Bases para indicadores essenciais para avaliação do Planejamento / Programação do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização maranhao@ensp.fiocruz.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Osny Ferreira de Camargo
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Flávia Tavares Silva Elias
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PLANO DE GESTÃO.
Secretaria de Estado da Saúde
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
Avaliação da qualidade do Sistema de Informação da vacinação
Bases para indicadores essenciais para avaliação do Plano Estratégico[Plano de ação] do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização.
Bases para indicadores essenciais para avaliação dos Serviços de Imunização do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Ferramentas para avaliação de cobertura de vacinação [comentários rápidos] Inquéritos de cobertura de imunização
Avaliação crítica de um artigo científico
Definições operacionais das variáveis do estudo
Classificação de vacinas
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Ministério da Cultura.
Análise de uso-efetividade Pode ser utilizada para vários programas [ ex; tuberculose, hanseníase, HIV/Aids e outros] Aqui vamos apresentar utilizando.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Epidemiologia e Saúde Ambiental
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Relatório da Ação Governamental RAG
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Aspectos epidemiológicos da população idosa
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Prontidão da Equipe: perguntas instigantes a serem respondidas antes de iniciar um processo de Padrões Abertos Existe um nível mínimo de capacidade instalada.
Fichas de coleta de dados- p/ o DQS
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Metodologia de avaliação da qualidade dos dados da imunização [ DQS]( Data quality self-assessment ) [1] - [Eduardo S. Ponce Maranhão – o ppt](Grupo de.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Normas de enfermagem no setor pediátrico
Resumo de Investigação Epidemiológica de Campo A maioria das investigações requerem as seguintes etapas ( nem sempre na mesma ordem) Eduardo S. Ponce Maranhão-
Bases p/ Indicadores essenciais p/ Avaliação da Vigilância Epidemiológica do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização
Métodos e desenhos dos estudos de investigação operacional “Se você não sabe para onde vai,não importa o caminho que tome” Lewis Carol em Alice no País.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Planejamento do Processo de enfermagem
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Célia Cruz | Renata Brunetti
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Bases para indicadores essenciais para avaliação do Planejamento / Programação do Programa Ampliado de Imunização / Programa Nacional de Imunização maranhao@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com Eduardo. S . Ponce Maranhão->Grupo de apoio ao PAI/PNI na Ensp /Fiocruz Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde Material elaborado como subsídio para elaboração do “ Immunization Services Assessment Guidelines”. “Guidelines on Country Proposals for Support to Immunization Services and New and Under-used Vaccines”. Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI) 2000 OMS-HQ Genebra

Nível Central Nacional Perguntas Básicas 1Tem as prioridades definidas ? 2Pode descrever as 5 primeiras ? 3Existe um plano nacional escrito p / o EPI / PAI ? 4Este plano nacional está de acordo com as diretrizes e recomendações da OMS ? 5Neste plano estão definidos os objetivos, metas, orçamento ? 6O nível central nacional tem os dados e informações necessárias p/ realizar o planejamento do EPI / PAI ? 7Existe um modelo p/ a avaliação e monitoramento da implementação do plano do EPI / PAI ? 8Quando se define o orçamento p/ o setor saúde , o EPI / PAI está devidamente descrito e com os recursos garantidos ? 9Recomenda e promove junto aos níveis sub-nacional a integração das atividades do EPI / PAI, com outros programas ? ESPM

