ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional Residente em Saúde da Família – ENSP/FIOCRUZ
ACOLHIMENTO Dar acolhida ou agasalho a; Receber. Atender a [Do lat. *accolligere.] Dar acolhida ou agasalho a; Receber. Atender a Dar crédito a; dar ouvidos a; Admitir, aceitar; Tomar em consideração; Abrigar, agasalhar; Refugiar-se, amparar-se.
O ACOLHIMENTO NA DIMENSÃO DO IDEÁRIO Diretriz operacional do modelo assistencial (organização). Acolher; Escuta qualificada; Dar resposta positiva aos problemas de saúde do usuário (relação de confiança e apoio do usuário); Reorganização do processo de trabalho (multiprofissional, usuário-centrado) Encaminhamento seguro; Qualificar as relações. Em síntese, a humanização não como conceito, mas como prática.
O ACOLHIMENTO NA DIMENSÃO DA (RE)ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO Introdução de modificações no cotidiano do serviço; Processo usuário-centrado (em defesa da vida) Ressignificação das relações; Equipe multiprofissional :troca de saberes e fazeres; Ações acolhedoras; Fluxos assistenciais.
DISPOSITIVOS PARA HUMANIZAR A ASSISTÊNCIA Não se realiza apenas pelas intenções.É necessário o convencimento: Apostar nas tecnologias leves (relações). Acolher, vincular, responsabilizar. Clínica ampliada. Trabalhar sobre as múltiplas determinações do processo saúde-doença.
“...porque ainda há muito o que se fazer...” Camilla Maia Franco camilla.franco@uol.com.br