Pronaf Jovem Custeio Mulher Microcrédito Rural Investimento Agroecologia Linhas de Crédito do Pronaf Cota-Parte Eco Floresta Mais Alimentos Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares Semi-árido Agroindústria

Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar PRONAF - Crédito Rural QUEM ACESSA? Agricultores (as) familiares, assentados (as) da reforma agrária, quilombolas, pescadores artesanais, aquicultores, extrativistas, silvicultores, ribeirinhos e indígenas que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar PRONAF - Crédito Rural COMO ACESSAR? Procurar o sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito.

Microcrédito Rural – Pronaf B O QUE É? Criado em 1999 no âmbito do Pronaf para combater a pobreza rural, é estratégico para os agricultores familiares pobres, pois valoriza o potencial produtivo deste público e permite estruturar e diversificar a unidade produtiva. Pode financiar atividades agrícolas e não agrícolas geradoras de renda.

Microcrédito Rural – Pronaf B QUEM ACESSA? Famílias agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas que desenvolvam atividades produtivas no meio rural COMO ACESSAR? De posse da DAP apresentar proposta simplificada de crédito, que pode ser obtida com ajuda do técnico da extensão rural ou do assessor de crédito

Microcrédito Rural – Pronaf B ENQUADRAMENTO Ate R$ 2,5 mil por operacao. Juros de 0,5% ao ano Reflexão: Qual a capacidade de endividamento das familias atendidas pelo programa ?

Seguro da Agricultura Familiar - SEAF O QUE É? Ação dirigida exclusivamente aos agricultores familiares que contratam financiamentos de custeio agrícola no Pronaf. Atende a uma reivindicação histórica do agricultor: produzir com segurança e com relativa garantia de renda.

Seguro da Produção - SEAF QUEM ACESSA? Agricultores (as) familiares que tomam financiamento de custeio agrícola no Pronaf para os cultivos cobertos. A adesão é automática. Observado o zoneamento agrícola COMO ACESSAR? Comunicar ao Banco financiador a ocorrência do sinistro.

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar - Seguro de Preços PGPAF O QUE É? Seguro que garante às famílias agricultoras que acessam o Pronaf Custeio ou o Pronaf Investimento, em caso de baixa de preços no mercado, um desconto no pagamento do financiamento, correspondente à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto.

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar - Seguro de Preços PGPAF QUEM ACESSA? Agricultores familiares enquadrados no Pronaf. COMO ACESSAR? A adesão é feita automaticamente no momento da contratação do financiamento de custeio para as atividades cobertas por esse seguro.

Políticas de Apoio à Diversificação Econômica

Programa de Agroindustrialização e Comercialização da produção O QUE É? Inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho. COMO ACESSAR? A partir de projeto técnico aprovado na instituição financeira. Linhas de crédito relacionadas: Pronaf Agroindústria e Pronaf custeio e comercialização de agroindústrias familiares.

Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA O QUE É? Visa garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.

Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA COMO ACESSAR? A organização de agricultores familiares, juntamente com seus associados, identifica a possibilidade de formação de estoque de determinado produto e elabora uma proposta de participação, por meio da ferramenta de elaboração de propostas PAAnet, que é entregue à Superintendência Estadual da Conab mais próxima.

Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA Modalidades: Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea; Compra Direta da Agricultura Familiar; Apoio à Formação de Estoque pela Agricultura Familiar; Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite.

Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA Priorização de atendimento às mulheres -Resolução N. 44 de 17 de agosto de 2011: - Reserva 5% do recurso global do PAA para aquisição dos produtos de grupos/organizações produtivas de mulheres;

Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE O QUE É? Programa que determina, por meio da Lei da Alimentação Escolar 11.947/2010, que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar.

Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE COMO ACESSAR? Por meio de editais de compras específicas para a agricultura familiar publicados pelas entidades executoras do PNAE. O limite individual de venda do agricultor familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar deverá respeitar o valor máximo de R$ 9.000,00 por DAP/ano.

www.brasilsemmiseria.gov.br contato@brasilsemmiseria.gov.br

Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos O QUE É? Abrange ações de incentivo e reconhecimento das práticas populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros, promovendo a capacitação de agricultores familiares, técnicos e agentes de instituições de Ater nas áreas de cultivo e manejo sustentável de plantas medicinais, insumos e derivados. QUEM ACESSA? Agricultores familiares com DAP COMO ACESSAR? Linhas de crédito do Pronaf // Chamadas públicas de projetos // Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Fomento aos empreendimentos associativos e cooperativos da agricultura familiar e de Assentamentos de Reforma Agrária O QUE É? Estratégia de apoio à qualificação de empreendimentos associados ao cooperativismo da agricultura familiar, à promoção da inserção de seus produtos em mercados. Também dá suporte técnicogerencial nas áreas administrativa, jurídica e contábil das entidades associativas e cooperativas da agricultura familiar e reforma agrária e à capacitação de técnicos, dirigentes e associados para atuarem nas áreas de constituição e gestão de cooperativas e de organização e comercialização da produção. QUEM ACESSA? Os Colegiados Territoriais. COMO ACESSAR? Por meio de convênios, acordos ou contratos de repasse com instituições governamentais e não governamentais mediante termo de referência específico.

Políticas de Regularização Fundiária

Programa Nacional de Crédito Fundiário O QUE É? Política complementar de reforma agrária que financia a aquisição de imóveis rurais que não podem ser desapropriados para exploração em regime de economia familiar por trabalhadores (as) rurais sem terra ou com pouca terra. Usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. QUEM ACESSA? Agricultores (as) rurais sem terra (diaristas ou assalariados; arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros) e proprietários de terra cuja dimensão é inferior ao módulo rural com no mínimo cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O Programa também atende mulheres, jovens e negros rurais e projetos especiais para o convívio com o semi-árido e o meio ambiente. COMO ACESSAR? Procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou da Agricultura Familiar de seu município ou entrar em contato com a Unidade Técnica Estadual (UTE). A partir de 2011 tornou-se obrigatório constar os nomes do homem e da mulher nos títulos ou contratos de compras da terra.

Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária O QUE É? Ação de regularização fundiária de áreas rurais devolutas de domínio Estadual que garante segurança jurídica a agricultores(as) familiares e o acesso a políticas públicas do governo. QUEM ACESSA? Pequenos posseiros e proprietários dos imóveis rurais. COMO ACESSAR? Por meio de convênios celebrados com os governos estaduais.

Políticas Setoriais: para Mulheres Rurais