Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - BA 10/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Sistema Nacional de Defesa Civil: Articulações Insterinstitucionais 3 Seminário Nacional Sobre Saúde em Desastres Verena Martins Lellis Goiânia-GO , 12.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
Avaliação da situação de saúde
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
1.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Transcrição da apresentação:

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? – NÃO 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? – NÃO

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? – NÃO 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? – NÃO

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? – NÃO 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? – SAMU 7) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? – SIM

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 8) Quais são os avanços percebidas no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Nenhuma atividade proposta. 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – VSA ainda não estruturada; – Forte dependência hierárquica na atual disposição administrativa das SES; – Escassos recursos humanos; – Déficit em capacitações.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? – s/i 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? – Não. Existe proposta de criação do órgão que executará as ações de VSA e VSAT.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial: 12) A SES participa de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? – NÃO 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? – NÃO

Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? – Sim – Temas de interesse: Sistema de Comando de Incidentes, gestão de risco, análises laboratoriais, ações de primeira resposta, saúde e segurança no trabalho, aspectos gerais de toxicologia, emergência toxicológica. 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? – Sim. SMS de Aracaju

Perspectivas 2013 Atual mudança de gestor Atual mudança de gestor Perspectivas de implantação da Política Estadual de VSA Perspectivas de implantação da Política Estadual de VSA Apoio do nível federal (realização Seminário Estadual sobre o VIGIDESTRES e VIGIAPP) Apoio do nível federal (realização Seminário Estadual sobre o VIGIDESTRES e VIGIAPP)

Contatos: Saúde Ambiental Alexsandro Xavier Bueno