Nível Central Nacional[2] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação 1.existência de plano nacional 1.veja o plano nacional do - o nível central nacional deve com prioridades,objetivos,metas, EPI / PAI e verifique as ter um plano nacional p/ o orçamento (discriminado por prioridades, objetivos,metas, EPI / PAI, onde descreve componente do EPI / PAI e de e se estas estão de acordo o planejamento, a organização, acordo com recomendação da com o proposto pelo EPI –OMS e coordenação do EPI / PAI. OMS / OPAS. e se tem o orçamento discriminado Este planejamento tem que 2.existência de dados p/ o por cada componente do EPI / PAI. baseado em grupos prioritá- planejamento/programação: Análise o orçamento e verifique rios, grupos de risco,popula- dados demográficos(produzidos se está adequado p/ a realização ções em risco, áreas de ris- e fornecidos pelo organismo nacional das prioridades, objetivos,metas, co(de acordo com as orien- de estatística, dados de população, atividades do EPI / PAI para o tações técnicas e recomen- tipo e doses de vacinas aplicadas, país. dações do EPI – OMS, de cobertura de vacinação e outros. 2.verifique a existência de dados forma a alcançar a necessários p/ o planejamento : máxima cobertura dados demográficos( produzidos garantindo os recur- e fornecidos pelo organismo nacional sos necessários. de estatística ,dados de população, tipos de doses de vacinas, cobertura de vacinação, dados geográficos, acessibilidade e outros. ESPM

Nível Central Nacional[3] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação 3.existência de modelo de avaliação 3.verifique qual o modelo de -o plano deve considerar do EPI / PAI e que avalie se os avaliação utilizado e veja se a meta estabelecida de objetivos estão sendo alcançados. está de acordo com as recomendações que a imunização tem 4.existência de política p/ integração do EPI -OMS. que estar ao alcance das atividades do EPI / PAI a outros 4.veja e verifique se no plano de todas as crianças programas. nacional p/ o EPI / PAI existe e que a cobertura p/ o 5.existência de planejamento integração das atividades do ano tem que estar no estratégico do EPI / PAI integrado com EPI / PAI[integrada] com outros mínimo acima de 80%. outros programas. programas. - o planejamento anual 5.verifique e pergunte,como se deve estar calculado de realiza o planejamento estratégico acordo com os objetivos do EPI / PAI integrado com outros metas, grupos de idade programas. tipo e doses de vacina, etc. Para isto o orçamen- to tem que estar adequado as necessidades de cada componente do EPI / PAI.O planejamento,seus objetivos e resultados devem ser a base p/ a preparação do orçamento p/ cada componente do EPI / PAI e do seu sistema de informação. ESPM

Nível Central Nacional[4] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais -O nível central nacional tem que Planejamento/ ter todos os dados e informação Programação necessária p/ o planejamento : dados demográficos, população total, por área urbana e rural, população por grupos de idade, (menores de 1ano,1-4 anos,5-12 anos, adolescentes,gestantes, mulheres em idade fértil,idosos), fator de perda,coberturas, taxas de abandono,dados geográficos, acessibilidade e todos os dados necessários p/ realizar o orçamento. Deve haver uma política de coordenação e integração do EPI / PAI, com outros programas e atividades. ESPM

Nível Central Nacional[5] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação -o EPI / PAI tem que ser um programa prioritário p/ o país e esta prioridade deve estar explicitada no plano nacional. No documento do plano tem que estar escrito :os objetivos,metas, prioridades, atividades,estratégias, avaliação, orçamento discriminado por componente do EPI / PAI. A garantia de recursos no orçamento representa a prioridade conferida ao EPI / PAI. Este plano nacional p/ o EPI /PAI, tem que estar disponível p/ todo o pessoal de saúde. -os objetivos do EPI / PAI tem que estar definidos claramente em termos quantitativos , com o período de tempo determinado (cronograma) e com os recursos necessários adequados e definidos (orçamento total e por componentes). Os grupos prioritários tem que estar claramente estabelecidos (de acordo com as recomendações do EPI-OMS).Para as atividades de imunização, as prioridades devem estar definidas por grupos de idade (crianças menores de 1 ano, 1-4 anos,5-12, adolescentes,gestantes, mulheres em idade fértil, idosos), áreas geográficas , áreas de risco, acessibilidade,etc.ESPM

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional) Perguntas Básicas 1Tem as prioridades estão definidas ? 2Podem descrever as 5 primeiras prioridades ? 3Existe um programa de imunização escrito ? 4Neste programa estão definidos os objetivos , metas e o orçamento ? 5O nível sub-nacional tem os dados necessários p/ o planejar / programar p/ a região ? 6Este nível promove junto aos níveis operacional / local a integração das atividades de imunização com outros programas ? 7A comunidade participa, nos níveis sub-nacional, da programação do EPI / PAI ? 8Quais as estratégias e táticas de imunização programadas e utilizadas ? ESPM

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional)[2] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação 1.existência de documento 1.veja o documento da programação -o nível sub-nacional deve da programação apresentando deste ano e verifique as prioridades, planejar/programar e a programação, prioridades, os os objetivos e metas e se estas estão organizar as atividades objetivos, as metas e o orçamento. de acordo com o proposto pelo EPI/PAI do EPI / PAI baseado 2.existência de dados p/ o e se tem orçamento. Análise o orçamento em grupos prioritários, planejamento/programação : dados e veja se é adequado a realização das grupos de risco, popula- demográficos/populacionais, doses prioridades, objetivos,metas,atividades ções de risco(de acordo aplicadas, cobertura de vacinação e propostas. com a orientação e reco- outros. Faça perguntas ao pessoal de saúde mendações do EPI-OMS, 3.existência de modelo de de maneira a alcançar a sobre as prioridades, objetivos e metas. máxima cobertura com avaliação do EPI / PAI, que avalie, se 2.verifique a existência de dados os recursos disponíveis. os objetivos estão sendo alcançados necessários p/ o planejamento/progra- -o planejamento/progra- (efetividade) ção : dados demográficos->:população total, mação deve considerar 4.existência de integração das por grupos de idade,doses aplicadas p/ cada a meta estabelecida, das atividades do EPI / PAI vacina,fator de perda,coberturas, taxas de de que a imunização tem com outros programas. Abandono estar ao alcance de todas as crianças e que a cober- tura p/ o ano tem que estar acima de 80% [cont.] ESPM

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional)[3] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ 5.veja e verifique se no 3.verifique qual o modelo -a programação deve ser Programação documento de programação de avaliação utilizado e veja calculada mensalmente, do nível sub-nacional, as se está de acordo com as quadrimestral e anual de atividades do EPI / PAI estão recomendações do EPI –OMS. acordo com os objetivos, integradas com a programação 4. faça perguntas sobre inte- metas,grupos de idade,tipo de outro programa. gração das atividades do EPI/ e doses de vacina.Para isto 6.faça várias perguntas p/ saber, PAI com outros programas. o orçamento tem que ser a forma de participação da 5.veja e verifique se no adequado as necessidades. comunidade na programação documento de programação O planejamento/programação, do nível sub-nacional. do nível sub-nacional, as seus objetivos e resultados 7.verifique no documento de atividades do EPI / PAI estão devem ser a base p/ a programação do nível sub- integradas com a programação preparação do orçamento nacional ,quais as táticas e de outros programas. e do sistema de informação estratégias de vacinação são 6.faça várias perguntas p/ p/ o EPI / PAI.Este nível tem utilizadas.Faça perguntas sobre saber a forma de participação que ter os dados necessários a implementação destas estratégias da comunidade na programação p/ o planejamento/programação: e táticas. do nível sub-nacional. dados demográficos:população 7.verifique no documento de total, população por grupos de programação do nível sub- idade(menores de 1 ano, de 1-4 nacional ,quais as táticas e anos,5-12 anos,adolescentes, estratégias de vacinação utilizadas. mulheres em idade fértil,gestantes, Faça perguntas sobre a implementação idosos),fator de perda,cobertura, destas estratégias e táticas. taxas de abandono,e dados ESPM necessários p/ realizar o orçamento,etc.

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional)[4] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais -as atividades de imunização devem Planejamento/ estar coordenadas e integradas Programação com outros programas e atividades no nível sub-nacional. -o EPI / PAI tem que ser um progra- ma prioritário. E esta prioridade tem que estar definida no documento de planejamento /programação p/ o ano .Neste documento de planejamento/ programação (plano de ação) tem que estar escrito : os objetivos,metas,priori- dades,atividades,estratégias,táticas, avaliação, orçamento,etc. -o documento com o planejamento/ programação tem que estar dispo- nível p/ todo o pessoal de saúde. -os objetivos do EPI / PAI tem que estar definidos claramente em termos quantitativos(metas) e qualitativos,com período de tempo determinado(cronograma- mensal ,quadrimestral, anual) e com os recursos necessários adequados e definidos no (orçamento). ESPM

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional)[5] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação -os grupos prioritários tem que estar claramente estabelecidos (de acordo com as recomendações do EPI / PAI) Para as atividades de imunização,as prioridades devem por grupos de idade (crianças menores de 1 ano, 1-4 anos, etc.) grupos de risco(mulheres grávidas e outros) áreas geográficas, áreas de risco,etc. -o pessoal do nível sub-nacional tem que ter instruções,diretrizes e normas escrita, manual, capacitação e os formulários e instrumentos necessários ao planejamento/ programação. -as funções do pessoal de saúde tem que estar bem definidas dentro do EPI / PAI. -o planejamento / programação do nível sub-nacional deve ser a base p/ solicitação de vacinas e outros insumos necessários p/ a vacinação,na área sob sua responsabilidade. [cont.] ESPM

Nível provincial / estadual / regional / municipal / distrital (nível sub-nacional)[6] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação -os resultados do planejamento/ programação do nível sub-nacional (mensal,quadrimestral,anual) devem ser utilizados p/ reprogramação e ajustes necessários. -no planejamento / programação do EPI / PAI deve participar a comunidade através de seus representantes,lideranças, instituições / organizações,etc. -no planejamento / programação deve estar estabelecida as variadas estratégias de vacinação utilizadas. De acordo com o planejamento e a programação definida p/ o nível sub-nacional deve -se utilizar um conjunto de estratégias de maneira a se alcançar os objetivos e metas estabelecidas p/ aumentar a cobertura da área sob responsabilidade do nível sub-nacional, de acordo com as prioridades da atenção primária de saúde. - o nível sub-nacional deve apoiar o nível operacional na implementação de estratégias de vacinação que sejam bem aceitas pela população e monitorar a ESPM utilização dos recursos p/ obter a máxima efetividade.

Nível operacional / local Perguntas Básicas 1Tem as prioridades definidas ? 2Sabem apontar as 5 principais prioridades ? 3Existe um programa de imunização escrito ? 4Neste programa estão definidos os objetivos e as metas ? 5Existe um modelo de avaliação do EPI / PAI que avalia se os objetivos estão sendo alcançados ? 6Estão integradas as atividades de imunização a outros programas ? 7Se faz a programação da imunização junto com outras atividades ? 8A comunidade participa na programação das atividades do estabelecimento de saúde ? 9Quais as estratégias e táticas de imunização programadas e utilizadas ? ESPM .

Nível operacional / local[2] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento / Programação 1. existência de documento 1.veja o documento da -É necessário que o nível da programação apresentando programação deste ano operacional disponha dos dados a programação ,as prioridades, e verifique as prioridades, mínimos necessários p/ a os objetivos e metas. objetivos e metas e se estas. programação : população total, 2.existência de dados p/ estão de acordo com o população por grupos de idade, programação : dados demográficos proposto pelo EPI / PAI. doses aplicadas por cada vacina, doses aplicadas,cobertura. 2.verifique se existe dados fator de perda,coberturas, taxas 3.existência de modelo de mínimos necessários p/ a de abandono,etc; avaliação do EPI / PAI p/ o nível programação : população -as atividades de imunização devem operacional / local. total,por grupos de idade, estar coordenadas e integradas com doses aplicadas por vacina, outros programas e atividades fator de perda,coberturas, do estabelecimento de saúde; taxa de abandono, etc. -Neste nível devem ser prioritárias 3.verifique qual o modelo as atividades de imunização e esta (metodologia) de avaliação prioridade tem que estar definida é utilizado e veja se está de no documento de programação acordo com as recomendações p/ o ano; do EPI –OMS. ESPM

Nível operacional / local[3] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação 4.existência de integração 4.faça perguntas sobre a -no documento da progra- das atividades do EPI / PAI integração das atividades mação (plano de ação) tem a outros programas. EPI / PAI com outros programas. que estar escrito :objetivos 5.existência de programação 5.veja e verifique se no documento metas,prioridades,ativida- integrada do EPI / PAI com de programação do estabelecimento des, e avaliação; outros programas. de saúde as atividades do EPI / PAI -o documento com a progra 6.participação da comunidade estão integradas com a programação mação tem que estar ao na programação das atividades de outros programas . alcance de todo o pessoal do estabelecimento de saúde. 6.faça várias perguntas p/ saber a do nível operacional / local. 7.utilização de diferentes forma de participação da comunidade -os objetivos do EPI / PAI estratégias e táticas. na programação do estabelecimento devem estar definidos de saúde. claramente em termos 7.verifique no documento de programação quantitativos (metas) e do estabelecimento de saúde, quais as qualitativos, com período táticas e estratégias de vacinação utilizadas. de tempo determinado Faça perguntas sobre a implementação destas (mensal,quadrimestral,anual) estratégias e táticas. e com os recursos necessários adequados e definidos; ESPM [contl.]

Nível operacional / local[4] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação -os grupos prioritários da população de área de influência do nível operacional / local tem que estar claramente estabelecidos (de acordo com as recomendações do EPI / PAI).Para as atividades de imunização, as prioridades devem estar definidas por grupo de idade (crianças menores de 1 ano,1-4anos, 5-12anos,adolescentes,mulheres em idade fértil,gestantes,idosos), áreas geográficas, áreas de risco,grupos de risco[mulheres grávidas]; -o pessoal de saúde no nível operaci- onal / local tem que ter instruções escritas, manual,capacitação, e os formulários e instrumentos necessários p/ a programação no nível local; -o pessoal de saúde tem que ter definida claramente as suas funções dentro do EPI / PAI; ESPM

Nível operacional / local[5] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação -a programação do estabelecimento de saúde deve ser a base p/ solicitar vacinas e outros insumos necessários p/ a vacinação; -na programação do nível operacional/ local tem que estar definidas as táticas e estratégias que serão implementadas na área de influencia; -os resultados da programação(mensal, quadrimestral,anual) devem ser utilizados p/ reprogramação e ajustes necessários; -na programação das atividades de imunização devem participar comunidade através de seus representantes e lideranças. -na programação deve estar estabelecida no mínimo 2 ou mais estratégias de vacinação.De acordo com a programação definida, o nível operacional / local deve utilizar um conjunto de estratégias e táticas de maneira a alcançar os objetivos e metas estabelecidas p/ aumentar a cobertura da população da área de influência do estabelecimento de saúde, de acordo com as prioridades da atenção primária de saúde; ESPM

Nível operacional / local[6] Componente Bases p/ Indicadores Como verificar Para interpretar essenciais Planejamento/ Programação [cont.] - o nível operacional deve implementar estratégias de imunização que sejam bem aceitas pela comunidade e utilizar os recursos com efetividade.Este nível além de responder a demanda deve utilizar 2 ou mais das seguintes táticas de forma contínua(4 ou mais vezes ao ano) : a - vacinação casa-casa , b – deslocamento sistemático, c –equipe móvel, d –vacinação programada em áreas de difícil acesso, e- concentração, f-outras táticas desenvolvidas no país onde se realiza a avaliação e que seja diferente das anteriores.para utilização das táticas deve existir uma progra- mação prévia que leve em conta a participação da comunidade e os recurso necessários. ESPM

Referencia OPS-Metodologia para la Evaluación Multidisciplinaria –HPM-PAI; febrero,1984(Borrador) OPS. varios materiales desarrollados en las evaluaciones del PAI.[variados años -de 1984 hasta 1999]